Polissonografia do sono – Para que serve, Preparo, Preço. Entenda o Resultado

Polissonografia é uma análise clínica realizada para diagnosticar problemas relacionados ao sono. Durante o período de monitoramento, são realizadas diversas avaliações, como eletroencefalograma (EEG), eletro-miograma, eletro-oculograma (EOG), oixmetria, eletrocardiograma, entre outros exames avaliativos com a finalidade de identificar possíveis problemas durante o sono do paciente.

O paciente irá passar a noite na clínica onde o exame será realizado, para que o período de sono seja monitorado com o acompanhamento de um profissional e de aparelhos especializados.

Por que realizar a Polissonografia?

A Polissonografia é indicada quando há a necessidade de avaliação de distúrbios do sono, como quadros de insônias, sonolência excessiva, apneia obstrutiva do sono, sonambulismo, narcolepsia, roncos excessivos, terror noturno, bruxismo e outros comportamentos anormais durante o sono.

O paciente deverá realizar uma consulta com um médico especializado de sua confiança, que poderá solicitar este exame com a finalidade de identificar algum problema e propor possíveis tratamentos.

São muitos os problemas que podem ocorrer durante o sono. Um exame de monitoramento como este será capaz de identificar os distúrbios ocorridos neste período. Alguns problemas, como o ronco excessivo, podem não ser identificados pelo paciente como um problema de saúde, porém, podem prejudicar a saúde e o bem-estar da pessoa.

polissonografia quando fazer

Procedimento para a realização da Polissonografia

Para realizar o exame, o paciente deverá dormir na clínica, onde, por meio de eletrodos e sensores colocados em todo o corpo, será feito o monitoramento.

O objetivo do exame é que o procedimento ocorra de forma a simular uma noite comum de sono, por isso o paciente irá chegar na clínica com alguma antecedência ao horário de dormir usual, para preenchimento de alguns questionários, e será encaminhado para um quarto onde o exame será realizado. Um profissional irá acompanhar o procedimento e irá intervir somente quando necessário.

O paciente irá acordar pela manhã procurando seguir o horário que normalmente acorda.Este procedimento geralmente é feito por um profissional de neurologia. Veja quando procurar um. 

Preparando-se para o exame

Para que a polissonografia seja realizada com a maior efetividade, alguns cuidados devem ser seguidos, antes da realização do exame:

  1. O paciente deverá evitar o consumo de bebidas energéticas, café e bebidas alcoólicas durante um período de 24 horas antes da realização do exame;
  2. Indica-se que lave o cabelo somente com shampoo e não utilize cremes ou gel;
  3. Medicamentos de uso contínuo poderão ser utilizados normalmente, sendo suspensos apenas com indicação do médico que solicitou o exame. No questionário que será preenchido ao chegar na clínica, o paciente deverá informar as medicações que está fazendo uso;
  4. Antes de realizar o exame, o paciente deve alimentar-se bem;
  5. Para que haja maior conforto e para evitar possíveis problemas que possam comprometer a realização do exame, é solicitado que o paciente leve objetos de uso pessoal,como travesseiros, pijama, chinelo e objetos de higiene pessoal;
  6. Caso o paciente esteja com resfriado, tosse, gripe ou algum outro problema de saúde que venha a interferir no sono e, consequentemente, no resultado do exame, a polissonografia não poderá ser realizada.

polissonografia resultados

Valor do exame

A polissonografia poderá ser solicitada por um médico especialista, sendo realizada em uma clínica de neurologia ou especializada em sono.

O valor do exame pode variar, custando entre R$800,00 e R$2.000,00, dependendo da localização e do nível de aprofundamento do exame. Sendo necessário para identificar diversos problemas de saúde relacionados ao sono, este exame poderá ser coberto, também, por diversos planos de saúde.

Procure uma clínica que possua credibilidade no ramo, para garantir a melhor qualidade durante o período de realização do exame e a qualidade dos resultados obtidos.

Riscos e resultados esperados

polissonografia como é feitoA polissonografia é um exame que não possui riscos e é indolor e não invasivo. Os sensores e eletrodos utilizados no procedimento serão fixados no paciente de forma que não atrapalhem o sono. Em alguns casos, pode haver alguma irritação na pele nos locais onde os eletrodos são colocados por causa da cola utilizada para a fixação.

Pelos resultados obtidos, o médico poderá identificar se ocorreram anormalidades durante o período de monitoramento, avaliando os registros de cada fase do sono do paciente, em que estarão registradas informações como a frequência cardíaca e cerebral, o nível de oxigênio no sangue, o movimento respiratório e dos olhos, além do fluxo respiratório.

Esta análise é fundamental para identificar os distúrbios relacionados ao sono e determinar possíveis tratamentos.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply