Remédio caseiro para pressão baixa: veja aqui melhores dicas

Muito se fala em pressão alta, mas quem tem pressão baixa também precisa de tratamento. A pressão baixa, também chamada de hipotensão, costuma acontecer quando a pressão arterial tem como medida 9 X 6 ou valores similares.

Ao contrário da hipertensão, a hipotensão pode ser assintomática na maioria dos pacientes, que só descobrem que tem a pressão irregular quando uma crise ocorre e os sintomas de alerta aparecem.

Algumas pessoas têm pressão baixa naturalmente, quando somos crianças a pressão tende a ser mais baixa que nos adultos, e à medida que crescemos, ela vai subindo até o normal 12 X 8, mas em alguns casos as pessoas podem ter hipotensão como sua medida normal por toda a vida, sem maiores riscos à saúde de modo geral.

Pressão baixa é mais grave que a pressão alta?

Os dois extremos podem ser muito perigosos, e devem ser evitados. Só o médico poderá dizer se sua pressão está muito baixa ou normal para o seu estado de saúde.

Em casos onde o paciente apresenta estado de choque, hemorragias, hipoglicemia ou paradas cardíacas, a pressão baixa pode dificultar muito a recuperação.

Pressão baixa é sinal de que o sangue está sendo ‘bombeado mais devagar’ para o organismo. O que em algumas situações, não é o ideal, podendo levar o paciente ao coma.

Quais os sintomas mais comuns de pressão baixa?

Quando uma pessoa tem tendência a pressão baixa, ela costuma sentir mais sintomas em ambientes muito quentes, ou no verão. Os sintomas mais comuns são:

  • Vertigem;
  • Visão turva ou escura ao se levantar rapidamente;
  • Cansaço ou fraqueza;
  • Sonolência extrema;
  • Desmaio;
  • Ânsia de vômito;
  • Dor de cabeça (começa leve e vai aumentando);
  • Tontura.

Se uma pessoa apresenta alguns dos sintomas acima, deve medir a pressão para averiguar se está realmente com a pressão baixa, e fazer o tratamento para a recuperação em seguida.

Quais os tratamentos para pressão baixa?

Os tratamentos variam conforme a causa, normalmente, deitar a pessoa com as pernas elevadas pode ajudar a melhorar, principalmente em caso de hipotensão repentina.

Pressão baixa pode ser confundida com hipoglicemia em alguns casos, então, um suco de laranja natural pode ajudar, em ambos os casos.

Beber bastante água ajuda a manter o corpo hidratado e evitar hipotensão – pressão baixa – em quem já tem o problema.

Recomenda-se também colocar um pouco – uma pitadinha apenas – de sal na boca, ou comer um biscoito salgado, para recuperar da pressão baixa.

Tem remédios caseiros e naturais para pressão baixa?

Ao contrário da pressão alta, onde há uma medicação constante para a regulagem, cuidar da pressão baixa pode ser feito em casa com excelentes resultados e sem custos com medicamentos ou efeitos colaterais.

Chás estimulantes costumam ser os mais indicados para este fim.

Chá de boldo de jardim – ou boldo da terra

Este chá é contraindicado para gestantes e lactantes, e para quem tem problemas hepáticos ou faz tratamento para pressão alta.

Muito usado para problemas digestivos, o boldo tem propriedades estimulantes, que combatem a pressão baixa sem causar o extremo de pressão alta ao tomar.

Ingredientes:

  • 300 ml de água filtrada, fervente.
  • 2 colheres de folhas secas de boldo, ou cinco folhas frescas do boldo de folhas miúdas, ou ainda, uma folha do boldo de folhas graúdas.

Assim que a água levantar fervura, coloque as folhas dentro, desligue o fogo e tampe a chaleira. Deixe descansar por cinco minutos. Tome a xícara de chá lentamente, preferencialmente adoce com mel. Pode tomar até três vezes por dia.

Chá de alecrim com erva-doce

Muito conhecido, o chá de alecrim com erva-doce também é indicado para quem tem problemas com o sono, e quer aumentar a concentração. Recomenda-se não tomar mais que duas vezes ao dia.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de alecrim
  • 1 colher de chá de erva-doce
  • 3 cravinhos ou cravos da índia
  • 350 ml de água fervente

Espere a água ferver, quando atingir o ponto de ebulição, coloque os cravos, a erva-doce e o alecrim. Mexa e desligue em seguida, o ideal é que não ferva nem por um minuto com todos os ingredientes dentro.

Tampe e espere esfriar, você pode tomar quente também, mas o ideal é que o chá fique coberto por pelo menos cinco minutos para melhor efeito dos ingredientes. Adoce preferencialmente com mel. Pode ser tomado todas as noites, antes de dormir.

Para ajudar na concentração, pode ser tomado pela manhã, em dose única.

Outras dicas para pressão baixa

Quem tem pressão baixa sofre de fraqueza quando a pressão baixa muito, o sangue circula menos e os nutrientes não alcançam o corpo todo. Por isto, cuidar par evitar que a pressão abaixe é o melhor caminho.

  • Alimente-se bem, coma alguma coisa a cada 3 horas, e faça refeições saudáveis.
  • Beba pelo menos 2 litros de água, especialmente no calor.
  • Deixe as pernas elevadas acima da cabeça caso sinta tonturas.
  • Tenha sempre um biscoito salgado ao alcance, para comer quando a pressão baixar.
  • Durma bem, sono irregular também ajuda a causar pressão baixa.

Se você não tem nenhum motivo aparente e começou a ter crises de pressão baixa com frequência, procure um médico. Pode ser sinal de alguma coisa que não vai bem em seu organismo, e só com exames e acompanhamento você poderá resolver.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply