Sinvastatina – Para que Serve, Composição, Efeitos Colaterais

Com vários estudos relacionados a medicamentos iniciados nos anos 50, foi descoberta uma fórmula que seria responsável pelo tratamento da hipertensão arterial.

Inicialmente chamado de lovastatina, esse medicamento teve uma modificação após algumas descobertas em relação ao fungo Aspergillus terreus, inibidor da enzima produtora de colesterol, o que resultou no que conhecemos hoje como sinvastatina.

Composição

Composição SivastatinaA composição desse medicamento é feita de sinvastatina, ácido ascórbico, ácido cítrico, amido, celulose microcristalina, dióxido de titânio, estearato de magnésio, butil-hidroxianisol, hiprolose, hipromelose, lactose monoidratada, macrogol, óxido de ferro vermelho, polissorbato 80 e talco.

Caso você ou o paciente tenham alguma alergia ou reação com algum dos ingredientes acima, verifique corretamente com seu médico antes de iniciar o tratamento com esse remédio.

Para mais informações, leia a bula completa: http://www.medicinanet.com.br/bula/4733/sinvastatina.htm

Como age no organismo

É um composto sintético pertencente à classe das estatinas, medicamentos que são utilizados no tratamento de hipercolesterolemia e prevenção de aterosclerose.

A principal função da sinvastatina é a de reduzir as taxas do mau colesterol, conhecido também como LDL e triglicérides, além do aumento do bom colesterol, o HDL.

Atua diretamente na produção de colesterol produzido no fígado, removendo boa parte do colesterol que se encontra na corrente sanguínea. É indicado que durante o tratamento com esse medicamento uma dieta balanceada seja acompanhada, pois dá resultados mais visíveis e satisfatórios.

Ação sivastatina

Indicações

É recomendado para pessoas que tÊm ou tendem a possuir doenças no sistema cardiovascular. Minimiza os danos causados pelo excesso do colesterol acumulado no organismo com o passar do tempo. Ela também é responsável por reduzir as chances de infarto ou um possível AVC, melhora o fluxo sanguíneo e diminui as dores no peito. 

Modo de Uso

sinvastatinaA sinvastatina é encontrada nas dosagens de 20 mg ou 40 mg na forma de comprimidos. Deve ser tomada em uma dose única diária e no período noturno. O máximo que pode ser ingerido desse medicamento por dia é de 80 mg, se excedido esse limite procure um médico o mais rápido possível.

É indicado que o comprimido da sinvastatina seja tomado com o auxílio de água para que a cápsula seja ingerida de uma maneira mais suave pelo corpo.

Contra Indicações

Não é indicado para crianças, gestantes ou mulheres que estão na fase de amamentação, pois pode interferir na formação do feto.

Pessoas que tenham alergia ou reação a qualquer um dos ingredientes que estão na fórmula verifique com o médico de confiança antes de iniciar esse tratamento.

Indivíduos que tenham alguma doença hepática não é indicado o uso desse medicamento já que o responsável pela metabolização do fármaco.

Se você possui doenças crônicas, verifique com seu médico se esse medicamento é o mais indicado para você.

Lembre-se: nunca tome nenhum medicamento que não seja indicado pelo seu médico de confiança, não se auto medique de acordo com o “achismo”, pois isso pode piorar sua situação, acarretando doenças muito mais graves.

Preço da Sinvastatina

O preço desse medicamento pode variar de acordo com a dosagem, quantidade de cápsulas e de acordo com qual farmácia foi adquirido. Podemos encontrar a sinvastatina por R$ 4 até R$ 80, por isso veja bem o que melhor atende as suas necessidades e também o seu bolso.

Efeitos Colaterais

A sinvastatina tem poucos pacientes registrados com efeitos colaterais, geralmente não causa nenhum desconforto. Caso sinta alguma dor intensa ou reação alérgica após iniciar o tratamento, procure seu médico o mais rápido possível. Alguns sintomas que podem aparecer após a ingestão são os seguintes:

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (196 votes, average: 4,59 out of 5)
Loading...

4 Comments

  1. Francisco dos Reis Silva
    • webgocontent
  2. Maria
    • webgocontent

Leave a Reply