Remédio caseiro para candidíase: os melhores para aplicar

A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida, podendo afetar não só a vagina, como também a boca, unhas, pele, garganta e até corrente sanguínea. Além disso, acomete também os homens e não apenas as mulheres. Mas com o remédio caseiro para candidíase é possível tratar o problema.

A infecção é mais comum em mulheres porque o seu fungo existe normalmente no organismo feminino na flora vaginal. Assim, quando o sistema imunológico enfraquece ou na gravidez, o organismo desequilibra, fazendo com que aumente a população do fungo e apareçam os sintomas da candidíase.

1 – Remédio caseiro para candidíase: iogurte

Remédio caseiro para candidíase: iogurte

O iogurte natural é um remédio caseiro para candidíase muito eficiente, inclusive, quando a infecção acomete a flora vaginal, uma vez que esse produto é rico em bactérias do bem que ajudam a equilibrar o organismo. Ele pode ser aplicado na vagina, sendo ainda mais indicado às gestantes com candidíase, já que não prejudica o bebê.

Além disso, o iogurte reduz a acidez vaginal, impedindo a proliferação dos fungos que se adaptam facilmente aos ambientes ácidos. Para tanto, é preciso de um pote de iogurte natural de 125 g. A aplicação pode ser feita com uma seringa sem agulha, duas vezes por dia até três dias.

Uma dica é usar um absorvente para não sujar a calcinha. Outra forma de aplicar o iogurte é com um absorvente interno, sendo que ele pode ser mergulhado no potinho. Nesse caso, é melhor não ficar mais do que três horas com o absorvente. É importante que sempre o iogurte esteja em temperatura ambiente.

2 – Remédio caseiro para candidíase na boca

flor de poejo é um bom método contra a candidíase

Mesmo que a candidíase não entre no grupo das DSTs – doenças sexualmente transmissíveis, ela pode ser transmitida durante o ato sexual, afetando não só a genitália como a boca. Dessa forma, é possível se valer de um remédio caseiro para candidíase, como o chá de poejo, que conta com propriedades antifúngicas.

Para fazer o chá, basta ferver um pouco de água e, depois colocar em uma xícara com uma colher de sopa de flores ou folhas picadas de poejo. Depois de 15 minutos, é possível coar o chá e, quando estiver morno, usar algodão para passar o chá na boca, no local infeccionado. Repita esse procedimento quatro vezes por dia, até melhorar.

3 – Remédio caseiro para candidíase masculina

Uva ursina ajuda no tratamento da candidíase

Já que o problema pode afetar os homens, uma dica de remédio caseiro para candidíase peniana é o chá de uva-ursina, que possui efeito antibacteriano e anti-inflamatório. Para fazer a sua infusão é necessário colocar água fervendo em uma xícara que contenha duas colheres pequenas de folhas de uva-ursina.

Tampe a xícara e espere 15 minutos, depois, tire as folhas, espere amornar e beba o chá. Ele pode ser consumido três vezes por dia até que desapareçam os sintomas da candidíase.

4 – Remédio caseiro para candidíase: vinagre de maçã

Vinagre de maçã ajuda no fim da candidíase

O vinagre de maçã é muito eficiente para tratar a candidíase porque tem a função de equilibrar e restaurar o pH natural do corpo, além de ser fonte de enzimas que controlam o desenvolvimento do fungo da candidíase. Para tanto, basta beber um copo de água de 200 ml com uma colher de sopa de vinagre de maçã em jejum.

5 – Remédio caseiro para candidíase: alho

Remédio caseiro para candidíase com o alho

Outro remédio caseiro para candidíase simples é o alho, uma vez que funciona como antibiótico natural. O melhor é que sejam consumidos dois dentes de alho por dia, sendo que ele pode estar acompanhado de outros alimentos, mas é preciso que esteja cru. Uma dica é preparar pão de alho. Para essa receita, é preciso esmagar os dois dentes e colocar dentro do pão com uma colher de azeite de oliva.

Medicamentos para candidíase

Quando os sintomas não desaparecem mesmo com os remédios caseiros para candidíase é importante buscar ajuda médica. Os médicos podem prescrever medicamentos que ajudam no tratamento, sendo que os mesmos não devem ser usados se não forem indicados por um profissional da saúde.

Em geral, os médicos receitam para tratar essa infecção o Fluconazol e o Itraconazol. Quando tratamentos medicamentosos não possuem orientação médica podem causar resultados desastrosos às pessoas, por isso, não se automedique. É possível que o médico receite ainda pomadas para aplicar no local da infecção.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply