Fezes com sangue? Descubra as principais causas e o que pode ser.

Quando o corpo humano está com problemas, ele tende a nos dar sinais. Esses sinais são diversas anormalidades para chamar a atenção de que há um problema, sendo eu evacuar fezes com sangue pode ser um sinal emitido pelo corpo para a presença de anormalidades.

Apesar de ser um fato muito assustador, esse sintoma pode ser sinal de problemas simples.Contudo, é essencial que se consulte um médico,a fim de que ele possa identificar a real causa e começar um tratamento, o mais breve possível.

Conheça, abaixo, as principais causas de fezes com sangue, em ordem de acordo com a causa menos grave, até aqueles problemas que requerem uma atenção maior:

1. Realização de Colonoscopia

Fezes com sangue? Descubra as principais causas e o que pode ser.

Colonoscopia é um exame em que um tubo fino é inserido pelo ânus, o que pode causar alguns traumas na parede do intestino, levando ao sangramento durante a evacuação.

Se houve a realização do exame nas últimas 24 horas, a presença de sangue nas fezes é comum. Mas, se o sangramento for intenso e ultrapassar um dia, é importante consultar um médico.

2. Fissura anal

Uma fissura anal é um corte ou uma rachadura no revestimento do ânus, causada por algum trauma no órgão ou no revestimento anal.

Em outras palavras, são pequenas feridas que surgem na região, sendo comum que haja sangramento quando a pessoa está evacuando.

Para aliviar as dores, é recomendável ingerir bastante água e comer alimentos leves. Entretanto, é necessário procurar um proctologista, para que este possa receitar remédios para a cicatrização ou até indicar a necessidade de cirurgia.

3. Hemorroidas

Hemorroidas é uma doença muito comum, que causa a inflamação das artérias e veias localizadas no ânus.

Os principais sintomas da doença são dor, dificuldade para evacuar, coceira e fezes com sangue.

Para o tratamento, a consulta com um médico é necessária, para obter o diagnóstico preciso e a receita para comprar os medicamentos do tratamento. Entretanto, para aliviar a dor, o paciente pode realizar banhos de assento de 15 a 20 minutos, com água morna.

4. Diverticulite

É uma doença que, normalmente, atinge pessoas com mais de 60 anos. É caracterizada pela formação de pequenas bolsas na parede do cólon, devido à obstrução do divertículo, provocado por pequenos pedaços de fezes.

Os sintomas dessa doença são: náuseas, dores abdominais (normalmente, na parte inferior esquerda do abdômen), vômitos e, principalmente, fezes com sangue.

5. Doença de Crohn

Fezes com sangue? Descubra as principais causas e o que pode ser.

Outra causa é a Doença de Crohn. Trata-se de uma doença grave, que compromete o funcionamento de todas as camadas localizadas na parede intestinal, podendo afetar todo o sistema digestivo.

Um dos principais sintomas dessa doença é a presença de sangue nas fezes, junto com diarreia, dores abdominais, falta de apetite, perda de peso.

O tratamento da doença é feito com antibióticos e corticoides, sendo que, dependendo do grau em que se encontra, pode ser preciso intervenção cirúrgica.

6. Câncer no intestino

Por fim, a causa mais grave pode ser um sinal de câncer no intestino. Esse tipo de sangue encontrado nas fezes é de coloração de um avermelhado vivo.

Entretanto, é uma hipótese mais rara. É preciso ter a presença de outros sintomas específicos, como perda de peso, cansaço excessivo, sensação de que a região anal está ‘pesada’ e alterações anormais no transito intestinal.

Se houver histórico de câncer intestinal na família e o surgimento de qualquer desses sintomas é preciso realizar uma consulta com um médico.

Fezes com sangue: quando procurar um médico

Procure imediatamente um médico quando:

  • As fezes com sangue continuarem por um período superior a 1 semana;
  • A quantidade de sangue aumentar com o passar dos dias;
  • Surgirem outros sintomas, como febre, dores abdominais, vômitos, etc.
  • Há recorrência da doença.

Outro fator que também pode ocasionar fezes com sangue é a presença de vermes no organismo.

Procure um proctologista ou gastroenterologista, a fim de diagnosticar a causa e buscar o melhor tratamento.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply