Dores musculares – Entenda a sua dor e saiba como aliviar

As dores musculares incomodam muita gente, afinal, elas prejudicam o nosso rendimento no dia a dia e são terríveis. Elas ainda podem envolvem mais de um músculo, ligamentos, tendões e também as fáscias (os tecidos mais moles que ligam os músculos, ossos e órgãos).

Dores musculares podem ser causadas por diversos motivos, mas é possível tratá-las e até  cuidar para evitar que aconteçam e também para aliviar a dor. Entenda o que é as dores musculares, as principais causas e quais melhores remédios.

Principais causas

São muitas as causas das dores musculares, porém o mais comum é que elas sejam causadas por tensão nos músculos ou o uso excessivo deles. É possível também senti-las após alguma lesão muscular durante exercícios físicos ou alguma atividade que exija muito dos seus músculos.

É possível sentir as dores musculares em casos de problemas de saúde como as infecções como a gripe e outras doenças que afetam os tecidos conjuntivos como o lúpus. A fibromialgia também é uma doença que tem como sintoma as dores musculares. Outras doenças como a doença de Lyme, malária, pólio, febre maculosa, triquinose (popularmente conhecida como lombriga), polimiosite, polimialgia reumática entre outras.

As dores musculares também podem ser causadas por fatores externos, como o uso de drogas (cocaína), alguns remédios (para pressão arterial, por exemplo), estatinas para reduzir o colesterol entre outros.

O que fazer para evitar

Quando as dores musculares são causadas por alguma doença, é preciso tratar os sintomas dessa doença. Por esse motivo é importante procurar um médico se as dores persistirem por mais de 3 dias.

Já com os fatores externos, é possível evitar o contato com eles para prevenir as dores musculares. Assim que seu médico receitar algum medicamento, pergunte se é possível que ele cause dores musculares. Não use entorpecentes, pois além das dores musculares podem acarretar outros problemas sérios.

Se você é praticante de atividades físicas, frequentador de academias, ou está apenas começando esse tipo de exercício, tenha cuidado com a intensidade dos mesmos e sempre peça ajuda a um profissional de educação física. Ele irá te auxiliar na forma correta de fazer cada exercício para não prejudicar os seus músculos e consequentemente evitar as dores musculares em excesso.

dor-muscular

O que fazer para aliviar a dor

As dores musculares podem ser aliviadas através de remédios. Mas é importante, antes de tomá-los saber qual a causa das dores, pois se o problema for causado por doença, será preciso medicar a doença para aliviar as dores musculares. Neste caso, somente um médico poderá receitar o remédio certo.

Porém, quando as dores musculares são causadas por atividade física ou algum trabalho desgastante demais, é comum utilizar alguns remédios para aliviar a dor, como por exemplo o Advil, Atroveran Composto, Cimegripe (adulto e também bebê e criança), Dipirona, Dorflex, Fluviral, Lisador, Paracetamol e outros.

Lembre-se que antes de tomar qualquer medicamento é importante consultar um médico para saber as verdadeiras causas das dores musculares. Pois muitas vezes você trata apenas o sintoma, mas não elimina a doença.



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...