Fecundação – Entenda a Concepção e Veja tudo Sobre a Fertilização

Fecundação, concepção ou fertilização é o momento em que o espermatozóide encontra o óvulo e dá início à produção de uma nova vida. É visto por muitas pessoas como um momento único e muito belo. Acontece não só nos seres humanos, mas em vários outros seres vivos após a copulação do macho com a fêmea.

A fecundação é quem deu origem à todos nós até então e existe muitas informações que precisamos entender sobre o procedimento. Veja aqui como ele acontece e tire todas as suas dúvidas em relação ao momento da concepção. Nesse artigo você irá encontrar todas as informações de uma maneira fácil de entender sobre a concepção.

O que é Fecundação?

Fecundação

A fecundação é o momento da união dos gametas masculinos e femininos, no caso dos seres humanos, dos espermatozóides e óvulo, formando o zigoto. A fecundação só pode ocorrer em seres da mesma espécie ou espécies muito próximas do processo evolutivo, ou seja, é impossível humanos terem o óvulo fecundado por outros tipos de animais.

A fecundação acontece nas trompas e depois disso o zigoto se encaminha até o útero. Depois disso ele se divide em duas células, depois em quatro, oito e assim por diante, até formar o embrião, formando um ninho.

Como Funciona?

Os espermatozóides são atraídos por substâncias químicas liberadas pelo óvulo e nadam em direção à ele para encontrar essas substâncias. O sêmen também produz substâncias que estimulam contrações na musculatura do óvulo, os movimentos são conhecidos como flagelos e ajudam o espermatozóide à chegar até a tuba uterina.

fertilização

Milhares de espermatozóides morrem no trajeto, há apenas um vencedor. Isso porque a vagina está pronta para atacar invasores. O pH ácido da região também pode ser fatal para a maioria deles, enquanto outros continuam na luta.

Ao atingir a camada mais externa do óvulo o espermatozóide libera substâncias digestivas que ajudam a dispersar as células foliculares. O primeiro que entrar na membrana vitelínica, a camada mais interna, irá impedir que mais espermatozóides penetrem no óvulo.

Fecundação a cada semana

Veja a divisão do que acontece em cada semana após a fecundação:

  • Entre a primeira e segunda semana – ocorre a união do espermatozóide e óvulo e a divisão celular.
  • Terceira semana – após se dividir em milhares de células forma-se o blastocisto.
  • Quarta semana – o embrião se forma em três planos distintos – interno, médio e externo.
  • Quinta semana – o embrião já possui o tubo neuronal que origina a medula espinhal e o cérebro. Ele ainda mede aproximadamente 4mm.
  • Sexta semana – o crânio já está quase todo formado e o feto mede 6 mm.

Como saber se a fecundação aconteceu?

concepção

Muitas mulheres que desejam engravidar e estão tentando ter um filho buscam sinais de que ocorreu a fecundação. Para se ter certeza é preciso fazer um exame de sangue, que procura indícios da produção do Hormônio Coriônico Gonadotrófico, conhecido por HCG. Esse hormônio é liberado quando o zigoto atinge o útero e faz com que o órgão produza estrogênio e progesterona.

Esse hormônios funcionam como um aviso ao corpo da gravidez e o corpo para de ovular, pela falta de FSH e LH. A cessão desses hormônios também impede que a mulher continue menstruando. A falta de FSH é o indicativo da gravidez e costuma aparecer logo no primeiro atraso da menstruação.

Existem muitos testes caseiros para saber se está grávida, porém eles não funcionam e apenas o exame de sangue realmente pode indicar se ocorreu ou não a fecundação ou até mesmo um teste de gravidez. Alguns sintomas comuns e notados no período podem ser confundidos com os sintomas pré-menstruais. Eles incluem:

  • Dor e inchaço nos seios;
  • Dor de cabeça leve, porém persistente;
  • Corrimento rosado pelo 10º ou 12º dia após a fecundação;
  • Cólica uma semana após o período fértil;
  • Fadiga, cansaço e sonolência.

Fertilização Artificial

A fertilização ocorre naturalmente, mas em alguns casos as mulheres podem procurar a fertilização artificial, aquela feita em laboratório. Os casos mais comuns são quando não possuem um parceiro fixo e desejam ter um filho. O procedimento é comum também ser realizado por mulheres com maridos inférteis.

O procedimento é chamado de fertilização in vitro. Ele acontece fora do corpo da mulher e após fertilizado o zigoto é introduzido dentro do útero para se desenvolver. Em alguns casos é comum ter que repetir o procedimento devido a dificuldade do óvulo se fixar na parede do endométrio para se desenvolver.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply