Exame de colesterol – Valor de referência, Como fazer, Tenho colesterol alto?

O exame de colesterol é um exame usado para medir, na corrente sanguínea do paciente, o nível de colesterol total e suas componentes, o HDL (também chamado de colesterol de alta densidade ou colesterol bom) e o LDL (também chamado de colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim), além do nível de triglicerídeos (também conhecidos como triglicérides), um dos principais grupos de gorduras.

Níveis altos de colesterol estão associados a problemas de saúde acidentes vasculares cerebrais, aterosclerose, condição causada basicamente pelo acúmulo de placas de colesterol e outras substâncias nas paredes dos vasos sanguíneos, prejudicando o fluxo de sangue, o que pode causar problemas de saúde e enfarte.

São fatores de risco para a hipercolesterolemia, alta concentração de colesterol no sangue, entre outros, tabagismo, histórico de colesterol alto na família, alimentação rica em colesterol, sedentarismo, enfarte anterior e excesso de gordura na dieta.

O exame de colesterol permite verificar qual o nível de colesterol no sangue do paciente e permite ao médico orientá-lo, se for o caso, sobre como reduzir o nível de colesterol.

sintomas de colesterol alto

Como é realizado o exame de colesterol

Uma agulha é colocada em uma veia do braço para coletar o sangue do paciente. Como a preparação para o exame costuma exigir jejum, as coletas de sangue costumam ser realizadas de manhã. A coleta leva apenas alguns minutos, a não ser que o profissional encontre dificuldades para achar uma veia. O processo de coleta de sangue é relativamente indolor.  Costuma demorar alguns poucos dias para que o resultado fique pronto.

O colesterol é um tipo de gordura que faz parte das membranas das células e é usado pelo organismo na produção dos ácidos biliares, que participam da digestão de gorduras, e de hormônios como cortisol, testosterona e vitamina D (veja para que serve). Parte do colesterol é produzida pelo fígado e parte vem da dieta do indivíduo. Quando está em altos valores geralmente os problema é oriundo da dieta do paciente.

exame de colesterol

Valores de referência

Confira na tabela abaixo o valor de referência de quanto de colesterol tem que ter no seu organismo de acordo com a sua faixa etária e nível de risco cardíaco:

Tipo de colesterolAdultos a partir de 20 anosCrianças e adolescentes
HDL (colesterol bom)maior que 40 mg/dl maior que 45 mg/dl
LDL (colesterol ruim)menor que 130 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular baixo

menor que 100 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular intermediário

menor que 70 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular alto

menor que 50 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular muito alto
menor que 110 mg/dl
VLDL (transportador)menor que 160 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular baixo

menor que 130 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular intermediário

menor que 100 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular alto

menor que 80 mg/dl - em pessoas com risco cardiovascular muito alto
Ignorado nesta faixa etária
Colesterol total (soma de todos)menor que 190 mg/dl menor que 170 mg/dl

Contraindicações – Quem não deve fazer o exame

Não há contraindicações expressas para a realização desse exame. Gestante pode se submeter ao exame de acordo a orientação do médico dela. Crianças pequenas podem fazer o exame, e médicos recomendam que se comece desde cedo. Pessoas que tomam remédio que aumenta os níveis de colesterol (anticoncepcionais, por exemplo) devem avisar ao médico, que poderá recomendar a suspensão do consumo do produto por algum tempo.

Cuidados que devem ser tomados antes 

tipos de colesterolO jejum, tradicionalmente de 12 horas, tem sido flexibilizado, especialmente em benefício de crianças, gestantes e idosos. Mesmo para a apuração do nível de triglicerídeos, para a qual era considerado indispensável, ele tem sido considerado desnecessário. Nem todos laboratórios, porém, têm a capacidade técnica para realizar exames sem o jejum.

Bebidas alcoólicas podem alterar (bastante) o nível de triglicerídeos e de colesterol (menos do que o de triglicerídeos). Comumente, recomenda-se que o paciente passe os três dias anteriores à realização do exame sem beber.

Cabe ao médico definir, de acordo com o perfil metabólico do paciente e a razão para pedido do exame, se deseja que o jejum seja cumprido ou não.

Além da questão do jejum, recomenda-se que, nas duas semanas imediatamente anteriores ao exame, o paciente mantenha sua dieta normal para que o resultado seja representativo de seu nível de colesterol.

Recomendações pós-exame

Não há recomendações especiais para o período pós-exame. O paciente pode voltar imediatamente a sua rotina. Como a preparação para o exame envolve jejum, ele pode aproveitar e se alimentar.

Quem estiver com valores altos de colesterol encontrará duas alternativas ou recorrer aos remédios para colesterol (indicado para as pessoas que já tem algum nível de risco cardíaco) ou então apostar em dietas mais saudáveis, com pouca gordura saturada e substituição de gorduras e açúcares por alimentos de origem vegetal.

Riscos 

Riscos envolvendo o exame de colesterol são extremamente baixos. Entre eles, pode ser mencionada a formação de hematoma no local onde foi colocada a agulha. A veia também pode inchar, quadro que pode ser revertido com a aplicação várias vezes por dia de compressa.

Pessoas que possuem distúrbios da coagulação ou que tomam remédios anticoagulantes podem sofrer de sangramento persistente depois da retirada do sangue. É importante que o profissional seja avisado da condição do paciente. Pode haver infecção no local de onde foi extraído o sangue.

O paciente poderá ter sensação de desmaio ou sentir dor no local de onde foi extraído o sangue.

Periodicidade recomendada

Recomenda-se que o exame seja feito regularmente, quanto mais frequente, melhor. Recomenda-se que adultos saudáveis com entre 35 e 75 anos façam o exame pelo menos a cada 5 anos (e, se possível, começando por volta dos 20 nos). Recomenda-se que pelo menos a cada 12 meses pessoas que usam medicamentos contra colesterol ou possuem fatores de risco para alta concentração alta de colesterol no sangue façam o exame. Recomenda-se que crianças com histórico de concentrações elevadas de colesterol na família façam o exame de acordo com a orientação médica.

A chegada da menopausa pode alterar os níveis de colesterol no sangue, diminuindo, por exemplo, o nível de colesterol bom. Por isso, convém fazer o exame depois da cessação da menstruação.

Preço

O preço do exame de colesterol pode variar bastante de um laboratório para outro, mas pode se estimar que o preço médio esteja entre R$ 30 e 60.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply