Repelente caseiro: funciona? Como fazer?

Aprender como fazer repelente caseiro é uma ótima saída para quem está procurando alternativas menos tóxicas de produtos para passar na pele, isto porque a maioria dos repelentes industrializados possui, em sua fórmula, o componente chamado DEET, produto responsável pelo odor que afasta os insetos.

Quanto maior a quantidade do DEET, maior é o poder de afastar os mosquitos e, consequentemente, maiores são os problemas causados pela aplicação, como alergias respiratórias e irritação na pele, principalmente se forem crianças.

Além disso, muitos repelentes são prejudiciais para o meio ambiente e, em caso de exposição prolongada, é perigoso, até mesmo, para o ser humano.

Por esses e outros motivos, saber como fazer repelente caseirobarato e sem componentes tóxicos é muito importante.Alguns dos ingredientes você tem na sua casa!

Conheça os principais tipos e como fazer repelente caseiro:

Repelente de lavanda

Repelente caseiro: funciona? Como fazer?

Ingredientes:

  • Creme hidratante infantil;
  • Óleo essencial de lavanda.

Instruções de preparo:

Use uma colher de óleo de lavanda para cada 150ml do creme hidratante. Misture bem e aplique de 3 em 3 horas.

Qual o segredo?

O odor da lavanda é capaz de afastar mosquitos e, além disso, acaba suavizando a coceira de picadas, quando não aplicado no corpo ou não respeitado o tempo de aplicação.

Repelente de eucalipto-limão

Ingredientes:

  • 90 ml de azeite ou óleo de coco;
  • 10 ml de óleo de eucalipto limão.

Instruções de preparo:

Em um frasco de, no mínimo, 100ml (pode ser de borrifar ou não), adicione os ingredientes e misture bem.

Aplique no corpo de 3 em 3 horas.

Qual o segredo?

O eucalipto-limão possui duas substâncias capazes de afastar os mosquitos. Essas substâncias são citrato e p-metano 3,8-diol.

Repelente de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • 10g de cravo-da-índia;
  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 100 ml de óleo de amêndoa.

Instruções de preparo

Primeiramente, misture o álcool e o cravo-da-índia em um recipiente escuro e que possua tampa, deixando em um ambiente com luz por 4 dias. Você deverá sempre mexer no recipiente por 2 vezes ao dia, durante cada um deles.

No 5º dia, coe e misture bem com o óleo de amêndoa.Coloque em um recipiente e passe no corpo diariamente, de 3h em 3h.

Qual o segredo?

O Cravo-da-índia é rico em eugenol e óleo essencial, duas substâncias poderosas para afastar não só mosquitos, mas, também, moscas e formigas. É um repelente caseiro muito indicado para gestantes.

Repelente caseiro de canela

Repelente caseiro: funciona? Como fazer?

Ingredientes:

  • 40ml de água;
  • 10 gotas de óleo de canela.

Instruções de preparo

Esse é o mais fácil da série de como fazer repelente caseiro. Basta misturar ambos os ingredientes em um recipiente (de preferência em spray).

Aplique nas partes do corpo que ficam mais expostas e renove a aplicação de 3h em 3h, agitando sempre antes da aplicação.

Qual o segredo?

A canela possui não só um, mas quatro componentes que afastam os mosquitos: acetato de cinamilo, eugenol, cinamaldeído e anetol – inclusive, essas são as substâncias mais fortes contra o Aedes Aegypti.

Inseticida natural

Ingredientes:

  • Vinagre de álcool branco;
  • Água.

Instruções de preparo

Misture 2 copos de vinagre de álcool branco em um balde (de tamanho comum) com água. Você pode usar a mistura para lavar a casa e também para passar em pias, mesas e armários com auxílio de um pano.

Após aplicar, deixe agir por 5 minutos e enxugue.

Qual o segredo?

O aroma ácido do vinagre irrita os insetos em geral, que acabam se afastando do ambiente por até dois dias após a sua aplicação.

Além disso, o vinagre é uma excelente aposta para eliminar fungos, germes, bactérias e não é tóxico, nem possui contraindicações.

Repelente caseiro para moscas

Ingredientes:

  • 1 pacote de cravo-da-índia (10g);
  • 1 laranja ou 1 limão grande.

Instruções de preparo:

Espete a maior quantidade de cravo-da-índia que puder no limão ou na laranja. Se quiser, pode cortar na metade e dar uma leve espremida, para evidenciar o suco, e deixar no local onde há maior concentração de moscas.

Qual o segredo?

Como já dito, o cravo-da-índia possui, em sua composição, substâncias que irritam os insetos e, em contato com fruta cítrica, essas propriedades inseticidas ficam mais evidentes.

Repelentes caseiros são eficazes para afastar todos os insetos, inclusive o Aedes Aegypti, sem prejudicar a sua família ou o meio ambiente. Saber como fazer repelente caseiro é importante até mesmo para casos emergenciais!

Gostou? Tem alguma dica de repelente caseiro? Deixe-a nos comentários e comparti-lhe com os seus amigos!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply