Engov: O que é? Para que Serve? Tudo o que você precisa saber

Muito famoso por quem acredita que cura e evita a ressaca, o Engov é um medicamento muito popular. Entretanto, ele foi obrigado a alterar a sua bula, para retirar dela a expressão “hepaprotetor”, passando a constar apenas “alívio dos sintomas da ressaca’’ – uma vez que, até hoje, a ciência ainda não encontrou a cura para a ressaca.

Conheça mais sobre este medicamento:

Para que serve o Engov

Engov: O que é? Para que Serve? Tudo o que você precisa saber

Engov é um medicamento, cuja finalidade é aliviar inflamações, dores, enjoos, azia, alergias, má digestão, causadas após consumo o exagerado de bebida alcoólica.

Os princípios ativos do Engov são Hidróxido de alumínio (150,0mg), Ácido acetilsalicílico(150,0 mg), Maleato de mepiramina (15,0 mg) e cafeína (50,0 mg), compostos estes responsáveis por aliviar dor, inflamações, náuseas e reduzir a produção de ácido no estômago.

Outros componentes do medicamento são: sacarose, amido, corante vermelho, azul de indigotina, corante amarelo de tartrazina, dióxido de silício e estearato de magnésio.

Engov funciona?

O Engov funciona atuando como analgésico e na melhoria de muitos sintomas alérgicos já citados. Também, é responsável por atuar como estimulante, de forma suave, no Sistema Nervoso Central, ou SNC.

Em regra, esse medicamento começa a fazer efeito 60 minutos após a sua ingestão. Entretanto, tal tempo pode variar de acordo com o histórico de cada paciente.

Como já dito, ele não pode ser usado como cura para a ressaca, mas funciona aliviando muitos dos sintomas físicos que aparecem após a ingestão demasiada de álcool.

Posologia: Como tomar Engov

O indicado é tomar, no máximo,quatro comprimidos do medicamento por dia, de 6 em 6 horas.Deve ser ingerido sempre após o aparecimento de qualquer um dos sintomas.

A quantidade a ser tomada, de 1 a 4 comprimidos, vai depender da intensidade em que os sintomas estão presentes.

Ainda que sua venda seja sem prescrição médica, o uso desse medicamento por período prolongado não é recomendável, sendo recomendável, caso o paciente tenha outros medicamentos de uso contínuo, consultar um médico, para verificar a compatibilidade.

É muito importante respeitar o limite indicado (quatro comprimidos por dia), pois o seu consumo exagerado pode causar inúmeros problemas, como:

  • Surgimento de necrose papilar renal (doença que causa a morte total ou parcial dos rins), por conta do ácido acetilsalicílico;
  • Constipação intestinal, em especial nos pacientes que já possuem problemas renais agudos;
  • Zumbidos, tremores, tensão muscular, taquicardia e respiração acelerada, por conta da cafeína presente no medicamento.

Contra indicações e possíveis efeitos colaterais do Engov

Engov: O que é? Para que Serve? Tudo o que você precisa saberO medicamento não é recomendável para mulheres grávidas ou lactantes, para criança com idade inferior a 12 anos ou para outros pacientes que tenham histórico com alcoolismo.

Também é contraindicado para pacientes com úlcera gastroduodenal, por conta da cafeína presente na fórmula, e para casos suspeitos de dengue.

Por conter açúcar em sua fórmula, é um medicamento que deve ser usado com bastante cautela por pessoas portadoras de diabetes.

Contém, ainda, corante amarelo de tartrazina, que pode ser responsável por causar diversas reações alérgicas, como asma brônquica, em especial nas pessoas que são alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Além das contraindicações acima, o Engov também não é recomendável para pessoas que possuam alergia a qualquer componente da sua fórmula.

Já os possíveis efeitos colaterais que surgem após a ingestão são:

  • Prisão de ventre;
  • Sonolência;
  • Sedação;
  • Tontura;
  • Insônia;
  • Excitação ou agitação;
  • Tremores;
  • Problemas no funcionamento dos rins, em casos mais graves e raros (provenientes de ingestão exagerada do medicamento).

Tipos de Engov

O produto apresenta-se somente em comprimido circular, possuindo duas camadas, uma violeta e outra amarela. Na camada violeta há a gravação Engov e sulco mediano. Já a amarela é uniforme e lisa.

Outras informações importantes

  • É um medicamento quepode ser comprado em mercearias, farmácias e lojas de conveniência, com um preço de R$3 a R$8, não necessitando receita médica;
  • Para conservação do medicamento, é importante preservá-lo em temperatura ambiente (de 15º C a 30º C) e protegido da luz e da umidade;
  • Nunca use o medicamento com o prazo de validade vencido, sempre observe a data contida na embalagem;
  • Pode causar doping.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply