Durante a gestação você pode passar por diversas sensações distintas – tudo parece novo e assustador, principalmente por conta das mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo. A azia á uma delas, é uma sensação de queimação no estômago que pode afetar o bem-estar da mãe.
A dor de estômago conhecida como a azia é a queimação que, ocasionalmente, parte da garganta e chega até a boca do estômago. Muitas vezes é confundida com a dor de barriga na gravidez, mas ambos são diferentes e é preciso ver todos os sintomas para ser possível avaliar a sua condição. Na gravidez é ainda mais importante cuidar da saúde e bem-estar para que nada afete negativamente a criança que está por vir. Entenda sobre:
- Causas da azia na gravidez,
- A azia dura toda a gestação;
- Como evitar azia na gestação;
- Quais os riscos de ter azia durante a gravidez.
Azia Na Gravidez: Entenda Sua Causa!
De modo geral, a azia – também chamada de pirose – é ocasionada pelo refluxo de ácidos gástricos. Esses ácidos são responsáveis pela digestão dos alimentos. Eles são bastante fortes e corrosivos, causando incômodo na maioria dos casos quando não permanecem onde deveriam. A boa notícia é que é possível aliviar esse sintoma tão comum na gravidez.
A azia acontece quando os ácidos seguem do estômago para o esôfago, é como se eles fossem retornar à boca. O refluxo ocorre pelo mau funcionamento do esfíncter, um tipo de válvula que possuímos entre o esôfago e o estômago que tem a função de se abrir para deixar o alimento passar e fechar-se logo em seguida para reter o que foi ingerido (bem como os sucos gástricos que estão presentes no estômago).
Se há problemas no esfíncter, esses sucos gástricos podem passar para o esôfago e provocar a azia. Os sintomas podem ser recorrentes na gravidez, quando há o desenvolvimento de seu bebê, aliás tudo dentro de você muda e é muito comum que a mãe passe a ter sintomas que não tinha antes.
Apesar de o problema ser recorrente na gravidez, outros fatores também estão ligados:
- Conforme o feto cresce o útero aumenta e vai ocupando um espaço maior no abdômen;
- Isso faz com que o estômago tenha um esvaziamento mais lento, facilitando o refluxo dos líquidos entre ele e o esôfago;
- Roupas apertadas na região do abdômen podem contribuir para o agravamento da azia.
As alterações hormonais também impactam a válvula (esfíncter). O hormônio progesterona, por exemplo, é produzido pela placenta durante a gravidez – ele irá relaxar os músculos do útero, além de relaxar o esfíncter.
Início Da Azia Na Gestação
A azia pode ter início ainda nos primeiros meses de gestação, levando-se em conta as mudanças hormonais abruptas e do próprio crescimento inicial do útero. Entretanto grande parte das mulheres começa a sofrer com a azia e com a má digestão somente na segunda metade da gravidez.
Nos finais da gestação é interessante notar que, pelo fato do bebê estar quase em seu tamanho final, a cavidade do abdômen estará bem apertada, o que irá ocupar o espaço que anteriormente era dos órgãos. O estômago e o intestino, por exemplo, serão empurrados, diminuindo ainda mais o ritmo da digestão de sua alimentação – o resultado: mais azia.
Uma notícia infeliz: a azia só sumirá depois que o bebê nascer.
A Azia É Arriscada Para A Gestação?
Não. A azia é um efeito colateral muito comum para as gestantes, por conta do crescimento do feto e das alterações hormonais. A sensação de queimação e o próprio gosto amargo ou ácido na boca são os sintomas clássicos. Mas se você sentir outras dores e sinais, é necessário procurar seu obstetra. Não é recomendado o uso de medicações quaisquer, é preciso que o médico avalie a situação da mãe para indicar algo bom para a saúde dela, mas que não prejudique o feto.
Por exemplo:
- Fique de olho em problemas digestivos, como úlcera ou gastrite,
- Dores logo abaixo das costelas não é indicativo de azia,
- Perder peso não é um bom sinal,
- Dificuldades de se alimentar também indica a necessidade de procurar um médico.
As consultas regulares com o obstetra visam quitar suas dúvidas e preocupações quanto a sua saúde e do feto, assim como garantir o que é proveniente da azia ou não.
Como Evitar Ou Amenizar A Azia Na Gravidez?
A sensação de queimação pode incomodar bastante durante a gestação, por isso você pode apostar em algumas dicas importantes e fáceis que irão ser incorporadas facilmente no cotidiano:
- Faça pequenas refeições,
- Alimente-se a cada três horas,
- Mastigue bem os alimentos,
- Evite beber qualquer líquido durante as refeições,
- Deixe de lado as bebidas quentes ou gasosas,
- Procure não deitar depois das refeições.
- Evite alimentos gordurosos,
- Evite chocolate e frutas cítricas,
- Beba bastante água,
- Largue o cigarro.
Nunca se automedique: antiácidos ou outro medicamento contra azia só deve ser receitado pelo seu obstetra! A sua azia durante a gravidez pode até mesmo ser uma reação adversa de algum medicamento. Verifique com seu médico se há relação.
Recomendados para você:
-
CHOQUEI! Mulher Revela que consegui CORPÃO com dieta leve e 20 minutos de exercício por dia.
-
MEU DEUS!! Cientista pode ter seu Registro Profissional CAÇADO depois de descobrir Método 100% Natural para o Alívio de Dores Crônicas!
-
PELANCA?! Ela Nunca Mais Deixou Ninguém Rir da sua Aparência graças a Botox em Cápsulas