Ovulação – O que é? Como saber se estou ovulando? Teste aqui

A ovulação é o nome dado a um processo do ciclo menstrual, em que, devido a alterações hormonais, ocorre a saída do óvulo pelo ovário, para uma (possível) fecundação pelo espermatozoide.

Esse processo ocorre somente uma vez a cada ciclo menstrual e, normalmente, 12 a 16 dias antes do início da menstruação.

É durante esse momento que a mulher possui mais de 90% de chances de engravidar (veja aqui como usar a tabelinha para ficar grávida). A diferença é gigante, pois, fora desse período, a chance é menor que 15%.

Dessa forma, é importante que, tanto mulheres que querem engravidar quanto as que não desejam, saibam e entendam sobre o tema.

É possível identificar os sinais do corpo da mulher para saber se a ovulação está ocorrendo, além de ter a possibilidade de realizar cálculos para essa verificação, a fim de redobrar o cuidado ou, para casos que querem engravidar, para manter relações sexuais nesse período.

ovulação sintomas

Como saber quando ocorre a ovulação

Para entender os sinais daovulação, você precisa entender o seu ciclo menstrual. Esse é o nome dado ao período do 1º dia exato em que a menstruação desceu e que vai durar até o primeiro dia da próxima menstruação.

Assim, para conhecer o seu ciclo, sempre anote o dia que a menstruação veioe a quantidade de dias entre uma menstruação e outra.

Em regra, as mulheres possuem um ciclo menstrual de 28 dias e a liberação do óvulo, normalmente, ocorreu no meio desse ciclo – por isso, a importância de conhecê-lo.

Ou seja, para uma mulher que possui um ciclo de 28 dias, a ovulação ocorrerá no 14º dia, sendo o pico de fertilidade nesse dia e no dia anterior. Já para uma mulher com ciclo de 40 dias, ocorrerá no 20º dia do ciclo, com o pico de fertilidade do 19º dia do ciclo e no efetivo dia da ovulação.

Entretanto, há uma margem de erro de 2 a 3 dias. Por isso, esse método pode não ser tão eficaz para evitar gravidez, não sendo indicado como método contraceptivo.

Mas, já para quem deseja engravidar, o ideal é ter relações na semana da ovulação.

ovulação quando acontece

Sinais da ovulação – como saber se se está ovulando

  1. O muco localizado na vagina (muco cervical) fica mais denso e elástico no período ovulatório, lembrando muito a clara de ovo. Fora desse período, ele fica mais aquoso;
  2. Durante a ovulação, há o rompimento do folículo, para que haja a liberação do óvulo. Por isso, outro sinal é uma dor em um dos lados da região inferior do abdômen no meio do ciclo, que pode variar de intensidade de acordo com cada mulher. Quando muito intensa, um médico deve ser consultado;
  3. Os seios ficam mais sensíveis e doloridos durante a ovulação, devido aos hormônios;
  4. Alteração da temperatura corporal: se você tiver o hábito de medir a temperatura do seu corpo diariamente com um termômetro, verá que no dia da ovulação há um aumento significativo de temperatura em comparação aos outros dias;
  5. Aumento significativo da libido, devido ao pico do hormônio LH. É um recurso da natureza para garantir a reprodução da espécie.

Informações importantes sobre a ovulação

Como dito, a ovulação ocorre quando o ovário libera um óvulo, para uma possível fecundação. Entretanto, o período fértil não é somente no dia dessa liberação. Um óvulo, de fato, sobrevive apenas 24h. Ocorre que o espermatozoide pode sobreviver até 5 dias no corpo da mulher. Ou seja, se tiver um espermatozoide no corpo da mulher 2 dias antes do início da liberação do ovário, há possibilidade de engravidar.

Os dias que as mulheres têm mais fertilidade são os diasda ovulação, sendo que dia anterioré denominado pico de fertilidade. A duração do processo ovulatório varia de 24h a 36h, iniciando-se a partir do momento da liberação do óvulo pelo ovário.

Outro dado importante é que o hormônio LH tem um alto pico no momento que ocorre a liberação do ovário, sendosolto pela urina. Por isso, existem testes caseiros para medir a quantidade desse hormônio na urina e identificar se a ovulação está ocorrendo.

Estresse e ansiedade diárias e rotineiras podem atrapalhar a ocorrência da ovulação. Por esse motivo, é importante eliminar esses fatores se quiser um cálculo mais preciso.Esteja sempre alerta!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply