Exame Toxicológico – O que é, para que serve, entenda a lei, preço

O exame toxicológico é um procedimento laboratorial que serve para detecção de rastros de de uso de drogas no organismo de um indivíduo. O uso é recorrente entre empresas que trabalham com motoristas registrados, o mesmo também é usado para quem quer tirar a sua primeira habilitação ou no caso de acidentes de trânsito em que haja hipótese de embriaguez ao volante.

Foi no início de 2017 que a portaria n° 945 do Ministério do Trabalho passou a exigir das empresas  o exame toxicológico para todo profissional que exerce direção de forma remunerada no momento que ele é contratado ou desligado da companhia.

exame toxicologico lei

Como é feito o exame toxicológico

exame toxicologico como funcionO Exame Toxicológico mais comum é feito por meio da análise de fios de cabelo ou pelo corporal. Estes determinarão vestígio de drogas localizadas em seu interior por meio de um processo analítico que faz aparecer metabólitos que foram absorvidos e podem permanecer nos fios meses depois do consumo.

Dependendo do tipo de droga usada os resquícios podem ficar armazenados por até um mês após o uso da substância. Acontece que as substâncias migram para os fios por meio da corrente sanguíne a epor conta da troca de óleos que lubrificam a pele. A partir do momento em que o cabelo cresce as substâncias acabam ficando armazenadas no fio.

Quando não há pelo corporal ou pelo para ser extraído do sangue, no entanto, como este circula mais rápido não será possível detecção de rastros de drogas se a mesma não tiver sido consumida ao menos dois dias antes da coleta.

Quanto tempo dura a janela de detecção

A análise de drogas feito por meio dos fios de cabelo oferece um histórico mais confiável do que de outras partes corporais porque  tem maior janela de detecção. Ela possibilita o conhecimento do perfil do consumidor, garantindo um histórico mais completo para saber se aquele indivíduo tem problemas sérios, intermediários ou é somente um usuário esporádicos de drogas.

Afinal, para ter resultado negativo no exame o mesmo teria que se abster do uso de substâncais por pelo menos 3 meses para análise de cabelo de 3 cm – na urina com somente uma semana já é possível ter resultados negativos.

janela de detecção exame toxicológico

Quais drogas podem ser detectadas

O rastro toxicológico das seguintes drogas poderão ser vistas por meio do exame:

  • Cocaína e derivados
  • Maconha e derivados
  • Anfetaminas
  • Ecstasy
  • Heroína
  • Morfina
  • Mazindol
  • Famproporex
  • Ópio

exame de drogas quais drogas detecta

Tem como Burlar?

Quando o exame toxicológico é feito por meio da análise dos fios de cabelo ou pêlos corporais não tem o que fazer para induzir um resultado negativo. No entanto, fluidos como urina ou sangue já são mais fáceis: o uso de alimentos com bastante glicose e tomar muito líquido diurético é fará com que eles sejam renovados e eliminados do corpo com mais rapidez.

Preço médio

O exame laboratorial custa numa média de R$ 250,00 a R$ 350,00. Empresas que necessitam de serviços mais recorrente de análise poderão encontrar em laboratórios preparados descontos dependendo da quantidade necessária.

Consequências do resultado positivo,de acordo com a Lei

Desde a lei conhecida como lei dos caminhoneiro sabe-se que reduziu os acidentes nas estradas em 38%. Quando os exames dão positivos fica nas mãos do contratante decidir o que faz como funcionário, sendo que ainda não é caso para uma demissão por justa causa.

Em outras ocasiões como solicitação do exame pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para averiguar na justiça se um infrator estava sob ações de droga pode ser usado perante a justiça no caso de livrar ou culpar alguém num acidente de trânsito.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply