Glifage – Emagrece? Preço? Indicações e Bula

O Glifage é um medicamento de uso oral utilizado no tratamento de pessoas diabéticas do tipo 1 e tipo 2. Geralmente o uso desse remédio é associado a uma alimentação equilibrada e prática de atividades física, ele mantém os níveis glicêmicos estabilizados.

Esse medicamento é basicamente composto de metformina, um remédio muito comum no tratamento de diabetes. Essa substância ajuda a regular os níveis de insulina no seu organismo, forçando-o a utilizar o hormônio produzido pelo pâncreas corretamente ao invés de rejeitá-lo. Assim, a glicose ingerida durante as refeições passa novamente a ser absorvida pelo corpo, estabilizando a curva glicêmica no sangue.

O uso de medicamentos com metformina não é o suficiente para aqueles que estão em regime hipoglicídio. Em todos os casos o uso dele precisa ser regulado, conforme as orientações de um médico para poder auxiliar a melhor utilização do remédio levando em consideração as especificidades do organismo.

Quando devo usar – Indicações

O uso de Glifage é indicado para o tratamento da diabetes tipo 1 e 2, principalmente os não dependentes de insulina (diabetes de maturidade, diabetes de obeso, diabetes em adultos com peso normal ou sobrepeso). O medicamento também é recomendado para quem tem ovários policísticos (síndrome de Stein Leventhal)

Antes de iniciar o tratamento é preciso confirmar algumas informações sobre o organismo, principalmente a respeito da creatina. Para iniciar o tratamento os resultados de seu exame de sangue precisam estar dentro do seguinte padrão:

  • Creatina < 1,5 mg/dl em homens e <1,4 mg/dl em mulheres

Após o inicio do uso do medicamento é preciso realizar exames com periodicidade de uma vez ao ano para observar se houve alterações do funcionamento dos rins. Já para pessoas que possuem algum tipo de complicação circulatória ou renal e que foram autorizadas a fazer uso do medicamento, os exames devem ser feitos pelo menos quatro vezes ao ano.

Qualquer elevação no nível de creatina deve ser analisada com cuidado, pois o uso do remédio contém o risco de acidose láctica – acidificação do sangue bastante perigosa.

diabetes

Glifage XR emagrece?

De acordo com estudos clínicos dos efeitos do Glifage Xr, foi comprovado que o uso regular da metformina está associado com o emagrecimento. Por tanto, é possível que aqueles que utilizam esse medicamento tenham alguma perda de peso, que não deve ser exagerada.

Contra-indicações do uso de Glifage Xr

O Glifage XR é contra-indiciado para quem possui:

  • Hipersensibilidade ou qualquer tipo de alergia a metformina ou a algum outro componente da fórmula;
  • Problemas no fígado ou rins;
  • Para quem tem diabetes não controlada;
  • Quem sofre problemas de desidratação;
  • Quem possuem infecções graves;
  • Cardíacos em tratamento;
  • Quem sofre de problemas circulatórios ou respiratórios (o remédio pode provocar falta de oxigenação).

O remédio ainda não pode ser tomado em condições de:

  • Ingestão de álcool.
  • Após ter feito cirurgias de grande porte ou qualquer tipo de exame que utilize contraste com iodo (exames como raio-x ou tomografia as vezes os utilizam). Caso venha a fazer uma cirurgia, o recomendado é que pare de tomar o Glifage com até duas semanas ou o quanto for recomendado pelo seu médico antes de realizar o procedimento cirúrgico.

Uso de Glifage na gravidez

Quem possui diabetes durante a gravidez as formas de tratamento são diferenciadas. Por tanto, antes de iniciar qualquer consumo de medicamentos para diabéticos, consulte seu médico, pois geralmente, grávidas diabéticas são tratadas com insulina. Se ainda não tiver certeza se está grávida evite o uso do Glifage XR e converse com o seu médico antes de iniciar qualquer automedicação.

O uso do Glifage XR é contra-indicado para mulheres em período de amamentação.

Para crianças

O uso do medicamento não é indicado para crianças e adolescentes. Dosagens diferentes são permitidas para crianças acima dos 10 anos. O remédio é completamente liberado para pessoas com idade acima dos 17 anos.

Antes de iniciar o uso em pacientes adolescentes o diagnóstico da diabetes mellitus tipo 2 deve ter sido confirmada. Os estudos laboratoriais levaram em consideração efeitos para pacientes em fase de crescimento e comprovou que não há danos em longo prazo, no entanto sem garantias. Por tanto o uso desse medicamento nessa faixa etária precisa ser controlado pelo seu médico.

Crianças abaixo dos 10 anos não foram estudadas e não devem tomar o medicamento.

Efeitos Colaterais Glifage

Confira todos os efeitos colaterais que o Glifage pode causar:

  • Os casos de acidose lática devido ao consumo do remédio são muito raros, mas o medicamento pode gerar a diminuição da vitamina B12. Por tanto é sempre bom estar controlando os níveis através de exames de sangue para avaliar uma possível reposição;
  • Dores de cabeça;
  • Distúrbios do paladar;
  • Distúrbios gastrointestinais: alterações do funcionamento do sistema gastrointestinal como náuseas, vômitos, diarreia, entre outros. Para prevenir esses sintomas recomenda-se que os comprimidos sejam tomados de 2 ou 3 vezes diárias, esses efeitos colaterais são muito comuns;
  • Erupções na pele: essas alterações são muito raras, elas devem ser resolvidas com a parada do uso do medicamento.

A comercialização desse remédio é autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conforme liberação publicada no site oficial: http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/972_01re.htm

Glifage posologia correta

glifageO Glifage pode ser encontrado em diferentes dosagens no mercado, por tanto fique atento a posologia correta do medicamento.

Glifage Xr 500mg – A dose inicial usual do medicamento é de 1 comprimido, o qual deve ser ingerido todos os dias durante o jantar. A dose poderá ser alterada de acordo com orientações médicas a cada duas semanas até que chegue a 4 vezes ao dia (2000 mg de metformina).

Glifage  Xr 700 mg – Deve-se tomar sempre uma dose inicial de 1 comprimido diário antes do jantar. A dose pode ser aumentada conforme a necessidade do paciente até que se chegue ao máximo de 3 vezes ao dia  (2.250 mg).

Glifage Xr 1g – Usado em pacientes que já têm histórico de tratamento com medicamentos a base de metformina. Devem ser ingeridos dois comprimidos durante o jantar, dose máxima.

Pacientes que já faziam algum tipo de tratamento com cloridrato de metformina têm a indicação de inciar com a dosagem de 1 g diária. Além disso, é possível que o médico recomende variações de mg durante o dia como, por exemplo, 2 comprimidos (500 mg) no café da manhã e outros dois durante o jantar ou então 750 mg durante o café da manhã e outros 2 comprimidos de 750 mg no jantar. A dose total por dia deve ficar sempre entre 1.000 mg e 2.000 mg, nesse caso.

Para quem possui diabetes do tipo 2 (aqueles que não dependem de insulina) em combinação como outros medicamento hipoglicêmicos para potencializar os efeitos.

Já para os pacientes com diabetes tipo 1 (aqueles dependentes de insulina) a metformina pode substituir a insulina administrada ou ainda reduzir os níveis diários.

A dose máxima é de 2.500 mg. Não é recomendado que pacientes idosos utilizem a dose máxima diária permitida. Essa dosagem precisa ser avaliada conforme a função renal da pessoa.

Composição

O principio ativo desse remédio é basicamente a metformina somado a excipientes, a única coisa que muda é a quantidade das substâncias.

Glifage xr 500 mg 

Cloridrato de metformina – 500 mg.
Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica, hipromelose e celulose microcristalina.

Glifage xr 750 mg 

Cloridrato de metformina – 750 mg.
Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica e hipromelose.

Glifage xr 1g 

Cloridrato de metformina – 1 g.
Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica e hipromelose

Preço do Glifage

O preço do Glifage XR pode variar de acordo com as farmácias e dosagens. Existe a embalagem com 30 comprimidos revestidos de ação prolongada e a caixa com 10 ou 30 comprimidos de Glifage 1g.  O medicamento de 500 mg com 30 comprimidos costuma variar na faixa dos R$ 6,00 até os R$ 15,00. O laboratório farmacêutico que comercializa este produto é a Merck. 

Independente da quantidade comprimidos que você vai comprar é mais garantido comprar a caixa de 30 comprimidos, assim você só precisa fazer a compra uma vez e durar mais tempo.

Ficou alguma dúvida? Então leia a bula oficial do medicamento disponível  aqui.

Não use esse medicamento sem a prescrição médica, há diferenças de recomendações entre a diabetes tipo 1 e tipo 2 que podem trazer riscos para a sua saúde se tomado de forma equivocada. Lembre-se que a estabilização dos níveis glicêmicos no sangue também depende de outras situações relativas a seus hábitos alimentares e físicos, independente do tipo de diabetes que você tem. Se possui dúvidas se pode ou não utilizar o remédio converse antes com um médico ou farmacêutico.

 

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (83 votes, average: 4,54 out of 5)
Loading...

Leave a Reply