Infectologia – O que faz, salário médico e quando procurar

O infectologista é o profissional especialista em doenças infecto-contagiosas. Ou seja, cuida de pacientes com doenças infecciosas e parasitárias. Essas doenças são causadas por vírus, fungos ou qualquer outro micro-organismos. A infectologia também cuida e previne para que não ocorram epidemias ou infecções hospitalares. Entenda melhor o que faz, quando procurar e saiba quanto ganha um médico infectologista:

infectologia o que estuda

Campo de estudo da infectologia

A infectologia é uma área muito abrangente, estudando os problemas causados por patógenos que invadem o corpo humano.Esses patógenos causam sérios problemas de saúde, atacando diversos órgãos diferentes. O papel do médico infectologista é identificar qual bactéria, vírus, parasita ou fungo está causando a doença e indicar o melhor tratamento para combatê-lo.

Esse profissional combate, também, as epidemias. Esse estudo é chamado de epidemiologia. Afinal, há vários parasitas que são disseminados nomeio ambiente e, se não forem controlados, causam sérios danos à sociedade, por exemplo, a febre amarela ou a dengue.

O infectologista poderá prevenir esses casos recomendando vacinas e indicando ações de preservação que diminuem os riscos de contaminação.

Há outras áreas de estudo para esse profissional, como: imunologia, cirurgia, pediatria, psicologia médica entre muitas outras que envolvem processos infecciosos.

São várias as doenças tratadas por esse profissional, algumas delas são:

  • Gripes;
  • Abscessos cerebrais;
  • Meningite;
  • Bronquite;
  • Sinusite;
  • Pneumonia;
  • Hepatite;
  • DSTs;
  • Infecções de pele e ossos;

As doenças tropicais, como dengue, doença de Chagas e malária também são diagnosticadas e tratadas por esse profissional.Sua presença é obrigatória em todos os hospitais, para que ele analise, previna e controle qualquer tipo de infecção que possa acontecer dentro desse ambiente.

infectologista quanto ganha

Exames e procedimentos mais comuns

Os exames e procedimentos mais comuns para um infectologista variam de acordo com a suspeita da doença. Geralmente são analisados:

Antes de iniciar o tratamento, o médico fará uma pesquisa para tentar identificar a origem da sua patologia. Ele fará perguntas como: você viajou recentemente para algum lugar com surto de determinada doença infecciosa ou se consumiu determinado tipo de alimento.

Salário inicial

O salário de um médico infectologista pode variar de acordo com o local de trabalho: setor público ou particular, clínica própria ou hospital. Em média, o salário desse profissional é algo entre R$ 6.700,00 e R$ 8.200,00, trabalhando durante 21 horas semanais.

Vale frisar que a cidade e o estado também influenciam consideravelmente na média salarial de um infectologista.

Quero ser infectologista, o que devo fazer?

imunologista o que fazEsteja preparado para estudar e se dedicar muito! A princípio, para ser um médico infectologista, precisará estudar medicina. Em seguida, fazer a especialização que acontece nos 3 anos de residência médica. O primeiro ano da residência é feito na clínica, os outros dois são específicos na área de estudo.

Como o campo de atuaçãoe de estudo são vastos, há possibilidade de se subespecializar em uma área específica, por exemplo, fungos ou infecção hospitalar. Para isso, o futuro profissional deverá fazer mais um ano de residência estudando essa área em particular.

Além disso, durante sua carreira, será imprescindível manter-se atualizado. Afinal, é comum surgirem novas doenças infecciosasou o vírus que causa determinada doença pode sofrer uma mutação – como exemplo temos oZica vírus, uma doença causada pelo mesmo parasita transmissor da dengue.Essa atualização deve ser comprovada a cada 5 anos.

Ou seja, a cada 5 anos o profissional deverá juntar 100 créditos de atualização. Esses créditos podem vir de palestras, artigos científicos, congressos e outros. Caso ele não consiga os créditos suficientes, a cada 5 anos deverá realizar uma prova para comprovar que vem se atualizando.

Quando procurar um infectologista?

O paciente deverá procurar um médico infectologista quando:

  • Tiver febre alta ou persistente;
  • Diarreia e/ou vômito;
  • Dores nas juntas;
  • Sintomas de gripe que não melhoram com tratamento;
  • Quando viajar para países tropicais ou algum local de risco de determinada infecção.

Ao perceber qualquer sintoma repentino ou que não melhore com o tratamento, o médico deverá ser consultado o quanto antes.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply