Prostatectomia – Como é feita, Pós-operatório e Preço médio

A prostatectomia é uma cirurgia realizada em pacientes com câncer de próstata ou quando a doença está muito grande e chega a dificultar o fluxo da urina na uretra.

Prostatectomia cirurgia

A cirurgia é um dos tratamentos mais indicados pelos urologistas, nesses casos, entretanto, o paciente passa por uma avaliação criteriosa do médico para analisar o estágio da doença, antes de submetê-lo à remoção cirúrgica.

Causas das doenças de próstata

Embora haja muitas campanhas de conscientização em todo o país, o câncer de próstata é o segundo mais mortal, no Brasil.  O fato é que existe um grande preconceito com relação aos exames de prevenção e isso impede os homens de conseguirem o diagnóstico precoce.

As causas do câncer de próstata ainda não são conhecidas, mas os especialistas alertam que existem fatores que podem atrair a doença, como a genética e a exposição à agentes tóxicos.Prostatectomia procedimento

Alguns fatores são considerados de risco, como a vida sedentária, a obesidade e o consumo de muito cálcio.

Raramente, os casos de câncer de próstata são agressivos, ainda mais quando diagnosticados precocemente, podendo serem curados. Entretanto, em estágio avançado pode ser mortal, se não tratado rapidamente.

Outra doença da próstata bastante comum é a hiperplasia prostática benigna, que é caracterizada pelo crescimento da próstata, em homens acima de 50 anos. Quando esse crescimento comprime a uretra e dificulta a saída da urina, deve ser tratado.

Sintomas

Quanto o câncer de próstata está no começo, ele não possui sintomas. Além disso, os sinais do estágio avançado são facilmente confundidos com outras doenças, por isso, é importante buscar ajuda no caso de:

  • Vontade de urinar com freqüência, especialmente, à noite;
  • Fluxo da urina fraco;
  • Sangue na urina;
  • Disfunção erétil;
  • Dores nos quadris, nos ombros e nas coxas;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Dormência nas pernas e nos pés.

Procedimentos – Como é feita a prostatectomia?

A prostatectomia é indicada para tratar o câncer, na maioria dos casos que envolvem a doença, o procedimento é realizado com ótimas chances de cura completa. A cirurgia pode ser feita de diversas formas, confira:

  • Prostatectomia aberta – É realizado um corte na parte inferior do abdômen entre o umbigo e púbis;
  • Prostatectomia Laparoscópica – Pequenos cortes para introduzir os instrumentos, essa possui um tempo de recuperação mais rápida, já que não são feitas grandes incisões;
  • Prostatectomia Robótica – Feita com pequenos cortes e a utilização de um robô controlado pelo médico por meio de um console;
  • Prostatectomia Perineal – É realizado um corte na região do períneo (entre o ânus e os testículos).

O método tradicional de Prostatectomia aberta ainda é o mais utilizado, mas somente o médico poderá avaliar a melhor modalidade para cada paciente.

Precauções pós cirúrgicas

Geralmente, o paciente tem alta, no máximo, em 5 dias para a Prostatectomia aberta e até 2 dias para Prostatectomia Laparoscópica e Robótica. O uso da sonda uretral é de 14 dias, mas no caso de Prostatectomia Robótica é de 7 dias.

Pode haver possíveis complicações pós-cirúrgicas que são:

  • Desenvolvimento de incontinência urinária – mas o problema pode ser revertido com exercícios que fortalecem a região perineal;
  • Pode ocorrer disfunção erétil em determinados casos, nos quais o estágio do câncer é avançado ou depende da saúde prévia do paciente, mas, geralmente, desaparece após um ano de cirurgia.

Lembrando que a maioria dos pacientes sexualmente saudáveis não tem essa complicação, irá depender da idade e dos fatores, já citados acima.

  • Apesar dos homens submetidos à Prostatectomia ficarem curados e terem ereção normalmente, não haverá mais ejaculação, pois o líquido (sêmen) é proveniente da próstata que foi removida. Ou seja, o paciente irá ejacular a seco;
  • Após o procedimento cirúrgico, o homem não poderá ter filhos por vias naturais, já que não há mais o sêmen;
  • No pós cirúrgico podem aparecer hérnias no orifício inguinal, localizado na virilha.

Preço da Prostatectomia

A cirurgia de Prostatectomia e suas modalidades têm cobertura dos planos de saúde e do SUS (Sistema Único de Saúde).

O preço da Prostatectomia, por meio particular, pode variar muito, de acordo com a modalidade, a cidade, o hospital e o profissional da saúde. Geralmente, fica entre R$12 mil e R$20 mil.

A especialidade médica que realiza a cirurgia de Prostatectomia é o Urologista.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply