Dor nas costas – Principais causas, tratamento, diagnóstico e 6 dicas para aliviar a dor

Dor nas costas é um incomodo que pode ser leve, moderado até intenso. As principais causas da dor são as de nervos, músculos, postura, estresse, excesso de peso e doenças relacionadas. Entre elas as mais comuns são: a tensão postural, decorrente das atividades exercidas no dia a dia, hérnia de disco e problemas da região lombar, como a lombalgia.

Apesar de muitas pessoas usarem analgésicos, anti-inflamatórios e outros medicamentos para curar a dor nas costas, ela não pode ser ignorada. A dor é um informativo do organismo de que algo não está ocorrendo bem, por isso a importância de conhecer o diagnóstico para ser assertivo no tratamento. Aqui você confere as principais dicas para aliviar a dor e realizar o seu diagnóstico.

Dor-nas-costas

Dor nas costas o que pode ser?

  • Hérnia de disco;
  • Artrose;
  • Lombalgia;
  • Dorsalgia;
  • Aneurisma;
  • Apendicite;
  • Inflamação do nervo ciático;
  • Cálculo renal;
  • Pedra na vesícula;
  • Cistos ovarianos;
  • Torção testicular;
  • Infecções na bexiga;
  • Estresse;
  • Má postura;
  • Lesões desportivas;
  • Envelhecimento da coluna;
  • Ruptura do disco;
  • Osteoporose;
  • Sedentarismo;
  • Desvios de coluna;
  • Fibromialgia;
  • Pneumonia.

promo-colchao-ponto-frio

Para entender sobre os diagnósticos, confira logo abaixo como saber qual é o seu problema, por meio da descrição da sua dor.

Diagnóstico da dor nas costas

Dor nas costas do lado direito/esquerdo: geralmente é uma dor como se tivesse um peso no local, sentida na maioria das vezes após o término de um exercício físico ou academia. Pode ser causada também pelo trabalho que exige muita curvatura da coluna, por exemplo, telefonistas e manicures. Para o alívio é indicado o uso de compressas mornas na região dolorida por um tempo de 15 minutos, duas vezes ao dia. Usar pomadas anti-inflamatórias no local também é um método eficaz para o alívio.

Dor nas costas quando se respira: na maioria das vezes está relacionada com o pulmão, gerando a sensação de falta de ar. Respiração desregulada pode causar também as famosas cãibras e consequentemente a dor nas costas, como pontadas. Para aliviar as dores use compressas de água morna no local, mas caso persistirem procure um médico o mais rápido possível.

Dor nas costas + rins: pode ser um sinal de cólica renal, estando ou não ligado com pedras no rim, infecção direcionada ou um cisto. Fique atento a sua urina, qualquer irregularidade pode ser algo muito mais grave. Se sentir essa dor com intensidade procure um médico.

Dor nas costas + pernas: geralmente, está relacionada à pressão do nervo ciático, o qual se localiza entre o final da coluna vertebral e o início das nádegas. Se sentir dificuldade para andar, ficar sentada, deitar ou realizar qualquer outro movimento, procure um médico, pois pode ser algum problema de postura. Um ortopedista deve te indicar o tratamento correto e os medicamentos correspondentes.

Dor nas costas + peito: se essa dor é constante e só piora, pode ser indícios de um infarto. Se a pessoa tiver colesterol alto, pressão alta ou estar acima do peso, procure um médico o mais rápido possível.

Dor nas costas + gravidez: causada pelo excesso de peso, a grávida pode aliviar essas dores deitando de barriga para cima, dobrar as pernas e estender os braços ao longo do corpo, posicionando a coluna corretamente no colchão ou no chão. Alongamentos aliviam as dores, preste atenção para realizá-los corretamente e controle bem a respiração. Usar compressas quentes e fazer massagens são indicados também. Durma com uma almofada entre as pernas, se dormir de lado, caso durma virada para cima, coloque o apoio em baixo dos joelhos.

dor-costas-mitos

promo-colchao-ponto-frio

Desvios de coluna – A principal causa da dor

Grande parte das pessoas que têm desvios posturais, têm problemas de dores nas costas. Nesses casos precisa ser feito acompanhamento com fisioterapeutas e musculação para fortalecer os músculos corretos, a fim de minimizar os danos. Para saber se você tem algum desvio de coluna é possível ver a olho nu ou então por raio X, o método mais efetivo.

Lordose: curvatura da coluna para a parte inferior, afeta principalmente a região lombar. É o principal causador da dor lombar. 

desvios posturais - Lordose

Escoliose: rotação das vértebras da coluna de 10° a 20°.

desvios posturais - Escoliiose

Cifose: a curvatura da coluna vertebral para o plano sagital de forma que a coluna tem grande desvio. Popularmente conhecida como a doença que deixa as pessoas corcundas.

desvios posturais - Cifose

Diferença entre a dor crônica e a aguda

A dor crônica é aquela que ultrapassa até três semanas e pode piorar ou ter picos de dor. Enquanto isso a aguda tem uma intensidade mais leve e não ultrapassa um tempo tão grande, podendo no máximo passar de um dia para o outro. Quando é o caso de dor aguda, não é necessário medicação ou uma investigação mais detalhada, já a crônica é bem possível que tenha de se fazer uma investigação mais detalhada.

Qual é o momento para fazer uma cirurgia?

A intervenção cirúrgica é muito agressivas, principalmente na coluna. Acontece que a coluna vertebral é muito sensível e qualquer lesão pode gerar consequências severas que levam até mesmo a perdas de movimento. Há poucos avanços na medicina em relação à eficiência de cirurgia na coluna e, por conta disso as formas de tratamento mais comuns são as de recursos já consagrados como a fisioterapia, reeducação postural global (RPG), acupuntura, medicações, exercícios e hidroterapia.

As 6 melhores dicas para aliviar a dor nas costas

Alguns hábitos diários podem ajudar no aliviamento das dores nas costas, como:

1 – Postura

Procure andar sempre com as costas eretas e os ombros para trás. A má postura pode deformar a formação da coluna vertebral, gerando dores diárias.

6 dicas para evitar a dor nas costas

2 – Praticar Exercícios

Esportes ou qualquer tipo de movimentação física são indicados para combater o sedentarismo. Pense no nosso corpo como uma máquina: se não manejada corretamente, começam as falhas e panes. Precisamos estar em dia sempre para o bom funcionamento dele.  Veja abaixo algumas dicas de alongamento que podem ajudar no alívio das dores e também do bom posicionamento:

3 – Massagem

Peça para alguém da família realizar uma massagem em você. É relaxante e pode tirar o estresse localizado na região.

4- Repouso

Ao deitarmos em um local reto, como no chão ou em um colchão mais durinho ajuda no posicionamento da postura, além de aliviar o peso nas costas.

6 dicas para evitar a dor nas costas

5 – Compressas mornas

É uma boa indicação para fazer em casa, aplique durante o tempo que quiser no local afetado por dores, isso pode ajudar e muito na suavização da dor.

6 dicas para evitar a dor nas costas

6 – Homeopatia

Medicamentos homeopáticos são naturais e indicados para tratamentos em longo prazo. Homeoflan e Arnica Prepós são os mais indicados para esse caso.

Quando procurar um médico

Se as dores persistirem durante um tempo o mais indicado é procurar um médico. Vá a um ortopedista, reumatologista ou seu médico de confiança e relate o que tem sentido, especificando quando e como as dores surgem. O tratamento da dor precisa ir além da medicação.

promo-colchao-ponto-frio

Conte sobre seus hábitos diários, se você pratica esportes, qual sua rotina de trabalho e o que pode causar todo esse mau funcionamento e dores nas costas. Não deixe passar nenhum detalhe que pode ser primordial para seu diagnóstico, problema na coluna é importante para ser investigado.

Seu médico pedirá alguns exames e assim encontrará qual a causa, indicando qual o tratamento mais adequado para a situação. Quanto antes iniciado o tratamento, antes as dores irão parar de te incomodar. Com fisioterapia e exercícios a cura da dor pode se manifestar em até 6 meses e lhe garante muito mais qualidade de vida.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (37 votes, average: 4,57 out of 5)
Loading...