Teste de gravidez caseiro – Como fazer? Como funciona? Detalhes!

Toda vez que uma mulher nota atraso no ciclo menstrual a primeira coisa que vem na cabeça é “Será que estou grávida?”. A dúvida surge tanto para a mulher que estão começando uma família, quanto para as que foram pegas de surpresa. A notícia de uma suposta gravides sempre pode causar muita ansiedade e desconforto.

Para acabar com a dúvida de vez, muitas mulheres recorrem a testes de gravidez e boa parte delas optam por uma versão caseira dos testes de farmácia, seja por não terem condições de fazer um exame apropriado, comprar um teste de farmácia ou por ter vergonha de comprar o teste. Em qualquer uma das situações é possível contornar a situação, pois existem testes bem em conta, já no caso de timidez, sempre é possível pedir ajuda à uma amiga ou parente confiável.

O que muitas mulheres não levam em consideração é que o ciclo menstrual é muito sensível e vários fatores não relacionados a gravidez podem causar atrasos menstruais como: estresse, ansiedade, problemas hormonais, entre outros. Porém é sempre bom se certificar, para caso esteja grávida marcar os exames apropriados, os testes a seguir não são apropriados para isso.

Os testes encontrados na farmácia costumam ser mais precisos e você consegue achar testes a partir de R$ 3,99 até testes digitais e reutilizáveis por R$90,00 ou mais. Ou seja, cabe em qualquer orçamento e situação, então é sempre bom utilizá-lo para ter uma resposta segura e confiável.
teste-de-gravidez-caseiro

Como fazer testes caseiros?

Existem muitos métodos caseiros de detectar a gravidez, mas é preciso tomar cuidado, eles não são comprovados e alguns podem até ser prejudiciais para a saúde da mulher. A melhor forma é usar um teste de farmácia ou exame de sangue, que procuram pelo hormônio da gravidez – o hCH. Os métodos caseiros eram utilizados na época das nossas avós, onde ainda não se encontravam os testes de gravidez de gravidez com facilidade, eles costumavam ser muito caros ou demorados.

Muitas mulheres dizem funcionar, porém pode ser apenas uma coincidência e não existe comprovação científica nenhuma da sua eficácia. Cada teste tem um jeito único de ser realizado. Para saber como funciona, continue lendo o texto.

Ressaltamos a importância do exame de sangue para saber com precisão se o resultado é positivo ou negativo, pois caso esteja mesmo grávida, é importante que a mulher agende exames para garantir a sua segurança e a do bebê.

Conheça os teste mais populares para fazer na sua casa:

Teste da Fervura

fervura urina

O teste da fervura deve ser o teste caseiro de gravidez mais comum de todos, é fácil de reproduzir em casa e usa objetos do dia-a-dia pra ser feito. Pra realizar esse teste você vai precisar de:

  • Urina
  • Uma embalagem ou panela de alumínio
  • Fogão

Coloque a urina na panela ou recipiente de alumínio e esquente até a fervura.

O teste é tido como positivo para gravidez caso a urina forme uma nata e borbulhe como leite, e negativo se a urina continuar límpida e ferver como água.

Este teste é um bom exemplo de porque não realizar testes caseiros. O problema desse teste é que a urina é composta de vários elementos químicos que fervem em temperaturas diferentes. A chance de dar positivo é muito alta sem que tenha relação alguma com gravidez. O teste pode dar positivo até para homens. Ou seja, a eficácia não é nenhum pouco garantida.

Teste do Vinagre

vinagre

Esse teste é bastante rápido e fácil de fazer, não precisa de altas temperaturas, apenas ingredientes comuns que você provavelmente já tem em casa. Para realizar o teste do vinagre você vai precisar de:

  • Um recipiente de vidro, pode ser um copo ou uma embalagem velha.
  • Uma colherzinha descartável ou palito de picolé.
  • Urina.
  • A medida de uma colher de sopa de vinagre.

Coloque um pouco da urina no recipiente de vidro, adicione o vinagre e misture com o palito ou colher descartável.

Se a mistura mudar de cor, é provável que um bebê esteja a caminho. Caso a cor continue a mesma, você provavelmente não está grávida. O problema é que o ácido acético (presente no vinagre) é um ácido fraco e dificilmente ocorrerá alguma reação com a urina, pois ela também é ácida. Em raros casos particulares, a urina pode vir a ser básica e formar alguma reação, o que não tem relação nenhuma com o hormônio da gravidez. Não existe um padrão do vinagre a ser utilizado e a cor da mistura pode mudar de acordo com o escolhido.

Teste do Cotonete

cotonete

O teste serve para saber se a menstruação está próxima, é rápido e pratico de ser feito. Para realizar o teste, é preciso:

  • Cotonete

Você introduz o cotonete na vagina e passa lentamente próximo ao útero. Após retirá-lo da vagina, verifique a cor. Se o algodão da ponta estiver rosado ou avermelhado é porque a sua menstruação está próxima. Caso o cotonete continue branco, sua menstruação não irá vir tão cedo, podendo indicar gravidez. O teste é falho pois nem sempre atraso menstrual é sinônimo da chegada de um bebê e pode ocorrer por milhares de motivos diferentes. Além disso é possível que haja algum tipo de secreção vaginal, fazendo o resultado ser negativo, quando na verdade existe ocorreu sim a fecundação e possivelmente gravidez.

Teste do Cloro

cloro

Outro teste muito utilizado é o do cloro. A substância é mais difícil de ser encontrada para comprar, mas da mesma maneira que o teste do vinagre, ele não precisa de altas temperaturas, é prático e rápido de ser feito. Você precisa ter em mãos:

  • Um recipiente para fazer a mistura.
  • Cloro.
  • Urina.
  • Colher ou palito para misturar.

Coloque a urina dentro do recipiente e misture com um pouco de cloro. O teste é considerado positivo para gravidez se a mistura borbulhar ou mudar de cor, deixando a urina mais escura.

Esse teste, além de ineficaz, pode ser prejudicial para a mulher. O cloro faz uma reação química com elementos da urina que não estão relacionados com o hormônio da gravidez, liberando gases que podem ser tóxicos se aspirados – como a tricloramina e cloreto de cianogênio. A reação também é a responsável pela mudança de cor. Um exemplo disso é a vermelhidão nos olhos causadas em piscinas, junto com o cheiro forte que elas exalam. Ao contrário do que muita gente pensa, os sintomas de vermelhidão e cheiro forte se dão devido à reação descrita e não às altas quantidades de cloro presentes.

Teste da Coca-Cola

coca

O teste da coca-cola é muito parecido com os outros ditos anteriormente. O melhor desse teste é que quase todos temos uma coca em casa e se não tiver, é fácil de achar em qualquer ponto de venda. No restaurante perto da sua casa, loja de conveniência do posto, shopping, padaria, etc… Para realizar o teste você precisa de:

  • Coca-cola com gás e quente, é preciso deixá-la fora da geladeira.
  • Um recipiente para fazer a mistura.
  • Urina.

Misture a amostra de urina com a coca-cola no recipiente. O resultado será positivo se a coca-cola espumar ou soltar bolhas (tipo chopp), caso contrário o resultado é negativo. Novamente o teste é duvidoso, pois o hormônio hCG, presente quando há a fecundação do óvulo, não possui relação nenhuma com as reações descritas.

Teste da Água Sanitária

água sanitaria

Também conhecida como QBoa, ou Candida em algumas regiões, o teste da água sanitária é muito parecido com os anteriores. Para realizá-lo é necessário que você tenha em mãos:

  • Copo descartável ou outro recipiente para fazer o teste
  • Urina.
  • Água sanitária.

Urine no copo descartável, ou recipiente que escolheu para o teste e misture a água sanitária. Se ficar alaranjado ou avermelhado, o resultado do teste é positivo, caso contrário a gravidez deve ser negativa. Se borbulhar as chances de estar grávida são bastante altas.

Não encontramos uma padronização da receita e o teste pode dar positivo tanto para homens quanto para mulheres. A variação da concentração de urina e água sanitária também podem fazer com que o resultado mude. Existe uma reação entre a ureia e amônia presentes na urina com o hipoclorito de sódio (água sanitária), que libera cloramina e gás clorino. O cheiro é desagradável e se inalada em altas quantidades pode ser tóxico. Além disso, a reação não tem relação com o hCG, que é o hormônio da gravidez.

Pasta de Dente

pasta

Para que o resultado do teste funcione, é preciso utilizar pasta de dente branca, as coloridas não servem, pois alteram o resultado final. Para realizar o teste é necessário os seguintes itens:

  • Pasta de dente branca.
  • Um recipiente transparente para realizar o teste, como um copo de vidro.
  • Urina.

Coloque a urina no recipiente transparente e misture a pasta de dentes. Se após dois minutos a pasta se tornar azulada ou começar a espumar, o teste é positivo. A falha no teste é que dificilmente a pasta fica azulada, até para mulheres que estão grávidas de fato. Já a espuma ocorre em grande parte dos casos, pois é uma mistura entre ácido (urina) e uma substância básica (a pasta de dentes). Quanto maior a diferença do pH entre elas, maior a chance de que a espuma ocorra. Os resultados podem variar de acordo com a marca utilizada do produto.

Teste da Agulha/Marroquino

agulha

O teste Marroquino é um pouco mais demorado dos que você leu anteriormente, é necessário 8h de espera para o resultado final. Para o teste é preciso:

  • Uma agulha.
  • Um recipiente com tampa.
  • Urina.

Urine em um recipiente que possa ser fechado, coloque a agulha dentro e tampe-o. Deixe repousar por 8 horas, se após esse período a agulha tiver mudado de cor e se tornando preta, é provável que você esteja esperando um bebê. O teste não funciona, pois normalmente é necessário mais que algumas horas para a agulha escurecer, e a reação acontece devido às substâncias da urina – quanto mais concentra tiver, maior a chance do resultado ser positivo.

Testes de Gravidez Caseiros Funcionam?

Não existe comprovação científica de que os testes caseiros sejam precisos na hora de determinar se a mulher está ou não grávida, mas mesmo assim muitas mulheres os fazem, recomendam e acreditam nos resultados.

Vale lembrar também que o atraso na menstruação pode indicar desequilíbrio hormonal ou algum problema no ovário ou útero. Então, independente do resultado do teste, busque a orientação de um profissional da saúde pra descartar essas possibilidades.

A melhor forma de detectar a gravidez é fazer um teste beta hCG que tem 99% de precisão, ou usar um dos kits vendidos em farmácia com eficácia comprovada. Dependendo da marca a precisão pode variar de 95% a 99% e o preço varia de R$3,99 para os mais simples até R$90,00 para testes digitais reutilizáveis. Os testes do hormônio hCG são bastante precisos e detectam a gravidez com apenas um dia de atraso menstrual, sendo mais precisa após 5 dias.


O Conteúdo FOi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...