Menstruação Atrasada – Tudo Que Você Precisa Saber

A menstruação atrasada é considerada fora da regularidade quando passa mais de 5 dias em diante após o dia de início do sangramento vaginal. A principal causa é a gravidez e por isso a preocupação de todas as mulheres que tem atraso menstrual. No entanto, outros fatores fazem com que a menstruação atrase como por exemplo os níveis hormonais.

O maior problema do atraso menstruação é o medo de uma gravidez indesejada. O nervosismo colabora ainda mais para mudanças hormonais e forja alguns sintomas que podem ser facilmente confundidos com o da gestação. Para entender o que de fato levou ao  atraso do seu sangramento mensal confira aqui todas as possibilidades.

 

Menstruação-Atrasada

Causas da menstruação atrasada

Confira abaixo todas as possibilidades de atraso na gravidez. Lembre-se também que não são todas as mulheres que tem um ciclo menstrual regular, por tanto, só considere alguma preocupação caso o atraso seja maior de 5 dias ou uma semana completa.

Gravidez

Mesmo com o uso de método contraceptivos como anticoncepcionais, camisinhas masculinas, camisinhas femininas, injeções de hormônio, DIU entre outros, esse é um risco possível para qualquer mulher sexualmente ativa.

O primeiro sinal de gravidez é a o atraso ou falta do sangramento mensal. Muitas mulheres não sabem, mas é possível estar grávida e continuar menstruando no primeiro trimestre de gestação.  A menstruação desregulada ou a diminuição do fluxo sanguíneo, também são sinais para se preocupar com uma possível gestação.

Sintomas como náuseas, aumento dos seios, aumento da barriga ou da região abdominal, dores de cabeça são sinais que surgem após a quinta semana de gestação, enquanto o atraso da menstruação é mais imediato, iniciando-se após o desequilíbrio do ciclo mensal.

Para ter certeza, são indicados testes de gravidez ou exames de sangue (beta hcg). O teste de farmácia pode ser encontrado em qualquer uma, sendo possível identificar até quantos dias, semanas ou meses a gestação já possui. O exame de sangue ou de urina também são eficazes, porém os resultados demoram no mínimo uma semana ou mais para sere entregues, enquanto o teste de farmácia age dentro de alguns minutos, além de ser mais barato.

Se você ainda tem dúvidas de como saber se está gravida confira os sintomas mês a mês e lembre-se se houve relação sexual nos últimos dois meses sem uso de método contraceptivo.

Interromper o Uso de Anticoncepcional

A interrupção proposital ou acidental do uso contínuo da pílula contraceptiva, pode ocasionar o atraso e até a suspensão do ciclo menstrual. O corpo está acostumado com os hormônios recebidos e regulado a ovular em determinado dia do mês, demorando alguns meses para retornar ao seu ciclo natural.

Como a pílula anticoncepcional é uma taxa de hormônio muito grande ela desregula o organismo e faz com que ele tenha reações aos níveis hormonais desregulados. Os sintomas vão além de mudanças na sua menstruação, bem como pode gerar dor de cabeça, enjoo e desconforto abdominal.

Se você descontinuou o uso da pílula anticoncepcional e depois disso manteve relações sexuais sem uso de método contraceptivo há possibilidade de gravidez. Espere cerca de 10 dias após o atraso menstrual e faça testes de gravidez para confirmar o resultado.

Tireóide Irregular

O mau funcionamento da tireoide pode influenciar diretamente no seu ciclo menstrual. O hipertireoidismo ou o hipotireoidismo podem causar a amenorreia (falta de menstruação).  Estas doenças causam alterações dos níveis hormonais e tem uma série de outros sintomas que facilitam o diagnóstico, como por exemplo o ganho ou perda de peso excessiva, falta de disposição e dor de cabeça.

Tireoide-Irregular

Síndrome dos Ovários Policísticos

Mulheres com ovários policísticos tem a menstruação irregular. É causado pela produção em excesso de androgênios, que são hormônios masculinos e geram ganho de peso irregular. É aconselhado procurar sua ginecologista para o encaminhamento de exames mais profundos.

Outra doença que muito afeta as mulheres é a endometriose. Esta, por sua vez, tem os primeiros sintomas ainda na adolescência ou juventude, ela é a principal causa de infertilidade entre as mulheres e é acompanhada de várias estranhezas no período que antecede o ciclo menstrual regular, como por exemplo dor pélvica, cólica e outros.

Menopausa

A menopausa é a interrupção definitiva do ciclo menstrual feminino, ocorrendo geralmente aos 45 a 55 anos, porém existem os casos de menopausa precoce,antes mesmo dos 40 anos. Um dos sintomas é a irregularidade no ciclo menstrual, vindo em alguns meses e outros não. Confira aqui os demais sinais da menopausa.

Para a certificação disso, é preciso procurar sua ginecologista para fazer o acompanhamento por exames e conseguir controlar os sintomas da menopausa, odiado entre as mulheres.

Menopausa

Stress e Ansiedade

O ciclo menstrual não está ligado somente ao sistema reprodutor, mas sim também ao sistema nervoso. O stress ou a ansiedade podem interferir na produção de hormônios, atrasando ou até mesmo interrompendo o ciclo menstrual em determinado mês.

Quando falamos em stress ou ansiedade, é importante frisar que poder ser várias as causas: desde uma mudança brusca de horário, de rotina, profissão ou até mesmo aquele problema financeiro, profissional, testes de faculdade, entre outros.

Stress-e-Ansiedade

Pílula do dia seguinte

Se no último mês você tomou a pílula do dia seguinte, como ela tem uma taxa de hormônios em excesso desregula em muito o ciclo menstrual e pode até ter consequências no seu período fértil, por tanto se você só deve calcular novamente a sua tabela após o primeiro dia de menstruação.

Além de todas essas possíveis causas comuns podem interferir no seu ciclo.  São elas:

  • Ter uma alimentação saudável, baseada em uma dieta equilibrada ou receitada por médicos.
  • Praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, porém sem excesso, pois também influencia no mau funcionamento do organismo.
  • O uso de anticoncepcionais regulariza o ciclo e muitas vezes, diminui as cólicas e acnes, além de ser um método preventivo.
  • Comer alimentos gordurosos em excesso
  • Teve alguma doença ou utilizou medicamentos fortes
  • Efeito colateral de antidepressivos
  • Nos primeiros meses do uso de anticoncepcional a menstruação pode atrasar ou diminuir o fluxo

Como fazer a menstruação descer

Como você pode ver a menstruação já está por vir, mas tem algumas condições que estão impedindo da menstruação descer de uma vez e isso é normal entre todas as mulheres quando não demora mais do que alguns dias.  Se você está com medo de uma gravidez deve tentar adequar uma rotina de alimentação saudável, praticar atividades físicas e tomar chá de canela para ajudar na contração do útero e incentivar o sangramento vaginal.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...