Como tirar manchas no rosto – Remédios naturais e os Tipos de manchas

Exposição solar, predisposição genética, acne, uso de anticoncepcionais, medicações, cosméticos, fatores emocionais e gravidez são as principais causas das manchas que surgem no rosto.

Muitas pessoas, especialmente as mulheres, procuram descobrir as melhores formas de tirar as manchas do rosto, afinal o impacto na autoestima pode ser grande, dependendo do tipo de mancha e como ela está localizada no rosto.

Saiba mais sobre quais os tipos de manchas que aparecem no rosto, quais os cuidados e tratamentos e algumas dicas práticas para você fazer em casa contra elas.

como clarear manchas na pele

Manchas no rosto – Quais são os tipos existentes?

Além do rosto, as manchas podem aparecem no corpo inteiro e a característica comum entre todos os tipos é o agravamento delas por conta da exposição excessiva ao sol.

Conforme os dermatologistas, a célula responsável pela pigmentação de nossa pele, chamada de melanócito, tem reação a vários estímulos e a várias agressões, acabando por produzir a melanina. Os tipos de manchas que você pode apresentar em seu rosto são:

  • Manchas senis: são as manchas escuras, arredondadas e que surgem com o passar dos anos, por conta da exposição prolongada ao sol;
  • Sardas: geralmente, manifestam-se no rosto de crianças e adolescentes daqueles que possuem a pele muito clara após a exposição em excesso ao sol;
  • Melasmas: surgem com maior probabilidade na testa, buço e rosto, mas também em outros locais, como colo e braços, embora raros.

Essas manchas são causadas pela gravidez, uso de anticoncepcionais ou exposição solar, além de uma combinação desses fatores.

  • Manchas pós-acne: depois do processo inflamatório de uma espinha, aquela mancha avermelhada aparece e pode tornar-se amarronzada;
  • Ceratose seborreica: lesões ásperas que podem ser de cor castanha, preta ou marrom, surgindo não somente na face, mas também no couro cabeludo, no tórax e nos membros.

Possui aspecto de um nódulo maleável e é, muitas vezes, confundido com uma verruga. É importante conferir as situações em que as manchas indicam um possível câncer de pele (para saber mais veja o conteúdo sobre câncer de pele). Abaixo, na imagem, você confere como identificar manchas benignas das malignas.

mancha na pele câncer

Como evitar o surgimento de manchas no rosto?

Evitar as manchas de pele possui uma atitude muito simples: eliminar a causa que as está originando. Isso se dá pelo cuidado com a exposição ao sol, utilizando corretamente o filtro solar e de proteções físicas contra ele, tais como guarda-sol, chapéu e outros acessórios importantes.

Ainda, você pode:

  • Cuidar da alimentação;
  • Evitar maus hábitos, tais como o tabagismo;
  • Não tomar sol nos horários de maior radiação.

Existem alguns tratamentos dermatológicos que removem as manchas do rosto. Os principais procedimentos são luz intensa pulsada, peeling, crioterapia, laser de CO2 e microagulhamento.

Os dermatologistas podem até prescrever tratamentos domiciliares com o uso de ácidos e cremes clareadores para trabalharem em conjunto com estes procedimentos estéticos. Já falamos aqui sobre como encontrar um bom dermatologista.

Como tirar manchas do rosto: dicas práticas e naturais

Existem inúmeras receitas que são fáceis de preparar e que contam com uma vantagem maravilhosa: não possuem ingredientes que agridem a pele. A variedade de opções faz com que você tenha acesso a um que se adapte exatamente ao seu tipo de pele e às manchas que você possui no rosto.

Conheça algumas receitinhas bem práticas para você aplicar em seu rosto e tirar as manchas que tanto lhe atrapalham:

Creme clareador de manchas do rosto, principalmente para as mais escuras

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de leite em pó;
  • Algumas gotas de água oxigenada;
  • Algumas gotas de glicerina vegetal;
  • Algumas gotas de suco de limão.

Faça uma mistura dos ingredientes até que uma pasta untuosa se forme. A aplicação será antes de dormir, lembrando de limpar a pele com bastante água pela manhã, ao levantar.

tratamento natural para manchas na pele

Creme de mel e cúrcuma, para manchas mais claras do que a pele

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó;
  • Mel (suficiente para que se forme uma pasta).

Misture os dois ingredientes até que uma textura espessa seja atingida. Aplique esse creme por cerca de 30 minutos e faça a limpeza deste com o uso de água abundante.

Creme de aveia e limão

Você vai precisar de:

  • ¼ de colher de sopa de flocos de aveia bem moídos;
  • 250 ml de água;
  • Uma colher de suco de limão.

Faça a mistura dos três ingredientes, aplicando diariamente por 7 dias. Deixe na pele por cerca de 15 minutos e limpe com água.

Saiba sobre alguns ingredientes que fazem parte das dicas citadas acima:

Limão

Essa fruta cítrica é incrível para clarear, limpar e, também, desinfetar sua pele. Caso você tenha uma pele delicada, o ideal é que você nunca o usesozinho – faça uma combinação com glicerina, por exemplo.

Mas, atenção! O limão para tirar manchas da pele não deve ser utilizado durante o dia, pois poderá prejudicar ainda mais. Prefira fazer uso dele durante a noite.

Babosa

Essa planta hidrata as peles oleosas e tem a função de cicatrizar aquelas manchas desagradáveis provenientes da acne e de feridas.

A vantagem é que se pode utilizar diretamente a planta, se você tem sorte de tê-la em casa, ou ir até uma loja de produtos naturais ou farmácias para comprar um gel de babosa.

Óleo essencial de gerânio

Regenera a pele de maneira surpreendente. Adicione umas gotas deste óleo em seu creme clareador natural.

Óleo de rosa mosqueta

Também regenera e auxilia na cicatrização da pele, sendo mais indicada para peles secas e maduras. É a mesma indicação para o óleo de gerânio.

Vitamina E

A vitamina E está presente em muitos cosméticos, já que tem a função de limpar a pele, dar brilho e eliminar manchas e marcas.

Esteja ciente que, antes de aplicar qualquer creme no rosto para tirar as manchas, realize uma esfoliação suave da pele, para tirar as células mortas. Isso ajuda a potencializar a regeneração dela. Para tanto, aplique um esfoliante misturado com óleo (se sua pele for seca), aliado com bicarbonato de sódio, açúcar ou sal refinado.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply