Alcachofra – Benefícios do Alimento Para a Saúde e Como Consumir

A alcachofra é uma planta medicinal, usada no tratamento de diversos problemas de saúde, oferecendo muitos benefícios ao organismo. Ela possui propriedades digestivas, diuréticas, antitérmicas, antitóxicas, laxantes, dentre outras.

Muita gente também usa a planta em busca do emagrecimento, mas será que funciona mesmo? Conheça os principais benefícios da alcachofra e descubra como consumi-la:

Quais são os benefícios do consumo da alcachofra?

Por possuir muitas propriedades benéficas ao organismo, o consumo da alcachofra é indicado em diversas situações, como:

alcachofra faz bem para a saúde?

Tratamento de doenças

Ela pode ajudar no tratamento e no combate de várias doenças, entre elas:

  • Anemia;
  • Pneumonia;
  • Febre e tosse;
  • Reumatismo;
  • Problemas no fígado;
  • Hemorroidas;
  • Urticária;
  • Colesterol alto.

Funcionamento do intestino

A alcachofra é rica em água e fibras, o que estimula o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.

Emagrecimento

Graças às suas propriedades diuréticas, laxantes e antioxidantes, a alcachofra pode ser uma excelente aliada no processo de emagrecimento. Ela ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo, fazendo com que seja mais fácil perder peso e ficar com o corpo mais saudável.

Porém, é preciso lembrar que a planta não faz milagres, sendo que, para garantir um emagrecimento saudável e eficiente, é preciso ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas regulares.

beneficios da alcachofra para a saúde

Vitaminas e nutrientes

A planta é rica em diversas vitaminas, que oferecem benefícios a todo o corpo. Entre elas estão:

  • Vitamina C;
  • Vitaminas B1 e B3;
  • Vitamina K.

Além disso, ela possui nutrientes, como betacaroteno, flavonoides e outros.

Cuidados com a beleza

Ainda, um dos benefícios de se consumir alcachofra é o fato de que a planta contribui para sua beleza, deixando cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.

Como consumir alcachofra

Deu para perceber que a alcachofra pode oferecer diversos benefícios, mas também é preciso saber a maneira certa de consumi-la.

Você poderá ingerir a planta em saladas, juntamente com outras folhas. Essa é uma excelente maneira de aproveitar todos os nutrientes da planta, já que no cozimento ela pode acabar perdendo algumas propriedades.

propriedades nutricionais da alcachofra

Ainda assim, é possível consumir a alcachofra cozida em vários tipos de receita. Outra opção é fazer um chá com suas folhas. Recomenda-se tomar cerca de 1 litro deste diariamente, para garantir que o corpo absorva todos os nutrientes e aproveite todos os benefícios oferecidos.

Infelizmente, não é tão fácil ou comum encontrar alcachofra no mercado e, quando se encontra, ela pode custar bem caro. Caso você não a encontre in natura para comprar ou não goste de seu sabor ou sua textura, é possível encontrar alcachofra em cápsulas. Essa versão é utilizada principalmente por quem está em processo de emagrecimento, pela sua praticidade. Mas, é preciso contar com a orientação de um médico, para saber a quantidade ideal e por quanto tempo deve ser tomada. Assim, você conseguirá excelentes resultados e não correrá o risco de sofrer efeitos colaterais por ter consumido a planta em excesso, por exemplo.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply