Menstruação Atrasada – Tudo Que Você Precisa Saber

Para qualquer mulher, só de pensar em menstruação atrasada, já é motivo suficiente para começar a se preocupar.

Várias coisas passam pela nossa cabeça, desde gravidez, doenças sexualmente transmissíveis até infecções. As possibilidades são variadas podendo ser até causadas por algo que tenha influencia no nosso sistema nervoso.

Menstruação-Atrasada

Gravidez

Mesmo com o uso de meio contraceptivos como anticoncepcionais, camisinhas masculinas, camisinhas femininas, injeções de hormônio, DIU entre outros, esse é um risco possível para qualquer mulher sexualmente ativa.

O primeiro sinal de gravidez é a o atraso ou falta do sangramento mensal. Muitas mulheres não sabem, mas é possível estar grávida e continuar menstruando no primeiro trimestre de gestação.  A menstruação desregulada ou a diminuição do fluxo sanguíneo, também são sinais para se preocupar com uma possível gestação.

Sintomas como náuseas, aumento dos seios, aumento da barriga ou da região abdominal, dores de cabeça são sinais que surgem após a quinta semana de gestação, enquanto o atraso da menstruação é mais imediato, iniciando-se após o desequilíbrio do ciclo mensal.

Para ter certeza, são indicados testes de farmácia ou exames de sangue. O teste de farmácia pode ser encontrado em qualquer uma, sendo possível identificar até quantos dias, semanas ou meses a gestação já possui. O exame de sangue ou de urina também são eficazes, porém os resultados demoram no mínimo uma semana ou mais para serementregues, enquanto o teste de farmácia age dentro de alguns minutos, além de ser mais barato.

Interromper o Uso de Anticoncepcional

A interrupção proposital ou acidental do uso contínuo da pílula contraceptiva, pode ocasionar o atraso e até a suspensão do ciclo menstrual. O corpo está acostumado com os hormônios recebidos e regulado a ovular em determinado dia do mês, demorando alguns meses para retornar ao seu ciclo natural.

Tireóide Irregular

O mau funcionamento da tireoide pode influenciar diretamente no seu ciclo menstrual. O hipertireoidismo ou o hipotireoidismo podem causar a amenorreia (falta de menstruação).

Tireoide-Irregular

Síndrome dos Ovários Policísticos

Mulheres com ovários policísticos tem a menstruação irregular. É causado pela produção em excesso de androgênios, que são hormônios masculinos e geram ganho de peso irregular. É aconselhado procurar sua ginecologista para o encaminhamento de exames mais profundos.

Menopausa

Menopausa

A menopausa é a interrupção definitiva do ciclo menstrual feminino, ocorrendo geralmente aos 45 a 55 anos, porém existem os casos de menopausa precoce,antes mesmo dos 40 anos. Um dos sintomas é a irregularidade no ciclo menstrual, vindo em alguns meses e outros não. Mas para a certificação disso, é preciso procurar sua ginecologista.

Stress e Ansiedade

O ciclo menstrual não está ligado somente ao sistema reprodutor, mas sim também ao sistema nervoso. O stress ou a ansiedade podem interferir na produção de hormônios, atrasando ou até mesmo interrompendo o ciclo menstrual em determinado mês.

Quando falamos em stress ou ansiedade, é importante frisar que poder ser várias as causas: desde uma mudança brusca de horário, de rotina, profissão ou até mesmo aquele problema financeiro, profissional, testes de faculdade, entre outros.

Stress-e-Ansiedade

Além de todas essas possíveis causas, algumas mudanças cotidianas podem ajudar na regulação do seu ciclo menstrual, como:

  • Ter uma alimentação saudável, baseada em uma dieta equilibrada ou receitada por médicos.
  • Praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, porém sem excesso, pois também influencia no mau funcionamento do organismo.
  • O uso de anticoncepcionais regulariza o ciclo e muitas vezes, diminui as cólicas e acnes, além de ser um método preventivo.

Você também Vai Gostar!


O Conteúdo FOi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...