Teste de Bilirrubina Direta – Valores de Referência, Sintomas e Detalhes

O teste de bilirrubina direta é um dos exames presentes no hepatograma, o conjunto de exames responsáveis por diagnosticar, analisar e/ou monitorar doenças do fígado. Existe, também, a bilirrubina indireta e a bilirrubina total.

É muito importante que você conheça mais sobre esse teste, principalmente como é feita a sua coleta, a função da bilirrubina e outras informações sobre o resultado – o que ele pode significar para o seu organismo.

O que é o exame de bilirrubina

A bilirrubina é classificada como um pigmento de tom amarelado/alaranjado que se origina a partir da degradação do heme – parte da hemoglobina presente nas hemácias.

As hemácias têm um período de 120 dias, onde ficam circulando pela corrente sanguínea até que são decompostas. Nesse momento, a hemoglobina é degradada e a bilirrubina – que é resultante dessa ação – é liberada no sangue, de maneira simples, considerada pouco solúvel.

No fígado, a bilirrubina, nesta forma não conjugada (pouco solúvel, simples), é ligada a um açúcar, transformando-se em uma bilirrubina conjugada, solúvel em água. Esta é excretada como parte da bile no começo do intestino delgado. Neste órgão, grande parte da bilirrubina conjugada acaba sendo reabsorvida e o resto é metabolizado por bactérias do intestino, fazendo com que seja eliminada posteriormente.

O teste de bilirrubina direta é, portanto, uma forma de avaliar a dosagem da bilirrubina conjugada, presente no sangue. Níveis em excesso dessa substância são indicativos de que o fígado não está em bom funcionamento.

teste bilirrubina

Como é feito

O teste de bilirrubina direta é realizado pela coleta de sangue, sem preparo especial, tal como a dieta, porém, pede-se que ocorra um tempo de jejum de, no mínimo, três horas – o tempo estimado de jejum pode ser diferente de cada hospital ou laboratório, nesse caso informe-se corretamente.

O exame de sangue é fácil e, geralmente, demora poucos minutos, sendo realizado por um profissional de saúde capacitado, como um auxiliar de enfermagem, um enfermeiro ou mesmo um biomédico:

  1. No local de coleta (hospital ou laboratório de sua confiança e preferência), será pedido que você sente-se, ou deite, conforme cada caso;
  2. Mexa a mão do braço que será coletado o sangue, com movimentos de abrir e fechar, para estimular a circulação e facilitar o aparecimento das veias;
  3. Você terá um elástico amarrado logo acima do cotovelo, para interromper o fluxo de sangue e melhorar a visão das veias, para que o profissional de saúde consiga acertar a agulha com maior facilidade;
  4. Uma agulha é inserida na veia e o sangue é colocado em um tubo identificado com o seu nome e as informações de análise solicitadas pelo médico;
  5. O elástico é retirado e no local da inserção da agulha é posto uma gaze para conter qualquer possível sangramento.

Pode ser que você tenha que fazer uma leve compressão, por alguns minutos, até que o profissional faça um pequeno curativo sobre o local.

Dependendo da sua sensibilidade, um hematoma pode surgir no local ou, ainda, você pode sentir algum desconforto por alguns dias. Saiba que isso é extremamente normal!

Em recém-nascidos, a amostra de sangue pode ser feita por meio de uma punção no calcanhar. Entretanto, em alguns hospitais e laboratórios, existe a opção de coleta transcutânea, que é o uso de um dispositivo que tem a função de medir o nível de bilirrubina por meio da tonalidade da pele – isso evita a perfuração da pele.

Indicações

bilirrubina alta A dosagem das bilirrubinas no sangue, de modo geral, é solicitada pelo médico quando uma pessoa tem suspeita de estar com anemia hemolítica ou com alguma doença hepática, ou ainda com problema nas vias biliares.

Por ser um dos testes do conjunto conhecido como hepatograma, o teste de bilirrubina direta pode vir acompanhado de outros pedidos, a fim de investir uma doença do fígado, como os exames de fosfatase alcalina, gama-glutamiltransferase (GGT ou Gama GT), alanina aminotransferase (ALT ou TGP) e aspartatoaminotransferase (AST ou TGO), entre outros.

O exame de bilirrubina direta, em conjunto com os outros testes, irá verificar o funcionamento do fígado.

Caso você ou outra pessoa apresente os sintomas e sinais abaixo, é importante consultar o médico para que ele faça uma avaliação clínica e requisite os exames essenciais para diagnosticar e/ou descartar quaisquer complicações de saúde:

  • Alcoolismo;
  • Dor abdominal, em especial no quadrante superior direito;
  • Exposição ao vírus da hepatite;
  • Fadiga e mal-estar;
  • Fezes claras;
  • Icterícia;
  • Náusea;
  • Palidez;
  • Suspeita de intoxicação por drogas;
  • Taquicardia;
  • Urina escura ou alaranjada;
  • Vômito.

Em recém-nascidos, o teste de bilirrubina é usado para investir a causa da icterícia.

Resultados anormais no teste

É sabido que quando há excesso de bilirrubinas no organismo dos bebês, há problemas graves em relação ao desenvolvimento das células cerebrais e, ainda, a causa deficiência cognitiva, de aprendizagem e do desenvolvimento. Pode ainda fazer com que a criança tenha perda ou problemas de movimentação dos olhos e complicações na audição.

valores bilirrubina

Altos níveis de bilirrubina direta podem estar associados com algum problema na eliminação da substância no fígado, sendo ocasionado por algumas condições, como:

  • Cálculos renais;
  • Doença hepática alcoólica;
  • Fibrose nos dutos biliares;
  • Hepatites virais;
  • Intoxicação por drogas;
  • Reação a medicações;

Já níveis mais baixos que o normal não expõem condição grave, somente em raros casos.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply