Como saber se estou grávida? – Conheça os Principais Sintomas, Os Testes e Diagnósticos Principais

As hipóteses de gravidez devem ser consideradas apenas em situações de relação sexual desprotegida, esquecimento de pílulas anticoncepcionais e acidentes com preservativos. Às vezes, mesmo tomando as providências pare prevenção da gravidez, o aparecimento de alguns sinais podem levantar a dúvida : “será que estou grávida?” Para saber é importante prestar atenção aos sintomas e realizar testes que comprovem. Veja abaixo tudo que você precisa saber para ter certeza que está grávida (ou não).

Para te ajudar a saber se está gravida  confira aqui lista de sintomas e todo o passo a passo para que você consiga se autodiagnosticar, afinal são vários os indícios que podem fazer com que a mulher tenha possibilidade de estar grávida. O primeiro passo é ficar calma,  pois o estresse e nervosismo intenso pode fazer com que a mulher desenvolva sintomas que se confundam com o da gravidez como enjoo, cólicas e dores de cabeça.

Primeiros sintomas

As primeiras semanas após a relação sexual e fecundação do espermatozoide pelo óvulo são praticamente assintomáticas ou seja não tem sinal algum. Por tanto se você teve algum sinal típico de gravidez no dia seguinte após o ato sexual desprotegido é pouco provável que isso seja um sintoma de gravidez, mas não impede que você esteja grávida.

 

A primeira coisa a aparecer é um pequeno sangramento vaginal que algumas pessoas podem entender como aparecimento da menstruação.  O zigoto só começa a se formar a partir da terceira ou quarta semana após a relação sexual que teve o espermatozoide fecundado. Ou seja, os sintomas da gravidez só aparecem após um mês da relação sexual aproximadamente. É claro que podem ser diferentes de mulher para mulher.

primeiros-sintomas-gravidez

Algumas mulheres sentem  os sintomas de gravidez antes mesmo da menstruação atrasada, que é um dos mais comuns sinais de gravidez.  A partir do primeiro mês após a relação sexual estão:

  • Pequeno sangramento vaginal: quando o ovulo é fecundado pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal que pode ser confundido com a menstruação. Cuidado!
  • Cólicas : sensações de inchaço, dores abdominais  são cada vez mais comuns conforme a gravidez avança
  • Aumento dos seios e dores nas mamas: o inchaço das mamas costuma surgir a partir da segunda semana de gestação
  • Náuseas e vômitos:  75% das mulheres sentem enjoos ou azia  desde as primeiras semanas até os três primeiros meses de gravidez
  • Cansaço e sono excessivo: Sensações de fadiga podem aparecer desde a primeira semana de gestação, é um sinal do corpo de que precisa descansar com mais freqüência.
  •  Tonturas: os hormônios da gravidez alteram drasticamente o organismo da mulher podendo provocar reduções de açúcar no sangue, anemia e aumento da freqüência respiratória.

As vezes é possível que o próprio psicológico da mulher sinta alguns dos sintomas o que acontece por uma questão puramente emocional, assim como na gravidez psicológica.  É como se a culpa  fosse tanta que o organismo passa a ter reações semelhantes.

Diagnóstico

Para saber se você está grávida alguns procedimentos inciais e questões respondidas podem te ajudar a analisar a possibilidade de uma gravidez e eliminar de vez aquela pergunta cruel que pode prejudicar suas atividades do dia a dia: “posso estar grávida”.

As vezes algumas mulheres tem esse pensamento porque mantém relações sexuais somente nos dias em que não estão no período fértil ( método da tabelinha) ou as vezes tomam anticoncepcional, mas tomou alguma pílula atrasada, entre várias outras possibilidades.  Para saber confira em que situações há possibilidade:

  • Manter relações sexuais sem uso de preservativos
  • Estourou a camisinha durante a relação
  • Não utilizou a técnica do coito interrompido
  • Esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional ou a tomou com um dia de atraso e estava no seu período fértil
  • Não realizou mais nenhum técnica contraceptiva
  • Não tomou pilula do dia seguinte após a relação
  • A pilula do dia seguinte foi tomada após 72 horas da relação desprotegida

Se você se encaixa em alguma das situações acima tem a possibilidade de estar grávida. A primeira coisa é descartar a possibilidade de fazer teste de gravidez caseiro, eles não tem eficácia comprovada e podem somente dar ainda mais ansiedade, logo que o teste químico não poderá ser descartado.

Você pode procurar testes de farmácia ou simplesmente pedir testes de gravidez no posto de saúde mais perto de sua casa de forma gratuita, geralmente são feitos testes de urina que demoram uma semana para sair o resultado.

Faça testes de farmácia

Os testes de farmácia são confiáveis, com uma margem de acerto entre 70 a 95% e tem a vantagem de ter resultados rápidos. Os testes detectam o hormônio da gravidez na urina e tem a vantagem de serem rápidos e
acessíveis.

Os dois testes mais famosos são os:

  • Digitais: através da urina, o aparelho digital mede a porcentagem de hormônio da gravidez e indica as semanas de gestação, se houver.

clear-blue-gravidez

  •  Teste de  Tiras: Possui uma taxa de confiabilidade menor do que os digitais. O método analisa a porcentagem de hormônio na urina. A presença de uma tira significa que não está grávida e duas tiras aponta a gravidez.

exemplotiras

Faça um exame de urina

Nos postos de saúde, ao relatar desconfiança de gravidez irão encaminhar para um exame de urina, já que os exames de sangue necessitam de prescrição médica.  A análise da urina detectará a presença ou não de hormônio da gravidez (hCG). Deixe a vergonha de lado, afinal, cuidar da sua saúde não tem preço e para as pessoas que trabalham com isso o mais importante é poder resovler o problema daquele que atende com prontidão.

O que é o hormônio hCG: o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) é uma  substância que começa a ser produzida pela mulher no momento em que o embrião é implementado no útero.

Solicite um exame de sangue ao seu médico

O exame de sangue,também conhecido como Beta hCG é o resultado definitivo. Ele pode apenas detectar a presença ou não de gravidez quanto pode revelar a quantidade do hormônio no sangue da mulher.

Entenda o seu exame seguindo esta tabela:

tabela-hcg

Fazer um exame de sangue é a forma mais certeira de identificar a gravidez, não tem erro.  No entanto é preciso ter em mente que se não há vontade de gravidez ela precisa ser prevenida com métodos simples. Consulte sua ginecologista e peça para que ela lhe explique sobre todos os métodos contraceptivos e nunca se esqueça da camisinha, afinal, ela não previne somente a gravidez indesejada como também todo tipo de doenças sexualmente transmissíveis.

Mais detalhes

Ao contrário de algumas mulheres que possuem uma sintonia muito forte com seus corpos, diversas outras possuem dúvidas sobre se estão realmente grávidas ou não.

Se você teve relações sexuais desprotegidas, você pode estar se perguntando: “O que faço agora?” ou “Será que posso estar grávida?”.

Saiba que é possível saber se você está grávida através de sintomas e exames!

teste-de-gravidez

Como saber se estou grávida através dos sintomas?

Grande parte das mulheres só desconfia da gravidez alguns dias após a fertilização, ou seja, quando o óvulo fertilizado é implantado na parede uterina.

Outras, contudo, podem demorar semanas e só começam a suspeitar quando a menstruação atrasa.

Os sintomas, mesmo que sutis, podem lhe ajudar a saber se você está grávida.

Na primeira semana depois da concepção, mesmo que seja considerado recente, você pode notar alguns sintomas, como, por exemplo:

  • Sangramentos e cólicas: podem ser notados em 8 dias após a ovulação. Muitas mulheres confundem com menstruação, porém pode ser o momento em que o óvulo fertilizado está se alojando no endométrio,
  • Inchaço e dor nos seios: mesmo que isso também ocorra durante a menstruação, a dor nos seios é um pouco mais intensa,
  • Sono e cansaço constante: isso é causado pela alta concentração de progesterona no organismo,
  • Vontade frequente de urinar: também aparece no período pré-menstrual, contudo se for com maior frequência isso pode ser sinal de gravidez,
  • Enjoos: os enjoos são relativos – muitas mulheres passam toda a gestão com esse problema, enquanto outras nunca sentiram sequer uma vez. O enjoo pode começar algumas semanas após a concepção ou também antes de notarem que a menstruação está atrasada,
  • Atraso menstrual: clássico sintoma de gravidez – especialmente quando seu ciclo menstrual é regular.

principais-sintomas-da-gravidez

Se você possui os sintomas descritos acima entenda que a próxima etapa é realizar algum teste de gravidez que pode tirar suas dúvidas de uma vez!

A procura por um profissional de saúde é a melhor indicação, porém, muitas mulheres preferem apostar nos testes de farmácia.

Quais os testes de gravidez existentes?

O teste de gravidez que não exige um profissional de saúde é aquele encontrado em farmácias: o famoso teste de urina.

Feito em casa, deve-se realiza-lo com a primeira urina da manhã. Se o resultado der negativo e mesmo assim você estiver com a menstruação em atraso procure realizar o teste novamente em 5 dias. Se novamente der negativo (e sem menstruação), a sugestão é procurar um ginecologista ou médico clínico de sua preferência.

exames-de-gravidez

O médico irá solicitar uma dessas duas maneiras:

  1. Exame de sangue para detectar o hormônio hCG (Beta-hCG),
  2. Ou uma ultrassonografia do útero.

A melhor forma de saber se você está grávida e tirar todas as suas dúvidas é procurando ajuda médica.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (42 votes, average: 4,52 out of 5)
Loading...