Teste de gravidez – Como fazer? Como saber se deu positivo ou negativo?

Sempre há aquela dúvida com as mulheres com relação à gravidez, mesmo para as que querem e as que não querem engravidar. Chegando perto do ciclo, há muitas que começam a pensar se a menstruação irá vir e outras que torcem para que isso não aconteça.

Independente do seu desejo, é sempre importante saber como funciona o teste de gravidez, pois, com certeza, em algum momento da sua vida você irá precisar. Veja informações completas aqui!

Teste de Gravidez: como funciona?

Os testes de gravidez de farmácia são bem confiáveis – é raro o caso em que dê errado nesse tipo de teste. Ele é feito para medir a quantidade de hormônio beta HCG na urina, que só aparece quando a mulher está efetivamente grávida.

É importante saber como fazer corretamente esse teste, pois quando feito da maneira errada ou em datas erradas ele não surtirá efeito.

Como fazer o teste de gravidez?

Os testes de farmácia são vendidos em qualquer drogaria, não sendo necessária a prescrição ou a autorização médica. Além disso, eles geralmente não costumam custar muito caro: o preço médio é de R$5, mas há os mais caros de R$40.

Para ter informações precisas, confira as instruções de acordo com a bula do teste que você comprou. No entanto, geralmente, as recomendações são:

  1. Urine diretamente na fita;
  2. Colete a urina em um copinho e mergulhe a fita no recipiente;
  3. Colete a urina no copinho e use um conta gotas para colocar a urina na fita.

É preciso esperar alguns minutinhos para que o resultado apareça com efetividade, geralmente em torno de 2 minutos. Muitos resultados são apresentados com uma linha, cores ou símbolo. Alguns testes digitais mais tecnológicos apresentam a palavra “grávida” ou “não-grávida”.

O melhor horário para fazer o teste de gravidez é com a primeira urina da manhã, isso porque é a mais concentrada de todas, porém também é confiável quando feito em qualquer outro horário.

resultados dos testes de gravidez

Qual o melhor dia para fazer o teste?

O melhor dia para se fazer o teste de gravidez é a partir do momento em que a menstruação está atrasada. No entanto, caso o resultado seja negativoe ainda assim não desça a menstruação, é indicado fazer outro depois de 3 dias, isso porque o hormônio beta HCG estará mais concentrado.

Se você não tem um ciclo menstrual regulado, é indicado que fazer a contagem dos dias atrasados de acordo com o ciclo mais longo. Se a sua menstruação varia entre 25 e 35 dias, o atraso só conta depois do 35º dia.

Positivo ou negativo?

Geralmente, os testes de gravidez possuem resultados simples de serem identificados. O mais clássico é:

  1. Duas riscas: positivo, indica a confirmação da gravidez;
  2. Uma risca: negativo, não há gravidez ou ainda não é possível de ser identificada.

É importante que você saiba que o falso negativo existe, nesse caso, se refeito, o teste vai apresentar resultado positivo depois de alguns dias. Porém, o falso positivo é muito raro de acontecer.

Após passar algum tempo, cerca de 10 minutos, pode ser que o resultado fique adulterado por consequências externas, portanto, caso você faça o teste e passe 5 minutos, pode jogar fora que porque esse é o resultado.

Se você ainda tem dúvidas, é sempre importante saber quais são os sinais e fatores que indicam que você pode estar grávida.

teste de gravidez resultados

O que é a segunda risca borrada?

Se a segunda risca está borrada, isso significa também que é positivo. A situação acontece porque não há uma quantidade suficiente de hormônio beta HCG, porém ele está lá.

Se você tem dúvidas, é sempre indicado refazer o teste. Há muitos mitos na Internet sobre testes caseiros para saber se está grávida, porém o mais indicado é o teste de farmácia ou o exame de gravidez beta HCG, que é quase infalível.

teste de gravidez manchado

Teste de gravidez positivo

Caso o seu teste seja positivo, as chances de que isso seja verdade são muito grandes. Os laboratórios geralmente aplicam a porcentagem de 95% a 99% de eficácia do teste de farmácia.

É preciso que você entre em contato com um ginecologista de confiança e faça o exame de sangue beta HCH, ele te dará a certeza da gravidez.

Alguns itens como medicamentos para fertilidade, menopausa ou gravidez ectópica podem alterar os resultados, por isso é tão importante fazer o exame de sangue.

Teste de gravidez negativo

Se o teste for negativo, é muito provável que você não esteja grávida. Muitas vezes, pode ser um falso negativo se:

  1. Você fez um exame muito cedo ou não usou a urina concentrada;
  2. Não deixou a fita o tempo necessário dentro da urina, é preciso seguir o tempo indicado de acordo com cada exame.

Se o teste for negativo e ainda não acontecer a menstruação, é sugerido que se refaça o teste ou consulte um ginecologista.

É importante, também, saber que alguns fatores podem interferir diretamente na chegada da sua menstruação, por exemplo:

  1. Excesso de exercícios físicos;
  2. Perda abrupta de peso;
  3. Estresse;
  4. Desequilíbrio hormonal.

teste de gravidez como fazer

Qual teste de farmácia é bom?

Muitos dos testes são super sensíveis ao hormônio beta HCG, já outros nem tanto. É indicado que você escolha aqueles testes que estejam em boas condições na prateleira de venda, dentro do prazo de validade e coma autorização da Anvisa.

Medicamentos que interferem no resultado do teste

Há alguns medicamentos que podem interferir diretamente no resultado do teste de farmácia, veja quais são eles abaixo:

  • Prometazina, usada para tratar alergias;
  • Tranquilizantes;
  • Anticonvulsionantes;
  • Remédio usado para tratamento de Parkinson;
  • Diuréticos;
  • Medicamentos fertilidade.

Se você está fazendo uso de algum medicamento e quer ter a certeza de que ele não vai interferir no resultado, o indicado é que leia a bula ou tire suas dúvidas com um médico especialista.

 

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply