Dor de garganta – Principais doenças relacionadas, como tratar e o que fazer

Dor de garganta é uma das dores mais incômodas e chatas, pois é um local que não conseguimos ignorar e que interfere na fala, paladar até mesmo no olfato. Na maioria das vezes pode ser causada por doenças de origem viral e inflamações que precisam ser combatidas com o uso de antibióticos.

Causas da dor na garganta de como tratar

Gripe: os sintomas da gripe são sempre fáceis de serem identificados, nariz escorrendo, febre, dores de cabeça muscular e na garganta, dificuldade para respirar, espirros e até mesmo tosse. São os mesmo sintomas de um resfriado comum.

Mas não se engane! Por ser uma doença comum, não significa que deva ser ignorada, se não tratada corretamente, a gripe pode se transformar em uma pneumonia grave. Para combater a gripe, fique de repouso, tome bastante líquido, use remédios para aliviar a dor e se alimente bem. Caso a doença persista, procure um médico.

Laringite: uma inflamação que ocorre na região da laringe, causa dores e inflamação na garganta, rouquidão, perda da voz e dificuldade para engolir. O tratamento da laringite é feito por meio de antibióticos, pois se trata de uma infecção localizada. Recomenda-se beber bastante líquido, não fumar ou ficar perto de quem fuma, evitar bebidas alcoólicas e agasalhar bem a região com cachecol ou lenço.

Faringite: também uma inflamação que ocorre na região da garganta, mais precisamente na faringe, que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Comum no inverno, geralmente é ocasionada pelo ar seco e a propagação de vírus e bactérias em locais fechados.

Dor-de-Garganta-1

Os sintomas da faringite são os mesmos da laringite: dor e inflamação na garganta, dificuldade para engolir, falar e rouquidão. O tratamento é composto a base de antibióticos e analgésicos para o alivio da dor.

Para ajudar no processo de cura tome bastante líquido, evite ficar em locais fechados sem ventilação, não tome bebidas alcoólicas, não fume ou fique perto de alguém que fume.

Amigdalite: é a inflamação das amígdalas, causada por vírus ou por uma infecção bacteriana. Os sintomas mais comuns são as amígdalas inchadas e vermelhas, manchas de inflamação nas amígdalas, dor de garganta, dificuldade ao engolir, febre, nódulos no pescoço, rouquidão, mau hálito, pescoço rígido e dor no estômago.

O tratamento da amigdalite é feito por meio de anti-inflamatórios e remédios para aliviar a dor, se for um caso mais avançado, por meio de antibióticos. Procure ingerir bastante líquido e vitaminas, não fume, não beba bebidas alcoólicas e use pastilhas para aliviar a dor.

dor-de-garganta

Doenças mais comuns

Além dessas doenças, temos outras causas que também são comuns e provocam dores de garganta:

  • Mononucleose;
  • Parotidite infecciosa;
  • Herpangina;
  • Faringoamigdalite;
  • Infecção da epiglote;
  • Inflamação da úvula.

Dicas para aliviar as dores de garganta

imagesAlgumas práticas diárias podem aliviar a dor da garganta que surge sem nenhuma causa, por exemplo:

  • Fumo: o hábito de fumar pode causar muitas doenças, desde as mais simples como uma infecção até um câncer não somente na região da garganta, mas também nas vias respiratórias e em outros locais.
  • Esportes: exercícios físicos ajudam a regular a saúde e evitam doenças.
  • Tomar líquidos: ingerir no mínimo 2 litros de água diariamente é o ideal para o bom funcionamento do nosso corpo.
  • Respiração correta: evite respirar pela boca. Respire de maneira correta: puxe o ar pelo nariz e solte pela boca.
  • Choque de ambientes: evite a troca de ambientes com temperaturas muito diferenciadas, pois isso causa um choque térmico no corpo e consequentemente, doenças.

O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (23 votes, average: 4,35 out of 5)
Loading...