Dor no joelho – As principais causas e melhores dicas de tratamento

A dor no joelho é mais comum do que imaginamos e não é seletiva quanto à idade. Principalmente ao praticar esporte após muito tempo parado, em fase pós recuperatória de uma lesão anterior e problemas de saúde, inclusive se houver excesso de peso. Se o seu caso de dor no joelho for frequente, é recomendável que procure um médico para avaliar e diagnosticar.

Causa das dores no joelho e como tratar


joelhomDor no joelho ao redor da rótula:
As dores que ocorrem na parte anterior do joelho podem ser sinais de síndrome da dor femoropatelar, que é uma disfunção entre o fémur e a rótula, acarretando em um desconforto ao manter as pernas dobradas enquanto sentados. Também pode ser diagnosticada uma tendinite no joelho ou uma inflamação da gordura de Hoffa.

Para tratar esse tipo de dor no joelho é essencial o descanso, aplicação de compressa de gelo por 20 minutos, compressão da área com um joelho elástico e o uso, recomendados e receitados por médico, de analgésicos ou anti-inflamatórios.

joelhomDor no joelho na parte interna: As dores nessa região normalmente são sinais de inflamação e dor-no-joelho-1limitam os movimentos da pessoa. Podendo ser uma lesão da cartilagem de articulação que começa com sinais graduais, um ligamento cruzado anterior ou a ruptura de um menisco medial. A dor é comum em pessoas de idade avançada e também podendo ser um sinal de um edema ósseo.

Para um tratamento eficiente desse tipo de dor no joelho é recomendado que os exercícios físicos sejam mais leves e causem menos impacto no corpo, evitar utilizar calçados rígidos demais, optar por exercícios aeróbicos que estimulam a flexibilidade corporal e as palmilhas próprias para a correção das alterações do alinhamento do joelho.

joelhomDor na parte de trás do joelho: Se sentir dor nessa região é bem provável que seja o cisto de Baker, que é a formação de um saco com conteúdo líquido em seu interior, formado na parte de trás do joelho. Senão, pode ser uma tendinite causada por alguma sobrecarga corporal. Outro possível diagnóstico é uma ciática proveniente de uma hérnia de disco.

Como tratamento, é indicado o uso de medicamentos receitados pelo médico, que reduzam a inflamação e aliviem as dores intensas de alguma das síndromes que afetaram e causaram dor no joelho. Recorrer ao tratamento fisioterapêutico também é uma opção indicada.

joelhomDor no joelho inchado: O inchaço no joelho pode ser associado às lesões ósseas ou em ligamentos, meniscos e cartilagens. Um trauma nas articulações também podem ser a causa de um joelho inchado.

Como tratamento é indicado o repouso com a perna levantada em uma superfície mais alta, compressas frias nos primeiros dois dias de inchaço e compressas mornas nos dois dias posteriores.


joelhomDor no joelho ao correr:
A dor no joelho de uma pessoa que corre com bastante frequência pode estar relacionado a uma tendinite do ligamento patelar, como já citamos anteriormente, à síndrome da banda iliotibial e à síndrome fêmur-patelar.

O tratamento é focado na melhora do seu rendimento como corredor (se tiver a pratica de exercício constante), reservando mais tempo para o descanso, uso de um tênis apropriado e de um tensor no joelho, mais tempo dedicado ao alongamento e a compressa de gelo no joelho.

dor-no-joelho

Doenças mais comuns

As principais doenças que estão relacionadas com a dor no joelho são:

  • Osteoartrite
  • Ligamento Cruzado Anterior
  • Ligamento Cruzado Posterior
  • Luxação Patelar
  • Condromalácia Patelar
  • Artrose do Joelho
  • Tendinite Patelar
  • Síndrome do Corredor
  • Lesões de Menisco
  • Cisto de Baker

Dicas para aliviar as dores no joelho


Homeopatia:
O tratamento com remédios de caráter homeopático são indicados por médicos especializados na área, principalmente para inflamações que causam dor no joelho como a tendinite e a artrite. Porém, é válido lembrar que o uso de medicamentos homeopáticos como tratamento não dispensam o acompanhamento médico de um profissional.


Compressas:
No caso de joelhos inchados, a compressa com gelo é indicada para os dois dias iniciais da dor no joelho, duas vezes ao dia por vinte minutos. Coloque uma compressa morna nos outros dois dias do tratamento com compressa, com um período de tempo de 8 a 15 minutos, três vezes ao dia.


Repousos:
Lembre-se sempre de dar um descanso ao seu joelho quando sentir dor na região. Use um joelho elástico ou enfaixe-o quando souber que irá passar muito tempo em pé.

Massagens: Movimente sempre o seu joelho, principalmente a parte redonda que fica na área frontal do mesmo. Empurre-a de um lado ao outro por 4 minutos e apoie o seu pé sempre que estiver sentado.

Drenagem postural: A drenagem postural é o ato de repousar a sua perna que está sentindo dor no joelho em uma superfície alta quando estiver com o corpo deitado e relaxado em uma cama ou sofá. A superfície pode ser o braço do sofá ou uma almofada.

Alongamentos: Sempre que possível estimule o seu joelho que está doendo com alongamentos leves. Dobre a perna para trás por vinte segundos e depois dobre a mesma para frente. Conheça os seus limites e cuidado com o seu equilíbrio.

alonagamentos-joelho

Quando procurar um médico

É recomendado procurar um médico se a dor no joelho persistir por três dias, não deixe que passe desse intervalo de tempo porque poderá se agravar. Se sentir que não pode realizar atividades do cotidiano como subir escadas, caminhar percursos que estava acostumado ou realizar uma tarefa em pé por muito tempo,é sinal que deve procurar ajuda profissional.

Observar o aspecto estético do seu joelho também é um bom medidor de gravidade da dor no joelho. Se houver alguma deformidade ou desconfiguração com seu joelho, inchaços muito aparentes ou uma coloração azulada/arroxeada também significa que é hora de procurar um médico.



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...