Sangramento na Gravidez – Tire Suas Dúvidas

A gravidez é um momento mágico na vida de todas as mulheres, que querem (e devem!) curtir cada momento dos 9 meses de gestação. Mas muitas mulheres ainda possuem muitas dúvidas das mudanças de seu corpo durante a gravidez, principalmente as mamães de primeira viagem.

Algumas mulheres possuem sangramento no início da gestação, o que para muitas é motivo de preocupação e desespero. Se você esta passando por isso, entenda o que pode ser e quais cuidados devem ser tomados:

sangramento-na-gravidez

O Que Pode Ser

Ao se deparar com um pequeno sangramento no início da gestação, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. Cada gravidez é única, muitas vezes a segunda gravidez será totalmente diferente da primeira.  Por esse motivo, mesmo sendo algo comum é importante dizer ao seu médico sobre o sangramento.

O sangramento pode acontecer por algum motivo específico em alguns períodos da gravidez. Logo no início, por exemplo, algum vaso sanguíneo pode se romper enquanto o embrião se implanta na parede do útero. É muito comum esse tipo de sangramento ser confundido com a menstruação, pois acontece logo nos primeiros meses.

O sangramento ainda pode acontecer devido algum movimento do saco gestacional.  Neste caso, o sangramento é um pouco mais intenso e de cor marrom, lembrando borra de café, nessas situações é necessário repouso. Apesar de comum, fique atenta a quantidade de sangue, pois em um fluxo grande pode indicar o início de aborto espontâneo.

gravida-em-sangramento

Os casos de sangramento são mais comuns no início da gravidez, mas conforme os 9 meses avançam, eles diminuem, podendo aparecer após uma relação sexual ou algum esforço físico devido ao rompimento de algum vaso sanguíneo capilar  (nome dos vasos sanguíneos mais finos).

Ao final da gravidez é preciso mais atenção, já que pode indicar o deslocamento da placenta, sendo necessária uma cesárea ou acompanhamento médico intensivo. Nessa fase, o sangramento também pode significar que está na hora do bebê nascer!

Quais Cuidados Tomar

gravidez-médico-300x199Apesar de ser comum, ao notar o sangramento no início da gravidez é importante informar o seu médico, assim ele poderá avaliar se as causas são naturais ou algum outro tipo de problema.

De uma maneira geral, a mulher deve ficar atenta as mudanças do corpo durante a gravidez, os sangramentos mais comuns nesse período possuem tons mais escuros, como um rosa escuro ou vermelho amarronzado. Se o seu sangramento possui uma cor mais intensa e em grandes quantidades, consulte o seu médico.

A partir do terceiro mês de gravidez os sangramentos podem ser mais sérios, o que significa que a mamãe deve ter mais cuidados e evitar esforços físicos, se possível fazer repouso. Qualquer alteração grave é preciso buscar ajuda médica imediatamente.

Durante a gestação alguns cuidados são essenciais, como por exemplo, não consumir álcool e manter uma alimentação balanceada. Muitas futuras mamães acabam mudando alguns hábitos enquanto esperam os 9 meses de gravidez, já que isso é fundamental para garantir a saúde e segurança do bebê e também da mulher.

O acompanhamento médico também é fundamental, já que os exames são primordiais para uma gravidez segura.



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...