Quais os alimentos permitidos na dieta LowCarb?

Os alimentos permitidos na dieta LowCarb são proteínas magras, legumes, verduras, ovos, sementes, laticínios, nozes e fontes de gordura boa, entre as quais estão abacate, óleo de coco, azeite de oliva etc. Outros alimentos que podem ser incluídos na LowCarb são leguminosas, tubérculos, grãos sem glúten e frutas, desde que com moderação.

LowCarb é o nome de uma dieta bastante popular, que reduz o consumo de carboidratos, prezando por um espaço maior para gorduras e proteínas. Com o intuito de perder peso, ela apresenta resultados positivos em pouco tempo, pois garante a saciedade e ajuda no controle do apetite.

alimentos permitidos dieta low carb

Alimentos proibidos em uma dieta LowCarb

Na lista de alimentos que estão proibidos na dieta, conforme indica o livro de Caio Augusto Fleury,  Dieta low carb: como emagrecer com prazer e saúde, são:

  • Bolachas;
  • Bolos;
  • Comidas industrializadas;
  • Comidas processadas;
  • Doces;
  • Gordura trans;
  • Pães e massas com glúten;
  • Refrigerantes;
  • Sorvetes.

Conforme indica o autor do livro, o segredo está em reconhecer o que é nutritivo e de baixo valor calórico do que oferece excesso de calorias. Para te ajudar nesta função, já mostramos no Nursing.com como saber quais são os carboidratos bons. 

Consultar um nutricionista é essencial, para montar um cardápio apropriado e com segurança, de modo a não dar prejuízos à saúde – afinal, o organismo necessita de variados nutrientes, para que tenha um bom funcionamento. Além disso, o profissional irá avaliar a necessidade, o perfil e os objetivos de cada um.

Cuidados com a dieta LowCarb

Em uma alimentação convencional, é indicado que 50% a 55% do que é ingerido diariamente seja carboidrato. Já na dieta LowCarb, a ideia é diminuir a ingestão para 45% a 50% – uma falta maior de carboidratos pode ser prejudicial para a saúde, pois reduzirá o metabolismo basal.

Alguns sintomas que podem ocorrer se faltarem carboidratos no organismo são: dor de cabeça, sono excessivo durante o dia, falta de sono à noite (insônia), letargia, oscilações de humor, prisão de ventre, cansaço, falta de disposição e déficit de atenção.

Por isso, como há maior restrição aos carboidratos, a dieta LowCarb procura priorizar os do tipo baixo índice glicêmico, isto é, os chamados carboidratos complexos. Isso porque a glicose, nesse tipo de carboidrato, é absorvida em uma velocidade mais lenta, não promovendo picos de glicose e nem de insulina no organismo.

É interessante apontar que pessoas que sofrem com insuficiência renal, cardíaca ou hepática devem evitar a dieta LowCarb. Diabéticos devem ter acompanhamento médico e nutricional, antes de se envolverem com este método de emagrecimento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply