Exames laboratoriais por imagem – Quais são? Como liberar Guia e Interpretar Resultado

Exames laboratoriais por imagem são procedimentos que têm como função permitir que os médicos enxerguem o interior do corpo de um paciente. Isso acontece por meio de diferentes formas de energia, tais como raios-X, ondas sonoras, campos magnéticos e partículas radioativas.

Os exames de imagem são seguros e podem ser feitos de diversas formas. Conheça sobre os tipos mais comuns, como são feitos, onde são realizados e a média de preços destes procedimentos.

exame laboratorial por imagem resultados

Exames por imagem e sua importância

Exames realizados por imagem são capazes de mostrar as estruturas normais do corpo e suas funções, bem como podem identificar anomalias que são provocadas por muitas doenças.

Tomando-se como exemplo uma doença série como o câncer, os exames de imagem são extremamente essenciais, pois podem:

  • Diagnosticar a doença em estágios iniciais, isto é, a detecção da doença – podendo identificar o problema antes mesmo da pessoa apresentar sintomas;
  • Diagnosticar uma massa ou nódulo (um tumor), quando a pessoa tem sintomas. Nesse caso, os sintomas podem ser sinais de outra doença também.
  • Identificar se aquela massa ou nódulo tem suscetibilidade em ser um cancerígeno;
  • Determinar a localização exata do tumor;
  • Avaliar a extensão da doença, de modo que seja possível decidir qual é a melhor forma de tratamento para aquele determinado paciente.

Independentemente do tipo de doença, os exames de imagem podem fazer parte do acompanhamento de um tratamento – verificando se houve diminuição do tumor (no caso de câncer, por exemplo) e/ou ocorreu crescimento do problema.

Não somente isso, os exames de imagem fazem a análise, após o tratamento, de qualquer recidiva da doença que acometia o paciente.

A realização dos exames por imagem é de capacidade do médico, do técnico ou de outro profissional certificado. A complexidade dos exames de imagem pode exigir que eles sejam feitos em hospitais, clínicas, postos de saúde ou outro local especializado. O radiologista é o profissional que faz a interpretação e redação do laudo dos resultados dos exames. O médico do paciente também faz a leitura dos exames.

Tipos de exames por imagem – Como são feitos?

A Radiologia é uma área da Medicina que cresce rapidamente em tecnologia e modernidade. Cada vez mais os aparelhos que realizam os exames por imagem trazem mais qualidade e benefícios no diagnóstico de enfermidades.

Cada tipo de exame por imagem possui suas especificidades, sendo importante que o paciente conheça quais são os principais, suas funções, como são feitos e o que eles identificam.

Radiografia convencional (o famoso raio-x)

O raio-x é usado de maneira ampla para, verificar o tórax, os ossos e o pulmão.

O exame é feito da seguinte maneira:

  • Um gerador emite um feixe de elétrons, que colide contra os átomos,
  • Um tipo de imagem em duas dimensões é formada, dependendo do material e do átomo, sendo ou mais clara ou mais escura;
  • O raio ultrapassa o corpo, criando uma sombra que colide, de modo que se imprima a imagem no filme que está no outro lado.

Ou seja, o paciente fica entre o filme que registrará a imagem e a fonte que emite os raios-X.

Tomografia

A tomografia é também uma forma de raio-X, só que traz mais detalhes e uma melhor resolução das imagens. Além disso, ela tem a possibilidade de reconstruir tridimensionalmente o corpo do paciente, sendo muito indicada para examinar órgãos como o cérebro e o coração.

Esse exame funciona pela emissão de feixes de elétrons de forma circular – é por isso que o paciente fica em posição horizontal e “entra” em uma espécie de círculo com abertura no fundo. Já falamos aqui como interpretar os resultados da tomografia computadorizada.

exame por imagem interpretar resultados

Ressonância magnética

A ressonância magnética é utilizada para examinar detalhadamente os ossos, o tórax, os pulmões, o coração e os vasos sanguíneos.

Ao contrário dos outros dois tipos de exame por imagem citados anteriormente, esta forma de diagnóstico não utiliza radiação, mas sim um grande imã. O que isso significa: o campo magnético do equipamento fará o alinhamento de água e hidrogênio para um mesmo lado do corpo.

O movimento dos átomos emitirá sinais que, por sua vez, criarão as imagens. Já descrevemos aqui o procedimento completo da ressonância magnética. 

Ultrassonografia

A ultrassonografia, conhecida também como ultrassom, é um exame que também não faz uso de radiação, pois trabalha com o eco de ondas sonoras.

O exame faz com que a onda sonora bata e retorne, fazendo com que a “sombra” dos locais de colisão seja impressa.

Em geral, a ultrassonografia é recomendada para análises vasculares, musculares e abdominais. Já comentamos antes no site sobre como funciona a ultrassonografia. 

exame por imagem ultrassom

Mamografia

A mamografia é um dos exames mais comuns para as mulheres, pois faz o estudo dos tecidos das mamas e detectam sinais de nódulos ou cistos com muita facilidade.

Atualmente, existem dois tipos de mamografia: a convencional e a digital.

As mamas são comprimidas, tanto superior e inferiormente por duas placas planas. O tecido mamário é submetido à radiação, para criar as imagens. Antes de fazer o exame confira o texto do Nursing sobre mamografia.

exame laboratorial por imagem mamografia

Onde fazer exames por imagens – Preços Médios

As chances de diagnóstico precoce aumentam consideravelmente quando um paciente realiza com regularidade seus exames por imagem. Isso, como consequência, promove maiores chances de cura e contribui para o sucesso do tratamento oferecido pelo médico.

Os exames laboratoriais por imagem podem ser realizados em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde e locais especializados em diagnóstico por imagem.

Determinar uma média de valores para cada exame se torna bem difícil, pois muitos fatores podem alterar de maneira significativa no preço final, tais como a região em que você mora, o local de realização do exame e se há alguma particularidade necessária (contraste, por exemplo).

De toda forma, cabe lembrar que esses exames estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população brasileira.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply