Dorflex – Para que Serve? Funciona? Indicações de Uso e Posologia

O Dorflex serve para aliviar dores de cabeça, cefaleia tensional ? problema que afeta 80% da população brasileira, dores nos músculos e dores associada às contraturas musculares. A maioria desses problemas é causada pelo estresse. O Dorflex é um dos analgésico mais vendidos no Brasil contra a dor de cabeça. O medicamento pode ser encontrado em forma de comprimidos ou gotas e está à disposição em todas as redes de farmácias brasileiras, sem necessidade de receita médica.

Quando tomar Dorflex? Indicações de uso

O Dorflex é indicado para casos de:

Quanto tempo leva para fazer efeito?

dorflexO Dorflex leva de 15 a 30 minutos para iniciar o efeito no organismo. A sensação analgésica dura até 6 horas. Ele é um dos medicamentos analgésicos com mais rápido efeito vendido no mercado farmacêutico.

Não é recomendada a ingestão de outra dose de Dorflex antes do intervalo de seis horas para não correr o risco de superdosagem.

Modo de uso

O Dorflex pode ser encontrado em duas formas: a de comprimidos e a fórmula com gotas, ambos têm efeitos muito semelhantes. A maior diferença entre os dois é que o em gotas tem mais fácil administração em crianças e adolescentes.Dor de cabeça

Como tomar Dorflex Comprimidos?

dorflex-comprimidosO Dorflex comprimido deve ser tomado de 3 a 4 vezes ao dia com intervalos de 6 horas no mínimo. No entanto, geralmente, um comprimido é o suficiente para eliminar a tensão momentânea. A dose máxima recomendada por dia é de 4 pílulas. Se excedida essa quantidade podem ser apresentados alguns riscos à saúde.

Como tomar Dorflex Gotas?

dorflex-gotasA solução de Dorflex em gotas deve ser tomada entre 30 e 60 gotas para o uso adulto, dependendo do peso do paciente, cada gota é equivalente a um quilo. Essa versão é mais indicada para crianças, pela facilidade na hora de tomar e por não ser necessário tomar um comprimido. O uso de Dorflex pode ser repetido até 4 vezes por dia, não excedendo a dose diárias de 240 gotas.

As gotas podem ser aplicadas diretamente na boca ou em uma colher. Não é necessário dissolver a substância em água.

Contraindicações do uso do Dorflex

Esse medicamento não é indicado para:

  • Gestantes,
  • Mulheres em fase de lactação,
  • Crianças com menos de 12 anos,
  • Pacientes que possuam glaucoma,
  • Pacientes com obstrução duodenal ou pilórica,
  • Para quem tem o mau funcionamento do esôfago,
  • Problemas de úlcera,
  • Pacientes com rigidez muscular relacionada a antipsicóticos,
  • Para quem tem hipertrofia prostática,
  • Pessoas com obstrução do colo da bexiga.

Se você tem dúvidas se pode ou não utilizar esse remédio, procure um médico ou farmacêutico.

Pacientes com doenças crônicas, como miastenia grave, doenças no fígado, deficiência congênita de glicose, pessoas com insuficiência na medula óssea, sensibilidade à cafeína anidra ou reações alérgicas a qualquer um dos componentes devem consultar um médico antes de usar Dorflex.

Se você possui algum histórico de intolerância a corantes, conservante ou a álcool converse com seu médico antes de utilizá-lo, pois nesses casos ele pode apresentar reações anafiláticas graves relacionadas à dipirona presente na composição do medicamento.

Ele indicado para alívio de dor de cabeça e dores associada a contraturas musculares (que inclui a dor nas costas), mas o Dorflex não deve ser administrado como uma forma de tratamento à causa desses sintomas, as dores são um sinal de que algo não vai bem em seu organismo.

Em caso de dor e febre não utilize o Dorflex, pois ele não funciona como antitérmico. Nesse caso procure analgésicos que também tenham essa função, um exemplo é o paracetamol.

Para mais informações leia a bula oficial do Dorflex.

Gravidez e amamentação

O Dorflex não é indicado para gestantes durante os primeiros 3 meses de gravidez ou para mulheres em fase de amamentação, pois pode ser passado por meio de líquidos para o bebê. Caso o medicamento seja realmente necessário a amamentação deve ser evitada até 48 horas após o uso, para que dê tempo da dipirona ser eliminada do leite materno.

Composição

Cada comprimido de Dorflex contém 35 mg de citrato de orfenadrina (o que corresponde a 20,4 mg de orfenadrina base), 50 mg cafeína anidra e 300 mg de dipirona monoidratada. Os excipientes utilizados são amido de milho, amidoglicolato de sódio, talco e estearato de magnésio.

Caso você tenha alguma reação alérgica com algum desses ingredientes, procure seu médico ou farmacêutico e se informe antes de começar o tratamento com esse medicamento.

Utilizar esse medicamento sem necessidade pode trazer riscos a sua saúde.

Como age no organismo?

O Dorflex atua diretamente na diminuição da dor, não atuando na musculatura. Tem seu efeito potencializado devido a todos seus ingredientes, principalmente a cafeína e a dipirona, que são as principais agentes do analgésico.

20 Efeitos Colaterais do Dorflex

Os efeitos colaterais mais comuns é a prisão de ventre e agitação. Quando a dose diária é aumentada o citrato orfenadrina pode causar sede, redução ou aumento do ritmo cardíaco, fraqueza, náuseas, vômito, retenção de líquidos, dilatação da pupila e  aumento da pressão intraocular. Confira todos os 20 efeitos colaterais que Dorflex pode ter.

  1. Boca Seca;
  2. Redução ou aumento do nível cardíaco;
  3. Irregularidades nos batimentos;
  4. Sede;
  5. Diminuição do Suor;
  6. Dificuldade em urinar;
  7. Visão embaçada;
  8. Pupila dilatada;
  9. Aumento da pressão dentro do olho;
  10. Fraqueza;
  11. Enjoo;
  12. Vômito;
  13. Tontura;
  14. Prisão de Ventre;
  15. Sonolência;
  16. Coceira;
  17. Alucinações;
  18. Agitação;
  19. Tremor;
  20. Irritação no estômago.

Interações medicamentosas

O Dorflex não deve ser utilizado caso o paciente faça uso regular de fenotizínicos, álcool ou propoxifeno. A interação com essas substâncias deve trazer riscos a sua saúde e aumentar a chance de ocorrência de reações adversas.

Remédios que dão o mesmo efeito

O Dorflex é um dos medicamentos mais indicados para curar dores de cabeça, mas a dipirona monoidratada também pode ser encontrada na versão genérica. Outros remédios também têm ação analgésica e relaxante muscular, como a Neosaldina, Apirina, Naldecon, Advil e Tylenol. No entanto ele é dos únicos que age somente para diminuição da tensão muscular e cefaleia tensional, minimizando a quantidade de efeitos colaterais em relação a remédios substitutos.

O Dorflex não serve para casos de febre e nem inflamações. Tensões na cabeça provenientes de quadros inflamatórios devem ser tratados com substâncias que associem analgésicos com anti-inflamatórios e anti-térmicos, como o iIbuprofeno ou Tylenol, por exemplo.

Preço do Dorflex

O preço do Dorflex pode variar de farmácia, região e tamanho das caixas. Geralmente custa de R$10 até R$13, depende da quantidade de comprimidos ou gotas. Quem comercializa o medicamento com esse nome é o laboratório Sanofi, confira também a página oficial do Dorflex.

Para muitos o Dorflex se tornou um remédio para estar no “kit” de necessidades a levar para todos os lugares a fim de ter o rápido alívio de dores ou tensões que sempre que aparecerem. A cefaleia tensional, por exemplo, afeta 80% da população brasileira e é caracterizada por dores na cabeça que variam entre intensas e brandas durante breve período de tempo.

Se persistirem os sintomas após o uso do Dorflex procure seu médico para verificar a causa do problema. A persistência da dor de cabeça tensional deve ser um alerta para que o paciente procure seu médico o quanto antes, afinal além de poder ter causas emergenciais, prejudica ações do cotidiano.

Caso a dor persista não extrapole as doses recomendadas na bula oficial, isso poderá trazer riscos a sua saúde. Nesse caso informe o seu médico e peça para que ele recomende algo para aliviar a dor. Já as dores musculares podem ser frutos de distensões, contraturas ou pequenas inflamações. Sempre consulte um médico para avaliar se a situação merece outros procedimentos.

Se precisar de mais orientações sobre a bula desse medicamento ligue para o laboratório Sanofi, no número 0800 722 6001, eles deverão lhe dar mais informações.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (106 votes, average: 4,68 out of 5)
Loading...

Leave a Reply