Profenid (cetoprofeno): indicações para esse medicamento

O Profenid é um medicamento que tem como princípio ativo o cetoprofeno, uma substância não hormonal, caracterizada por suas ações anti-inflamatórias, antitérmicas e analgésicas, indicado ao tratamento dessas questões. Assim como todo medicamento, o Profenid também pode apresentar algumas reações adversas em pacientes, tenha atenção ao consumir.

Antes do uso é importante conhecer quais são as indicações dessa medicação e outras informações relevantes que constem em sua bula. Não é qualquer dor na lombar que pode ser sanada com o uso desse medicamento, fique atento as contraindicações e aos seguintes casos abaixo.

Para que o Profenid é indicado?

O Profenid serve para tratamentos de inflamações e dores associadas aos casos a seguir:

  • Em processos otorrinolaringológicos: sinusite, otite, faringite, laringite e amigdalites.
  • Em processos ginecológicos-obstétricos: anexite, parametrites, endometrites e dismenorreia.
  • Em processos urológicos: cólica nefrética, orquiepididimites e prostatites.
  • Em processos odontológicos: periodontites, pulpites, abscessos e extrações dentárias.
  • Em processos reumáticos: artrite reumatoide, gota, espondilite anquilosante, condrocalcinose, esclerodermia, periartrite nodosa, entre vários outros.
  • Em lesões ortopédicas: contusões e esmagamentos, luxações, fraturas e entorses.
  • E em dores diversas: lombalgia, dor ciática, enxaqueca (com ou sem aura) e outras.

O mecanismo de ação do cetoprofeno não é conhecido, mas sua eficácia é comprovada. É importante lembrar que mesmo que esse medicamento atenda todos os sintomas acima, ele possui propriedades que podem fazer mal para certos organismos, por isso ele só pode ser utilizado quando indicado pelo seu médico de confiança, caso contrário o aumento de risco de outras doenças pode acontecer.

Posologia do Profenid

profenid-1

Profenid é um medicamento que poderá ser encontrado em forma de comprimidos revestidos (Bi Profenid entérico de 100 mg), comprimido de desintegração lenta (de 200 mg), xarope (para uso pediátrico, acima de 6 meses), Profenid gel e também em solução oral (em gotas – para uso adulto e pediátrico acima de 1 ano).

Ainda, é possível adquirir o Profenid injetável, com administração via intramuscular. É preciso atenção após administração ao dia ou dores decorrentes da aplicação. Ele é conhecido por ser um antitérmico analgésico, procure saber mais sobre quais reações alérgicas podem ocorrer.

A duração do tratamento e a maneira de administrar o Profenid (independentemente da apresentação do remédio) são instruções dadas somente pelo médico.

Contraindicações do Profenid

De modo geral, o Profenid não deve ser usado por pessoas que tenham histórico de reações de hipersensibilidade ao cetoprofeno ou outros anti-inflamatórios não hormonais e não esteroidais.

Além disso, indivíduos com os seguintes fatores também não devem fazer uso do analgésico cetoprofeno ? Profenid:

  • Histórico de úlcera péptica;
  • Pessoas que tenham problemas no trato gastrintestinal;
  • Histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal (ou risco de sangramento);
  • Mulheres no terceiro trimestre de gravidez;
  • Pacientes com insuficiência cardíaca severa;
  • Em mulheres que estejam tentando engravidar;
  • Insuficiência severa dos rins.

Nem todas as formas de apresentação do Profenid podem ser tomadas por crianças. O médico deverá orientar de forma total o seu uso. Caso o médico não indique esse medicamento para uso de tratamento de inflamações é importante ele ser não utilizado, pode ser que ele faça mal para o seu sistema nervoso ou as mg de cetoprofeno não sejam suficientes para o seu caso.

Os pacientes que estejam tomando esse medicamento, devem ficar atentos os níveis e em doses do analgésico antitérmico, pois cada um possui uma tolerância diante do remédio.

Efeitos colaterais do Profenid

Reações ou efeitos adversos podem ser ocasionados quando o uso do Profenid for contínuo e prolongado.

Em estudos, é comum acontecer: má digestão, náusea, dor abdominal e vômitos.

profenid-2Alguns efeitos colaterais incomuns, mas que foram relatados com o uso dessa medicação foram: cefaleia, sonolência, vertigem, constipação, diarreia, flatulência, gastrite, erupção cutânea, prurido (coceira) e edema (inchaço).

O médico deverá ser informado sobre qualquer aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do Profenid.

É exigido um maior cuidado em crianças, sendo indicada uma maior atenção em casos de dor de cabeça, problemas na pele, reação ao ácido, a função dos rins e qualquer coisa anormal com esses pacientes.

Preço do Profenid

O preço do Profenid é variável, principalmente pelas formas de apresentações existentes (comprimidos, injetável, gotas, xarope, etc.), pelo laboratório e também pela própria região do país.

Como genérico do Profenid, existe o cetoprofeno – que afinal, é a substância ativa desta medicação.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (167 votes, average: 4,75 out of 5)
Loading...