Dor de ouvido – As principais causas e recomendações médicas para o tratamento

Dor de ouvido é um possível sintoma para diversas complicações no organismo ou ainda  a resposta do corpo para quem pegou muito vento, friagem ou abusou do uso de cotonetes e palitos no canal auditivo. Conheça aqui algumas das possíveis causas da dor de ouvido, aprenda a tratá-las e a prevenir.

Para reconhecer a causa da dor de ouvido é importante estar atento a outras sensações anormais presentes no corpo:

como curar a dor de ouvido

Causas da Dor de Ouvido e Como Tratá-las

orelha-iconDor de ouvido + Dor de garganta: São os sinais mais prováveis de infecção de ouvido. Na maioria das vezes a confirmação do problema é a febre a partir dos 38°C, uma evidência de que o organismo está tentando combater um corpo estranho. Para resolver o problema é preciso tomar antibióticos que devem ser recomendados por um médico especialista, a melhor indicação de tratamento para aliviar a dor é uso de Ibuprofeno.


orelha-iconDor de ouvido + Dor ao mastigar ou mandíbula:
é muito comum que dores na mandíbula ou dente siso causem dores no ouvido. Isso acontece porque a articulação está interligada com o ouvido e ao bocejar ou mastigar ambos acabam tendo o reflexo de dor. Para aliviar a dor é preciso colocar bolsas de água quente, evitar a mastigação (comer alimentos líquidos) e ir a um médico para receber as orientações mais corretas;


orelha-iconDor de ouvido ao engolir:
São os primeiros sinais da infecção na garganta ou amídala. Nestes casos os tratamentos são feitos com anti-inflamatório (Ibuprofeno,antibióticos,amoxicilina) e, em casos mais sérios de infecção é necessário fazer uma cirurgia para retirar as amídalas.


orelha-iconDor de ouvido após frequentar piscinas, lagos e rios ou após o banho:
Nestes casos pode ser que água tenha entrado no ouvido. Para isso, é preciso manter o ouvido dolorido virado para o lado, para estimular que a água escorra para fora ou ainda fazer compressas de pano quente para que ela evapore. Algumas dicas receitam colocar álcool no pano quente, mas isto não deve ser feito. Pois caso escorra para dentro do ouvido, pode causar sérios danos;


orelha-iconDor de ouvido em bebês:
é comum que crianças ou bebes tenham dores de ouvido devido ao crescimento dos dentes. Ou ainda nos adultos quanto há o crescimento do último dente da arcada: o siso. Nestes casos é preciso ir à um destinas para verificar se o crescimento está de acordo e tomar medicamentos para aliviar a dor. Quando houve a freqüência em piscinas, por exemplo pode ser que haja algum tipo de infecção, pois a urina de tonturas pessoas presente a água pode causá-las se entrar dentro do ouvido.


orelha-iconDor de ouvido + Tontura:
este é o sinal mais comum de labirintite (uma inflamação do ouvido interno). Está região, também chamada de labirinto, é responsável pelo equilíbrio do corpo, por isso quando danificado pode causar tonturas e sensação de mal estar. A maioria dos casos da doença é curado sozinho com o tempo, mas também é possível fazer tratamento com hidratação e consumo de antibióticos ou prednisona. para evitar os sintomas de enjoo e tontura é indicado remédios contra enjoo, anti-inflamatórios e ansiolíticos.

Algumas outras possíveis causas da dor são:

  • Artrite na mandíbulacomo evitar a dor no ouvido
  • Problemas de mastigação
  • Bruxismo
  • Lesão do canal auditivo (causado por cotonetes ou objetos pontiagudos)
  • Alergias
  • Resfriados
  • Barotrauma (problema causado pela variação de pressão , comum em viagens de avião)

Para prevenir lembre-se de não ficar muito tempo dentro da água, isso também vale para as crianças. Sempre após 40 minutos faça uma pausa de 10 minutos ao menos para que o canal do ouvido possa secar e com isso evitar a otite, infecções e ação de bactérias presentes na água. Se tiver sensação de água no ouvido nada de colocar conetes, pois a água pode ser empurrada para o fundo e causar danos ainda mais sérios. Mantenha o ouvido virado para que a água escorra, caso não consiga retirá-la não coloque nenhuma solução no ouvido, vá  a um médico.

Remédios para Dor de Ouvido

Os medicamentos para dor de ouvido só devem ser tomados se indicados por um médico, afinal apenas ele pode realizar o diagnóstico definitivo e indicar o melhor medicamento de acordo com  as especificidades do paciente. Os remédios mais comuns receitados para aliviar as dores de ouvido são:

Antes de tomá-los não se esqueça da orientação médica e de que os remédios para a dor não solucionam o problema. Sempre leia a bula e respeite a posologia correta.

Como Prevenir a Dor de Ouvido

Como foi mostrado as dores de ouvido podem ter diversas causas, por tanto é difícil orientar uma prevenção objetiva. No entanto existem alguns fatores de risco que podem ser mudados para evitar a dor:

Como tratar a dor de ouvido

  • Evitar aglomerações e friagem: O resfriado e gripes são uma das causas da dor de ouvido, por tanto evitar locais em que há muitas pessoas e o resfriamento do corpo torna o organismo menos exposto a possibilidade de contração destas doenças. Além disso uma alimentação rica em vitamina C e bem balanceada fortalece o sistema imunológico para combater vírus e bactérias.
  •  Diminuir a intensidade de mamadeiras: foi comprovado por estudos que os bebes e crianças que tomavam leite somente através da mamadeira tinham mais casos de infecções no ouvido. Isso porque as mamadeiras tendem a ser esterilizadas e conter menor quantidade de bactérias. A primeira vista isso pode parecer bom, mas pesquisas comprovam que a presença de anticorpos no organismo de crianças é essencial para fortalecer seu sistema de defesa e assim evitar infecções.
  • Evitar locais com poluição de ar ou exposição a fumaça de cigarro: um ambiente com ar de má qualidade como o de indústrias, fábricas e exposição a fumaça de cigarro pode aumentar os riscos de ifecção. Caso não tenha como escapar destes ambientes é bom usar protetores de nariz e ouvido (tapa orelhas e máscaras)
  • Evitar exposição ao vento: ficar muito tempo sob o vento pode provocar sérias dores de ouvido. Isso porque a pressão do corpo modifica, causando o incomodo. Por tanto, é sempre bom usar tapa orelhas ou tocas nestas ocasiões.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votes, average: 4,64 out of 5)
Loading...