Gluteoplastia (Prótese de Glúteo) – Preço, Como é feita, Riscos

A prótese de glúteo é uma cirurgia plástica que consiste num implante colocado na região glútea para aumentar o volume da área. O procedimento é feito de silicone e funciona de maneira análoga às célebres próteses de silicone para os seios embora sejam mais resistentes e espessas do que estas. O uso de silicone injetável é proibido por lei por causar rejeição pelo organismo, o que pode causar graves inflamações.

O uso de próteses mamárias, mais baratas, no lugar de autênticas próteses de glúteo pode causar problemas devido à menor resistência, que pode não ser suficiente para suportar a pressão a que está sujeita a região glútea.

As próteses de glúteo podem ser semiesféricas (mais redondas) ou trapezoides (mais ovais). A escolha do volume e da forma dos implantes depende dos formato do traseiro do paciente e do resultado final que deseja. O cirurgião, na consulta inicial, pode orientar o paciente na escolha do implante mais adequado para seus objetivos.

Com os avanços que sofreram os implantes para os glúteos, estima-se que eles só precisam ser trocados em 30 anos a não ser que haja ruptura por trauma.

prótese de glúteos

O procedimento de implantação da prótese de glúteo

Para implantar as próteses de glúteo, realiza-se uma gluteoplastia de aumento (esse procedimento também pode ser feito para enxertar gordura do próprio paciente na região glútea). Trata-se de um procedimento relativamente simples que, na falta de imprevistos, dura, em média, entre uma hora e meia e duas horas, o que não inclui o período de preparação anestésica que precede a cirurgia ou a internação pós-operatória.

Uma pequena incisão (de cerca de 7 centímetros) é feita na prega que separa as nádegas, o sulco interglúteo, o qual ajuda a ocultar a cicatriz da operação, geralmente muito pouco visível.  Por meio dessa incisão são colocados os implantes, que ficam dentro do músculo glúteo maior.

O procedimento de colocação dos implantes de glúteo pode ser combinado a outros procedimentos estéticos, por exemplo, a lipoaspiração.

O ato cirúrgico é realizado com anestesia peridural ou anestesia geral, conforme as necessidades do caso, e deve ser realizado em hospital, não em clínica.

gluteoplastia como é feita

Contraindicações

O implante de silicone nos glúteos deve ser evitado por menores de 18 anos, gestantes, mães no período de amamentação, pessoas com problemas cardíacos, pessoas com problemas lombares e pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Pessoas com região glútea muito flácida devem passar por uma cirurgia de retirada de pele para deixar a área mais rígida antes que se possa implantar silicone na região.

Como dito acima, o procedimento cirúrgico é considerado simples. É bem raro que haja complicações sérias, mas toda cirurgia comporta riscos.

Entre as complicações possíveis, estão infecção, hematoma, exteriorização do implante, problemas relacionados à anestesia e exagerada retração da cápsula fibrosa formada pelo organismo ao redor do implante.

Possíveis problemas

prótese de glúteos riscosEntre as consequências indesejáveis comuns, pode-se mencionar a formação de queloides ou de cicatrizes hipertróficas em pacientes que tenham tendência para esses problemas. Ambas são vermelhas, ficam em alto relevo, destacando-se do tecido original, podem causar coceira e são causados pelo excesso de colágeno e proliferação de fibroblastos (células que constituem a base do tecido conjuntivo).

As principais diferenças entre a cicatriz hipertrófica e o queloide são que a primeira fica restrita ao local da incisão e tende a regredir com o passar do tempo. O queloide, por sua vez, pode invadir tecido vizinho da cicatriz original e não regride naturalmente.

Até certo ponto, cicatrizes hipertróficas e queloides podem ser previstos na consulta inicial, na qual o paciente informará sobre seu histórico. Além disso, há recursos para tratamento desses fenômenos. Tão logo note alguma alteração do gênero, o paciente deve alertar o médico.

Uma complicação relativamente frequente, abrangendo cerca de um quinto dos pacientes, é a abertura dos pontos feitos na incisão, o que pode exigir que a sutura seja refeita.

Outro problema possível é a ruptura da prótese de glúteo em caso de trauma muito forte, caso no qual o dispositivo pode funcionar como amortecedor e proteger a bacia do paciente do choque. Em caso de ruptura, a prótese danificada pode ser substituída.

O paciente deve informar sobre sua situação de saúde e sobre os remédios que está tomando e procurar tirar as dúvidas que possua sobre o procedimento cirúrgico. O paciente deve fazer todos os exames e avaliações requisitadas. O cirurgião, na consulta inicial, deverá informar o paciente das medidas que ele deve tomar em preparação ao procedimento cirúrgico. Não é preciso lembrar que as instruções devem ser seguidas rigorosamente.

Cuidados do pré operatório

Entre os cuidados pré-operatórios típicos, pode-se mencionar o jejum absoluto nas 8 horas que antecedem ao procedimento cirúrgico (permitindo-se apenas consumo do mínimo de água indispensável ao consumo dos remédios habituais).

Recomenda-se ainda parar de fumar nos 20 dias que antecedem ao ato cirúrgico, evitar consumir bebidas alcoólicas nos dez dias que precedem a realização da cirurgia, evitar remédios emagrecedores, moderadores de apetite e certos diuréticos, suspender ainda o uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), como, por exemplo, aspirina e bufferin, além de remédios que contenham ticlopidina ou clopidogrel.

Também deve ser suspenso o consumo de anticoagulantes, sejam eles naturais, como Ginkgo Biloba, ou produtos farmacêuticos como marevan e marcumar . Deve ser evitado o consumo de vitamina E. O cirurgião deve especialmente ser informado quanto ao consumo de remédios antidepressivos.

Deve-se evitar sol intenso na quinzena que antecede a cirurgia. Deve-se ainda evitar depilação ou raspar pelos na região a ser operada e nas proximidades. Deve-se evitar chegar com os cabelos molhados e deve-se lavar bem o interior do umbigo na véspera da operação. Na noite que antecede a cirurgia, deve-se descansar bem. O paciente deve levar as caixas ou receitas de remédios que usa e os resultados dos exames e avaliações que fez e informar qualquer alteração de saúde que tenha experimentado.

A menstruação não impede a realização do procedimento, mas convém marcá-lo para quando a mulher não estiver menstruando.

protese de glúteos

Período pós-operatório e seus cuidados

O paciente deve seguir as instruções do cirurgião para o período pós-operatório. O período de internação pós-cirurgia costuma ser de entre 24 e 48 horas. Os primeiros dias do pós-operatório podem ser marcados por um pouco de dor, que cede depois de algum tempo e pode ir sendo controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. Deve-se evitar deitar de costas por 21 dias.

O tabagismo interfere no processo de cicatrização e deve ser evitado nas duas semanas seguintes à cirurgia. Por duas semanas, o paciente deve também evitar os remédios, produtos naturais e vitaminas.

Podem ser colocados drenos para evitar que se acumule secreção ao redor da prótese glútea. Eles geralmente são retirados no segundo ou terceiro dia após o procedimento cirúrgico.

Embora a diferença possa ser notada imediatamente, o resultado final só se revela por volta de seis meses depois da realização da cirurgia. Depois de dois meses, a maior parte do edema (inchaço) causado pela operação some – é esse o período em que mais se modifica a região.

gluteoplastia resultados

Exercícios físicos podem ser retomados gradualmente após dois meses de instalação da prótese. O paciente geralmente pode tomar banho a partir do segundo dia que se segue à cirurgia.

É muito importante ressaltar que, após a colocação dos implantes, injeções não devem mais ser aplicadas na região glútea do paciente. O braço passa a ser a região mais adequada para isso.

Preço da gluteoplastia de aumento

O preço do procedimento varia de acordo com a região do país, estabelecimento na qual será realizado, tipo de implante e características específicas do caso. Em média, o preço varia entre 10 mil e 16 mil reais.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply