Primeiros Sintomas de Gravidez – Será que Estou Grávida? Descubra Aqui!

A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher, seja algo planejado ou um acontecimento inesperado, que a pegue de surpresa. Os relatos das mães, em sua maioria, nos contam que suas vidas mudaram para sempre e jamais fariam uma escolha diferente. Porém, no início da gestação, pode ser difícil descobrir se está grávida.

Aqui, vamos mostrar todos os sintomas de gravidez e tirar suas dúvidas se você virou mamãe ou não. É claro que os sintomas podem confundir e, nem sempre, o atraso menstrual significa que a mulher está grávida. Por isso, é sempre importante consultar um médico, para confirmar as suspeitas. Mesmo assim, é possível ter uma noção para saber se está grávida. Já falamos aqui antes sobre a lista completa de sintomas da gravidez.

Gravidez

A gravidez acontece apenas quando a mulher passa pela ovulação, o que ocorre no período fértil. Em um ciclo regular de 28 dias, normalmente isso acontece a partir do 8 dia de menstruação, porém pode mudar de mulher para mulher. Durante a ovulação, a mulher libera o gameta feminino, conhecido como óvulo. Após liberado, ele vive por até 24 horas. Caso tenha relações sexuais e o óvulo seja fecundado pelo gameta masculino, o espermatozóide, acontece a concepção, onde se origina o zigoto – a primeira forma de vida de um ser humano.

Se tudo ocorrer bem, o óvulo fecundado pelo espermatozoide irá descer pelas trompas de Falópio, até chegar no útero, onde irá começar a se desenvolver na parte mais interna do órgão, o endométrio, até que esteja pronto para nascer.

Ao perceber que teve o ovário fecundado,o corpo feminino começa a mudar, avisando que um bebê está a caminho, para se preparar para recebê-lo. Normalmente, isso gera sintomas em comum, que são facilmente percebidos.

primeiros sintomas de gravidez

Primeiros sintomas da gravidez

Os sintomas só começam a aparecer quando o óvulo se instala na parede do útero. O que acontece, aproximadamente, 5 dias após a relação sexual, mas pode demorar até 12 dias para que isso aconteça.

Algumas vezes, a gravidez é confundida com os sintomas da menstruação, por conta das cólicas e por vir acompanhada de pequenos sangramentos. Por isso, é importante ficar atenta. Conheça os principais sintomas:

Atraso na Menstruação

O sintoma mais comum e que revela uma gravidez é o atraso da menstruação, isso porque, ao ter um óvulo fecundado, a mulher para de menstruar.O sangue eliminado nada mais é do que uma camada que estava pronta para receber um bebê – sendo eliminada quando isso não acontece. Geralmente, é o sintoma mais importante e o que faz a mulher perceber que está esperando um filho. Confira aqui outros motivos pelo qual a sua menstruação está atrasada.

Sangramento

Algumas mulheres relatam o sangramento logo no início da gestação, quando o óvulo se fixa no útero. O sangue, porém, é de pequena intensidade, podendo ser marrom escuro ou ainda aguado, dando para ver apenas na calcinha ou no papel higiênico. É chamado de nidação e, apesar de bastante diferente, pode ser confundido com a menstruação.

sintomas de gravidez

Enjoo

Outro sintoma bastante comum das futuras mamães é o enjoo. Às vezes, só o atraso menstrual não é o suficiente para saber que está grávida, a mulher só associa o fato quando outros sintomas aparecem. Normalmente, na segunda semana de gravidez, surgem alguns, variando a intensidade de acordo com cada organismo- outras raras vezes o enjoo nem aparece.

Dor nos seios

Entre a quarta e a sexta semana de gestação, os seios também começam a mudar e a ficarem maiores. As glândulas mamárias começam a se desenvolver,para que a mãe possa começar a produzir leite para a criança que está por vir.

A intensidade do sintoma também varia de organismo para organismo. Algumas mulheres chegam a aumentar suas numerações do sutiã e sentem dores até no balançar do andar e de encostar os braços nos seios.

Frequência Urinária

É comum que haja o aumento da frequência urinária. Esse sintoma costuma surgir no segundo mês de gestação. O ovário vai crescendo e ocupando o espaço da bexiga que tem sua capacidade de armazenamento de líquidos reduzida. Com isso, a mulher precisa ir ao banheiro com intervalos menores de tempo.

No começo, o sintoma é bastante discreto e vai aumentando a sua intensidade. É bastante comum que a grávida acorde no meio da noite com muita vontade de urinar, mas, ao ir ao banheiro, percebe apenas uma pequena quantidade de urina. Cuidado para não confundir a possibilidade de estar grávida com uma possível infecção urinária.

Crescimento da Barriga

Geralmente,o aumento perceptível da barriga na gravidez acontece da metade da gestação em diante. Porém, a partir da quinta semana é possível notar um pequeno aumento, como se tivesse engordado alguns quilos.

O aumento no abdômen serve para acomodar o bebê e todo o líquido amniótico. A mudança de hormônios também influencia no aumento da barriga, por tornar o trânsito intestinal mais lento. Assim, inchaços ocorrem provenientes também do intestino.

Gases e Cólicas

Com a mudança do trânsito intestinal, a mulher pode ter mais gases. Como o bolo fecal não anda, os gases ficam presos no intestino. A condição, também conhecida como prisão de ventre, pode causar desconfortos e cólicas leves.

Para diferenciar das cólicas do útero, saiba que essas devem ser menos intensas e também dever ter uma curta duração. Caso perceba cólicas fortes e demoradas, é preciso buscar auxílio médico, pois pode indicar problemas no útero.

como saber se estou grávida

Instabilidade Emocional

É comum que em quanto estão passando por mudanças hormonais as mulheres fiquem também instáveis emocionalmente. Geralmente, sentem-se mais sensíveis e choram com facilidade. A instabilidade surge nos 3 primeiros meses e pode se manter ao longo de toda a gestação.

Se mesmo após a análise dos sintomas você ainda tem dúvidas para saber se está grávida confira aqui como fazer os testes de gravidez desde as opções caseiras até as mais precisas, como o Beta hCG.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply