Como aliviar a dor de dente – Principais causas, como tratar e recomendações

Dor de dente é um sentimento muito incômodo e ainda pode refletir em outras dores como a de cabeça. Assim como qualquer outro sentimento anormal no organismo, a dor no dente pode ser a causa de diferentes problemas.

Causas da Dor de Dente

Entre as possíveis causas de dor de dente estão:

Cáries: A cárie é um furo causado no dente por um bactéria. Ele acontece quando os resíduos dos alimentos não são bem retirados, atraindo as bactérias que se alimentam deste. Caso a cárie faça buracos muito fundos podem chegar ao canal do dente(veias que o conectam com a gengiva), causando intensa dor.

causa da dor de dente

Batidas: quem sofreu batidas na boca podem fraturar o dente ou sua raiz. Neste caso, haverá bastante dor na mastigação ou ao ter contato com líquidos e alimentos muito quentes ou frios. Para solucionar o problema o mais indicado é ir num dentista para verificar os danos e realizar o tratamento correto.

Dente nascendo: Para que o dente nasça ele precisa perfurar a gengiva, processo que causa intensa dor, principalmente quando diz respeito ao último dente da arcada: o siso. Para aliviar a dor é possível tomar remédios como ibuprofeno, mas ainda é indicado ir ao dentista para verificar se o crescimento está acontecendo de forma adequada ou se precisa ser tomada alguma medida de interferência.

Uso de aparelhos dentários: Os aparelhos, independente se fixos ou móveis, tem o intuito de forçar seus dentes a mudar de posição. Isso quer dizer que estão sendo constantemente puxados para um determinado lado, o que pode causar dor. Para aliviar aposte em remédios como o paracetamol, por exemplo.

Sinais de Alerta para ir ao Dentista

Caso o dente esteja sangrando, ficando ligeiramente preto ou ainda está demasiadamente sensível a alimentos gelados ou quentes por mais de 5 dias consulte com urgência um odontologista, pois alguma lesão mais séria pode ter acontecido e serão preciso medidas imediatas que vão variar de acordo com cada situação.

principais causas da dor de dente

Lembre-se que as dores do corpo são sinais de que é preciso fazer algo para resolver o problema causador do incômodo. Por tanto, se você sentiu dores no dente, provavelmente devido a alguma cárie, não procrastine a consulta ao dentista, pois a tendência é que a dor volte sempre com  mais intensidade e o problema progrida, tornando-se mais difícil de tratá-lo.

Como aliviar a dor de dente


principais causas da dor de dentePassar fio dental:
Ao passar fio dental, pode-se retirar pedaços de alimentos que podem eventualmente causar inflamação


principais causas da dor de denteEnxague a boca com água morna e sal:
essa solução é ótima para estimular a limpeza do local e a curar mais facilmente infecções


principais causas da dor de denteUtilize bolsas de gelo:
ao resfriar o local da dor a circulação no local diminui e o local fica com a sensação de anestesiado


principais causas da dor de denteChupar gelo:
Chupar gelo tem a mesma intensão de resfriar o local, mas pode ser ainda mais eficaz, pois deixa o dente em contato direto com a superfície gelada.


principais causas da dor de dentePasse óleo de cravo da índia:
este óleo é potente contra bactérias e ajuda a aliviar a dor


principais causas da dor de denteDê preferência a alimentos frios:
Frutas geladas e sorvete são ótimos para aliviar a dor e não exigir muita mastigação.


principais causas da dor de denteEsterilize o local constantemente:
Tomar água, bicarbonato de sódio e fazer bochechos não irão aliviar o local, mas irão ajudar a limpar deixando o ambiente bucal mais propicio para o combate a bactérias causadoras de infecções.

Remédios para Dor de Dente

Os remédios mais receitados para dor de dente são os analgésicos e anti- inflamatórios:

  • Parecetamol
  • Ibuprofeno
  • Aspirina

Como Prevenir a Dor de Dente

escovar os dentes

A melhor forma de prevenir dores de dente é criando um ambiente bucal saudável. Escovar os dentes sempre após a refeição, não abusar dos doces, passar fio dental, não esquecer de escovar a língua e frequentar ao menos de 6 em 6 meses o dentista para fazer uma avaliação, limpeza completa e o orientar em caso de possíveis problemas.



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (36 votes, average: 4,31 out of 5)
Loading...