Prednisolona – Bula, Posologia e Indicações

A Prednisolona é um medicamento anti-inflamatório esteroide que é metabolizado pelo fígado. É utilizado no tratamento de várias doenças que provocam inflamação e dor, como reumatismo, doença nas glândulas e leucemia. Neste artigo você vai conferir quais são as indicações de Prednisolona, contra indicações, posologia e preço médio.

Indicação de Prednisolona

Prednisolona pode ser receitada para doenças que envolvem desordens das glândulas, como tireóide não supurativa, hipercalcemia provocada por câncer, hiperplasia adrenal congênita e insuficiência adrenocortical.

É indicada para problemas reumáticos como epicondilite, sinovite osteoartrítica, osteoartrite provocada por trauma, artrite gotosa aguda, tenossinovite, bursite, espondilite anquilosante, reumatismo juvenil, artrite reumatoide e artrite psoriática. Nesses casos, o uso do medicamento deve ser por períodos curtos, com a finalidade de reduzir as inflamações.

Prednisolona é indicada para os casos de doenças do colágeno como tratamento de lúpus eritematoso sistêmico, dermatomiosite e cardite reumática.

É utilizada para o tratamento das seguintes doenças de pele: dermatite seborreica severa, psoríase severa, dermatite esfoliativa, eritema multiforme, dermativehipertiforme e pênfigo.

Para condições alérgicas a prednisolona é recomendada quando outros tipos de medicação não surtem efeito, como reação alérgica de medicamentos, dermatite atópica, doença do soro, dermatite de contato, asma e bronquite.

Doenças nos olhos: alergias, oftalmia simpática neurite ótica, coroitide, inflamação nosegmento anterior, irite, ceratite e conjuntivite alérgica.

Doenças respiratórias: pneumonite por aspiração, tuberculose pulmonar fulminante, beriliose, síndrome de Loeffler e sarcoidose sintomática.

Doenças no sangue: anemia hipoplástica, anemia hemolítica, eritroblastopenia, trombocitopenia e purpura trombocitopênica idiopática.

A Predsolona também é usada como tratamento paliativo de câncer linfático e leucemia, tanto em crianças quanto em adultos.

No caso de doenças gastrointestinais como enterite regional e colite ulcerativa é usada como tratamento de um período de pico da doença, não como tratamento contínuo.

Pode ser usada no tratamento de outras doenças como esclerose múltipla, meningite tuberculosa e tricocnose.

Como tomar

Prednisolona em comprimidos é comercializado nas dosagens de 5 mg e 20 mg.

Para adultos a dose inicial varia entre 5 e 60mg ao dia. Para crianças a dosagem máxima é de 20mg por dia.

O comprimido deve ser engolido com água, sem mastigar e após as refeições.

Para prednisolona em gotas a dosagem é a mesma, mas é preciso considerar que 5 mg de prednisolona corresponde a 9 gotas.

A duração do tratamento depende de recomendação médica, mas em geral a dosagem é reduzida com o progresso do tratamento para reduzir efeitos colaterais.

Como Prednisolona funciona

O medicamento é rapidamente absorvido pelo organismo, porém o tempo de início de ação depende da dosagem e do intervalo entre uma dose e outra.

Contraindicações

O medicamento é contraindicado nos casos de alergia a Prednisona ou a outros componentes do remédio. Não é indicado para tratar infecções como micoses generalizadas. Também não é recomendado para pacientes com sarampo e varicela.

Para grávidas e lactantes é necessário consultar o médico antes de dar início ao tratamento, pois pode haver efeitos colaterais.

Efeitos colaterais

Essa medicação pode apresentar alguns efeitos colaterais, como estrias avermelhadas na pele, olhos salientes, gordura no pescoço e na barriga, alteração hormonal no período menstrual, dificuldade para cicatrizar a pele, perda de massa muscular, aumento da pressão dos olhos, perda de cabelo, catarata, ganho de peso, convulsão, cansaço, vermelhidão na pele, retenção de líquidos, excesso de pelos, manchas roxas nos braços e pernas, suor excessivo, vertigem e dor de cabeça.

Não é recomendado dirigir ou realizar atividades que exigem atenção durante o tratamento com Prednisolona, pois a medicação pode levar ao cansaço extremo.

Em caso de aparecimento de um ou mais dos efeitos colaterais listados, é necessário consultar seu médico para análise da troca da medicação ou redução da dosagem para eliminar os desconfortos.

Preço

Os valores geralmente variam entre R$ 5 e R$ 25. É comercializado em farmácias físicas e online, porém em ambos os casos é necessário apresentar a receita médica.

Diferença entre Prednisona e Prednisolona

Muitas pessoas confundem essas duas medicações, pois além do nome similar ambas tem as mesmas posologias e indicações. A diferença é que a prednisolona não exige a bio transformação pelo sistema hepático, assim tem maior efeito em pessoas que sofrem com disfunções hepáticas se comparado com a prednisona.

ATENÇÃO: Essa medicação deve ser usada por recomendação médica. Não interrompa ou aumente a dose sem o conhecimento do seu médico.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply