Acupuntura – Para que Serve? Como funciona? Tudo Sobre a Técnica

A acupuntura tem mais de dois milênios e é um dos tratamentos médicos mais antigos ainda utilizado. São práticas tradicionais terapêuticas com origem oriental, que estimulam pontos na pele. Esses pontos são popularmente chamados de “Pontos de Acupuntura”.

Existem várias abordagens para acupuntura, desde diagnóstico, prevenção e tratamento. A técnica consiste em penetrar a pele com agulhas bem finas. Pode ser feito de maneira manual ou através de estímulos elétricos.

A tradição chinesa acredita que a acupuntura equilibra as energias do corpo de acordo com o yin yang. Já a medicina oriental moderna sugere que substâncias químicas são liberadas, trazendo benefícios para todo o funcionamento do corpo. Essas substância geram o equilíbrio, principalmente de problemas resultantes de tensões emocionais como, por exemplo, o estresse.

A acupuntura é vista como um ramo da medicina tradicional chinesa, muitas vezes sendo considerada uma forma de medicina alternativa para o tratamento de dor em pacientes, muitas vezes serve como um tratamento da depressão, tratamento do sistema nervoso, em casos de dor crônica e em geral.

Como Funciona?

O paciente é diagnosticado através de perguntas sobre a sua vida e através da observação da pele e língua, analisando a cor e aspecto dessas duas regiões. Também são analisadas a respiração, pulsação e outras. E depois de feito o diagnóstico, o paciente pode ter mais de mil pontos de acupuntura estimulado nas seções.

A medicina oriental acredita que o corpo é afetado por diversas energias perversas que afetam o organismo. Mas essas energias não exclusivamente místicas, eles consideram, vírus, bactérias, vento, etc, como perversos. A acupuntura equilibra as energias, fazendo com que esses fatores não sejam prejudiciais para o corpo. A medicina moderna compartilha desse pensamento.

A acupuntura funciona por meio da aplicação de agulhas em pontos que receberam principais indicações, o que funciona como uma terapia, gerando assim a acupuntura tratamento por meio de táticas da medicina chinesa.

Apesar dos estímulos mais comuns serem feitos com agulhas, o método pode utilizar:

  • Pressão dos dedos (acupressão);
  • Pedras quentes;
  • Laser e outras técnicas.

Quando utilizado agulhas, é preciso que elas sejam descartáveis para evitar propagação de doenças, como hepatite C e meningite. É uma norma da Anvisa e deve ser seguida para a segurança de todos. Por isso é importante que a acupuntura seja feita por um profissional de confiança.

A acupuntura pode ser feita por profissionais do ramo ou todos os que tem interesse e conhecimento sobre o assunto, porém é necessário ter formação em acupuntura, saber os efeitos causados, como isso pode ocasionar o bem estar.

Pra que Serve?

A acupuntura induz a regeneração e assim consegue recuperar todo o organismo. As funções do corpo ficam normalizadas, além de estimular o sistema imunológico e aumentar a resistência à dor. Ela é muito indicada para:

  • Casos de fibromialgia, ajudando a diminuir a dor;
  • Dores, principalmente nas costas;
  • Pacientes que fazem quimioterapias ou cirurgias, diminuindo enjoos e vômito;
  • Diminuição da tensão emocional.

Pesquisas já confirmaram que a técnica pode desativar áreas responsáveis no cérebro e triplicar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios naturais. A acupuntura dor é eliminada, vista na medicina como um tratamento alternativo muito bom, os benefícios da acupuntura são vários.

Pesquisas realizadas na Universidade de Rochester, nos EUA, constatou que pontos da pele próximo às agulhas continham 24 vezes mais adenosina. O cérebro identifica esses pontos e produz mais endorfina naturalmente. Ela pode aliviar dores como hérnia de disco, dor na perna, dor em corpo no geral, dor de cabeça, sendo tratada apenas diretamente na pele da acupuntura em questão.

Ela pode também ser indicada para:

Para Quem é Indicado?

A técnica pode ser feita em qualquer pessoa, esteja ela doente ou não e inclusive em crianças. No caso dos pequenos, pode-se utilizar laser, caso tenham medo de agulhas. Para grávidas, além de permitido, é benéfico, pois reduz as variações hormonais comuns na gestação, alivia dores e desconforto causados pelo peso da barriga.

acupuntura animais

É indicada inclusive para animais de estimação para aliviar dores, alergias, infecções nas vias respiratórias, problemas digestivos e diversas outras doenças. A acupuntura não tem restrições, não existe nenhuma contraindicação ou efeitos colaterais negativos, ela consiste na melhoria do corpo.

Tipos de Acupuntura

Existem vários tipos de acupuntura e cada um tem suas particularidades, conheça algumas técnicas:

Acupuntura Auricular

É também chamada de auricoloterapia. Trata especificamente dores, doenças físicas ou emocionais. É feita nas orelhas e utiliza pequenas agulhas em forma de círculo ou sementes de mostarda.

acupuntura auricular

Acupuntura Estética

Ela é aplicada em determinadas partes do corpo e visa a melhora da circulação, drenar líquidos, combater a gordura localizada e estimular células de sustentação. Quando feitas para o emagrecimento, a acupuntura ajuda a combater os problemas psicológicos ligados à obesidade, como ansiedade e depressão.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 4,86 out of 5)
Loading...