Período Fértil – O que é, como funciona -Antes ou depois da menstruação? Detalhes para não enh

O período fértil é o momento da ovulação da mulher, ele acontece, de 10 a 14 dias depois do início da menstruação. Neste momento são grandes as chances de engravidar durante uma relação sexual. Os principais sintomas para saber que você está no período fértil é a secreção vaginal e o aumento de libido.

O cálculo do período fértil feminino é importante para  definir melhores momentos para ter uma relação sexual sem engravidar ou com o intuito de gerar uma gravidez. Alguns métodos contraceptivos usam calculadoras para indicar o melhor momento de manter relações sem camisinha.

Aqui você aprenderá:

  • Como funciona o ciclo menstrual feminino
  • Como calcular o período fértil
  • Quais os melhores aplicativos e calculadoras
  • Sintomas do período fértil
  • Período fértil para engravidar – Dicas!
[sociallocker id=892][/sociallocker]

.
.
.

Como saber se estou no período fértil – É antes ou depois da menstruação?

período-fértil-tabelinhaO período fértil da mulher acontece de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Por isso o cálculo da tabelinha é importante para calcular quando esse período inciará.

O período fértil feminino dura aproximadamente seis dias e tecnicamente falando, a gravidez se torna possível exatamente nesse período do mês. Se você não quer engravidar tenha bastante cuidado nas relações sexuais que manter durante este período.

 

 

É possível engravidar fora do período fértil?

A gravidez só pode acontecer durante o período fértil da mulher. No entanto, quando exposta a algumas condições essa regra pode sim ser quebrada. As situações em a gravidez é possível fora do período são:

  • Se a mulher estiver exposta a muita adrenalina no momento de uma relação sexual
  • Quando um espermatozoide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar o óvulo, caso mais possível para quem tem secura vaginal e falta de lubrificação natural ( pois a  acidez da secreção vaginal dificulta a fecundação)
  • Efeitos colaterais de medicamentos tais como antidepressivos e ansiolíticos

Apesar das chances de uma gravidez fora deste período ser mais difíceis para ter certeza de que não irá engravidar é preciso recorrer a métodos contraceptivos de grande confiança tais como o anticoncepcional e a o preservativo. Se você utilizar um destes dois métodos são muito pequenas as chances de fecundação.

como saber se estou no periodo fertil

Como saber se eu tenho período fértil irregular?

O período fértil não é irregular e sim a menstruação. Condições emocionais e até de ambiente podem fazer com que a menstruação atrase ou seja um pouco prematura. Em média ela demora 28 dias para chegar após a última menstruação.

Se você não está sentindo os sintomas do período fértil ou a sua menstruação está atrasada fique atenta para os primeiros sintomas da gravidez. Pois relação sexual que se utiliza somente na técnica de calcular os dias para evitar a gravidez não é confiável.

No dia seguinte da desconfiança faça um teste de gravidez. Caso dê negativo calcule novamente seu período fértil na próxima menstruação. Caso tenha dúvidas procure um ginecologista.

Sintomas do período fértil

A menstruação irregular pode ser um tiro no pé par quem utiliza o cálculo do período fértil como um método contraceptivo ou para planejar relações sexuais. Neste caso a identificação dos sintomas facilita entender quando acontecerá a menstruação, e assim, o inicio do período fértil.

  • Aumento da libido,
  • Aumento da secreção vaginal: acontece a liberação em grande quantidade de um líquido, parecido com clara de ovo crua pela vagina, isso tem com funcionalidade a lubrificação para auxiliar a entrada dos espermas,
  • Aumento da temperatura corporal,
  • Oscilações de humor (os famosos sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual),
  • Fadiga,
  • Cheiro forte no corpo,
  • Dores no ventre: algumas mulheres sente pequenos incômodos nessa região,
  • Acne e espinhas: acontece devido ao aumento da oleosidade no corpo.

Como pode ser difícil notar a elevação de temperatura, algo prático e realizar o exame de dosagem do LH (Hormônio Luteinizante) – através de testes de urina (facilmente encontrados em farmácias). O LH se eleva 36 horas antes da ovulação, o que pode auxiliar a mulher a prever quando será seu período fértil!

Um testador de dosagem de temperatura chamado Natural Cycles utiliza a medição de temperatura para identificar os sintomas do período fértil. Sincronizado com um app para celular ele te indica os melhores momentos para ter a relação sexual protegida de gravidez.

aprendendo-a-identificar-o-período-fértil

Como funciona o período fértil feminino em detlahes

Os homens conseguem produzir espermatozoides a todo momento, já as mulheres tem a quantidade de óvulos contados, são em média 450 mil desde o nascimento –  o que dá aproximadamente 37 anos menstruando e com a possibilidade de engravidar. Por isso, a mulher tem período fértil para controlar o momento em que está apta para engravidar.

Diferente do homem, a mulher não é fértil a todo o momento, na verdade, o período em que a mulher pode engravidar efetivamente, é bem menor do que imaginamos, são cerca de 24 horas apenas e duração máxima de até 7 dias. 

O período fértil acontece juntamente com a ovulação. O óvulo fica esperando a fecundação por um espermatozoide. Caso ela não aconteça, o útero descama e provoca a menstruação, que irá liberar toda a preparação que o corpo desenvolveu para abrigar um possível bebê. Neste momento a ovulação acontecerá novamente.

Entenda o processo com seus próprios olhos no vídeo de 1 min abaixo:

Entenda melhor como funciona essa “regeneração” dos óvulos no passo a passo:

  1. Nos primeiros dias do ciclo, aqueles após a menstruação, o cérebro irá produzir os hormônios conhecidos como FSH, os responsáveis pelo amadurecimento dos óvulos, dessa maneira o estrogênio é produzido;
  2. Os óvulos vão amadurecendo, a parede do útero – endométrio – é criada por meio do estrogênio liberado, ficando mais propício a uma possível fecundação;
  3. Em média 14 dias antes da menstruação que virá, um dos óvulos pode estar maduro, é aí que a hipófise libera o LH, hormônio que provoca a ovulação.
  4. O óvulo é lançado para as trompas, a progesterona é liberada e assim os nutrientes e vitaminas ficam em alta, tudo a espera da fecundação;
  5. Quando não há a fecundação, o óvulo se degenera, dessa maneira a parede do útero começa a cair devido a falta de hormônios, ocasionando assim a menstruação e o início de um novo ciclo.

Como calcular

O período fértil ocorre todos os meses, até a chegada da menopausa da mulher.  Veja como calcular este período sozinha em casa.

Com um calendário em mãos, conte, a partir do primeiro dia da menstruação, dez dias para chegar aproximadamente ao seu período fértil daquele mês. A partir da data que você alcançar, conte mais 6 ou 7 dias, por garantia. Esses serão seus dias férteis.

calculando-o-período-fértil

Quem está tentando engravidar, ter relações durante esse período aumentam as chances de fecundação, e quem não pretende, deve evitar sexo desprotegido, já que os riscos de ficar grávida aumentam consideravelmente ainda mais com o aumento do muco vaginal faz com que os espermatozoides encontrem mais facilmente o óvulo.

Além disso, durante esse período, a mulher vai perceber que seu corpo terá um aumento de temperatura bem discreto. Isso se deve ao fato de que o corpo está se preparando para a fecundação. É a resposta natural de seu organismo e que acontece em todos os ciclos.

Lembre-se de que você não deve confiar somente no método de contar seus dias férteis para evitar uma gestação indesejada. O ideal é usar contraceptivos, pois o cálculo pode estar errado e a fecundação acontecer.

As chances de se engravidar estando menstruada são bem pequenas, porém, podem acontecer caso a relação seja no fim da menstruação, ou seja, no 7º dia, se o espermatozoide durar cerca de 7 dias no organismo, ele chegará até a fase fértil da mulher, podendo assim ocorrer a fecundação.

Aplicativo para cálculo do período fértil pelo celular

Aplicativo de Período FértilVocê pode fazer o cálculo usando simples tabelas que devem ser completadas diariamente ou então baixar aplicativos de celular que dão notificações e mostram com precisão qual é o momento. Existem vários sites que disponibilizam essa ferramenta para que a mulher possa saber.

Outra boa maneira de saber é baixando um aplicativo voltado para o ciclo feminino. Existem vários aplicativos gratuitos que indicam o período fértil e enviam lembretes para o celular, avisando quando começará o período e quando ele começa a se encerrar.

Esses aplicativos também são bons para acompanhar os sintomas da TPM, além de também informarem se há algum atraso na menstruação ou algo menstruação irregular.

Os app mais conhecidos para Android e App são:

  • Calendário Menstrual
  • Gestor Período Pro
  • Calculadora da minha ovulação
  • Calendário do período

Assim você receberá notificações e estará sempre informada sem precisar se lembrar de calcular manualmente os dias da sua menstruação.

Só não se esqueça de colocar as informações corretas completando os sintomas ou dia da sua última menstruação! Isso será fundamental para precisão no cálculo.

Como usar o período fértil para engravidar

Durante o seu período fértil (10 a 14 dias após a menstruação) você terá seis dias que estará ovulando, ou seja, é o momento em que os ovários liberam o óvulo que esperará pela fecundação do espermatozoide durante uma semana. Caso a relação sexual não aconteça ou não seja efetiva a menstruação desce normalmente e o ciclo se reinicia. Após a ovulação, ou seja, a partir do 20° dia após o primeiro dia da sua última menstruação as chances de engravidar caem bastante.

dificuldade-para-engravidar

Mesmo apostando no período fértil, muitas mulheres passam por problemas emocionais a cada ato falho de gravidez. A indicação mais importante é procurar ajuda médica para realizar exames de infertilidade e ter a orientação para acompanhar o processo de ovulação.

Entender o período fértil pode ser de grande valia para garantir uma gravidez, no entanto, procure ajuda profissional se esse não for o seu caso!



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votes, average: 4,27 out of 5)
Loading...