Omcilon: o que é, indicações de uso e informações importantes

Omcilon é um medicamento com corticosteroide sintético, que possui ação anti-inflamatória, aliviando dores de lesões orais e ulcerativas provenientes de traumas.

Existem 2 tipos desse medicamento, são eles:

  • Omcilon AM sem orabase: é o tipo indicado para diminuir a inflamação e a coceira ocasionada por doenças de pele (dermatoses). Sua composição é de 1g de triancinolona acetonida, 2,5mg de neomicina base, 100.000 UI de nistatina e 0,25mg de gramicidina (quantidade levando em conta 1g de omcilon AM);
  • Omcilon-A orabase: atua no alívio de coceiras e inflamações associadas a lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas decorrentes de traumas. Ou seja, seu uso é oral. Sua composição é de 1mg de triancinolona acetonida para cada 1g do medicamento.

Tanto o uso dermatológico quanto o oral possuem triancinolona acetonida, que é o medicamento responsável pela ação anti-inflamatória, antialérgica e antipruriginosa dos medicamentos.

É comum dúvidas e confusões sobre ambos os medicamentos, mas a diferença entre o Omcilon-A e O Omcilon Amé que o primeiro contém orabase, substância que atua como um veículo adesivo para que a medicação seja usada de forma oral.

Como utilizar Omcilon: Posologia

Omcilon: o que é, indicações de uso e informações importantes

Para tratar de doenças de pele, use o Omcilon-AM sobre a área afetada, por, em média, 2 a 3 vezes por dia. A quantidade ideal é aquela que possa fazer uma camada completa sobre a lesão.

Para o Omcilon-A Orabase (uso oral), aplique uma pequena quantidade sobre a área afetada, até que cubra totalmente a lesão e se transforme em uma película fina. Não esfregue, pois pode causar a desagregação do produto, não gerando o efeito necessário na área afetada. Aplique por, em média, 2 a 3 vezes por dia, sempre após as refeições e/ou higienização bucal.

Respeite sempre a quantidade prescrita pelo seu médico.Caso tenha esquecido de uma aplicação, não aplique a quantidade em dobro na próxima vez.

Caso qualquer um dos medicamentos entre em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água abundante. Caso note quaisquer alterações nos olhos, procure seu médico brevemente.

Contraindicações do medicamento

Ambos os tipos de Omcilon não devem ser usados nos seguintes casos:

  • Pacientes com histórico de hipersensibilidade a um de seus componentes;
  • Presença de infecções provocadas por fungos, vírus ou bactérias na região da boca ou garganta;
  • Pacientes com tuberculose
  • Lesões causadas por herpes;
  • Grávidas ou lactantes, podendo ser usada desde que seja autorizada pelo médico responsável;

Além disso, o medicamento nunca deve ser aplicado nos olhos ou no ouvido, caso haja perfuração do tímpano.

Essas proibições ocorrem porque o Omcilon é um medicamento à base de corticosteroide.

Não há contraindicações para uso em crianças ou idosos.

Para que serve omcilon – indicações de uso

O Omcilon deve ser usado para:

  • Diminuir a inflamação;
  • Amenizar a coceira;
  • Aliviar a dor;
  • Reduzir reações alérgicas.

Ambos os tipos do medicamento atuam dessa forma, cada um na sua área de atuação (oral ou dermatológica), sendo que a pomada destinada a uso oral também é indicada para aliviar temporariamente os sintomas das aftas (úlceras bucais).

Tempo de tratamento com Omcilon

Omcilon: o que é, indicações de uso e informações importantes

A média para tratamento com esses medicamentos é de 7 dias, com aplicação diária de 2 a 3 vezes, dependendo da indicação médica.

Se após esse período os sintomas persistirem, consulte um médico ou dentista, e nunca interrompa ou suspenda o seu tratamento sem o conhecimento dos profissionais.

Informações importantes sobre Omcilon

  • O preço do medicamento com Orabase e sem orabase é de, em média, R$40,76 (creme de 30g);
  • Conserve o medicamento sempre em temperatura ambiente (de 15º C a 30ºC);
  • A venda de ambos é somente sob prescrição médica;
  • Caso usado em excesso, o corticosteroide presente no medicamento pode causar infecções microbianas. Por isso, nunca use quantidade maior do que a recomendada pelo médico;
  • É um medicamento que está há mais de 40 anos no mercado.

Esses medicamentos podem apresentar reações adversas, como irritação, queimação, coceira, ressecamento, inflamação dos pelos (foliculite), dermatite alérgica de contato, dermatite perioral (pequenas inflamações localizadas ao redor da boca), erupções acneiformes.

Entretanto, essas reações são incomuns e atingem somente 0,1% e 1% dos pacientes que fizeram uso do medicamento.Em caso de surgimento de qualquer uma dessas reações, procure um médico imediatamente.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply