Monitorização de Pressão Intracraniana – Valores de referência

A pressão intracraniana compreende a força exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, sobre o fluído cérebro espinhal e sobre a circulação do sangue no cérebro.

A monitorização da pressão do interior do crânio não é tarefa fácil, exigindo atenção e conhecimento.

Caso ocorra uma hipertensão craniana, é necessário serem tomadas medidas terapêuticas urgentes, a fim de evitar danos ao sistema nervoso central. Mas, como ocorre o controle da pressão intracraniana?

Controle da pressão intracraniana

pressao intracraniana exameO cérebro é o principal órgão de todo o corpo humano. Por conta das suas inúmeras funções, ele possui o poder de controlar os órgãos do organismo.

A estrutura cerebral compreende sistema nervoso central, que é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Quando ocorre algum problema no interior do cérebro, este poderá comprometer a vida do indivíduo, caso não seja tomado uma providencia rápida.

Dessa forma, torna-se primordial controlar os movimentos cerebrais, mas, principalmente, a pressão intracraniana. Essa, essencial para a saúde desse órgão, ocorre por meio da combinação de três elementos do interior do crânio:

  • Formado pelo tecido encefálico, há no interior craniano o componente parenquimatoso;
  • Constituído pelos líquidos cefalorraquidiano e cérebro-espinhal, há o componente liquórico;
  • Representado pelo sangue que circula no interior do cérebro, há o componente vascular.

Conforme a teoria de Monro-Kellie, o volume intracraniano possui igualdade entre o volume encefálico e o volume do sangue no cérebro, acrescentando o volume do líquido cefalorraquidiano.

Quando há alguma alteração no volume de um dos componentes, pode ocorrer o aumento da pressão intracraniana.

Os valores normais, teoricamente defendidos, da pressão do interior do crânio são de 0 a 15mmHg. Porém, os especialistas da área neurológica aceitam uma pressão de até 20mmHg.

Mas, quais são os benefícios de controlar a pressão que ocorre no interior cerebral? Em vários casos, alguns distúrbios de pressão podem ser inclusive dados a problemas de distúrbios sérios do sono – no qual poderão ser feitos para averiguação o exame de polissonografa.

Vantagens do controle da pressão intracraniana

São inúmeros os benefícios oportunizados ao se ter o controle da pressão do interior do cérebro, entre eles:

  • Constatar, antecipadamente, o aumento da pressão intracraniana, permitindo intervir em casos que poderiam ser fatais;
  • Poder drenar o líquido cerebral em excesso, quando encontra-se em posição ventricular;
  • Poder adotar um tratamento adequado, prevenido futuros problemas da saúde cerebral;
  • Avaliar o tratamento, quando já está sendo realizado e monitorado, oportunizando novos caminhos, que serão benéficos a saúde do cérebro.

Mas, a dúvida principal diz respeito às diversas situações em que se mostra necessário o controle da pressão intracraniana. Vejamos:

monitoramente pressao intracraniana

Indicações para o controle da pressão intracraniana

O controle da pressão que ocorre no interior cerebral é indicado em casos de:

  • Pessoas que apresentam Glasgow abaixo de nove, isto é, um nível de consciência inferior à normalidade, principalmente quando exames de tomografia apresentarem anormalidades no crânio;
  • Quando ocorre nível de consciência inferior a nove, porém não há anormalidade nos exames de imagem, mas a idade da pessoa é superior aos 40 anos e a pressão sistólica está abaixo de 90 mmHg;
  • Casos de traumatismo craniano com lesão na massa cerebral;
  • Tratamentos graves de traumatismo craniano;
  • Pós-operatórios neurológicos;
  • Casos de acidente vascular cerebral hemorrágico.

exame monitorização da pressão intracraniana

O cuidado com a pressão intracraniana é realizado por variadas formas, como o controle da pressão liquórica utilizando parafusos cranianos, o uso de cateteres de fibra óptica, cateteres de polietileno, cateteres de silicone – que são preenchidos por fluídos conectados atransdutores de pressão.

Também podem ser utilizados sensores extradurais, pois são capazes de realizar uma avaliação da membrana que envolve o encéfalo – nomeada de dura-máter.

É de suma importância a indicação médica, para que o controle da pressão intracraniana ocorra.  Também, torna-se indispensável o controle dela, quando indicada, a fim de prevenir problemas sérios de saúde.

Todos sabemos que o cérebro rege o nosso corpo e, consequentemente, a nossa vida. Portanto, cuide desse órgão vital com o carinho que ele merece!

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply