Febre – A partir de Quantos Graus é Febre? Causas, Tratamento e Remédios

A febre é um ligeiro aumento da temperatura do organismo, acontece principalmente para sinalizar infecções ou que está enfrentando algum corpo estranho. Os médicos consideram febre quando a temperatura corporal se encontra acima de 37,8°C , valores menores do que isso pode ser considerado dentro da normalidade. O aumento da temperatura corporal  pode ser causada por outras doenças com sintomas de febre.

Para as crianças a febre pode ser identificada em níveis diferentes, existe a necessidade de consultar a opinião de médicos ao notar a temperatura acima de 37°C, e caso ultrapassar 39°C é crucial ir imediatamente ao médico, já que as crianças têm maior facilidade de ter convulsões com temperatura acima dos 40 °C.

como saber se esta com febre

Principais causas da febre

A febre pode ocorrer por diferentes motivos, por isso será preciso ter a sua atenção redobrada às altas temperaturas. Confira outros detalhes no texto.

A elevação anormal da temperatura do corpo, que é conhecida popularmente a partir do nome “febre”, não tem um motivo específico. Pelo contrário, pode ser notado diferentes motivos para a elevação da temperatura corporal, por isso é preciso consultar um médico para que juntos identifiquem o que a causou. É uma reação de defesa do organismo que geralmente é causado por infecção.

É comum que os médicos descrevam a febre como um problema que é causado por uma área específica do cérebro, que é chamada de “hipotálamo”, quando essa área percebe a invasão de micro organismos no corpo ela passa a reagir e a sua principal ação se torna deslocar a temperatura corporal normal.

Essa temperatura normal pode variar de acordo com diferentes fatores, a idade da pessoa costuma ser o mais comum. Por exemplo, os médicos afirmam que um adulto costuma ter febre quando a temperatura do corpo eleva a marca de 37 – mais precisamente 37,8°C, entrando é estado de alerta a partir de 38°C, a partir de 38,5°C é preciso fazer diagnóstico de que doença está a provocar a elevação de temperatura.

FEBRE INFOGRÁFICO

Nas crianças o estado febril começa a ser cogitado quando a temperatura do corpo eleva a marca de 37°C e no caso de crianças é preciso ter uma atenção maior – principalmente ao considerar que a partir de 40°C elas ficam muito mais propícias a sofrerem convulsões com risco de terem danos irreparáveis.

Como dito antes, não existe um motivo padrão que se responsabilize por causar a febre. Pelo contrário, trata-se de um estado patológico complicado que pode ocorrer por conta de uma gripe ou até mesmo devido alguma inflamação sobre o corpo causada por tombos ou esforço físico elevado. Ou seja, as causas são as mais diversas e por isso que os médicos solicitam mais atenção dos pacientes.

Confira abaixo uma lista com as principais causas da febre:

  • Vírus;
  • Infecção bacteriana;
  • Insolação;
  • Queimadura de sol;
  • Condições inflamatórias, como artrite reumatoide;
  • Tumor maligno;
  • Medicamentos e drogas, como antibióticos;
  • Reação adversa à vacinas;
  • Desidratação.

Como abaixar a febre

termometroExistem diferentes maneiras de tentar reduzir a febre que, basicamente, podem variar com a intensidade da temperatura e inclusive com a idade do paciente – claro, existem outros fatores que influenciam no momento de encontrar outras soluções para a redução da febre, mas isso variará entre os médicos em serviço.

A princípio é indicado um banho em temperatura normal, não sendo muito frio ou quente. A ideia é que a pessoa tente reduzir a febre tendo os incentivos da água, mas caso isso não funcione pode ser necessário reduzir suas  roupas, não aumentando o seu aquecimento, pois geralmente as pessoas com febre costumam colocar casacos e calças para diminuir todo o frio que sentem.

Em alguns casos é possível que a pessoa com febre não esteja sentindo calor e queira permanecer coberto ou cheio de casacos. Isso não é um bom sinal e deve ser evitado ao máximo, pois só ajuda a evitar que a temperatura corporal abaixe normalmente por meio do isolamento térmico feito pelo tecido.

Caso isso não funcione, pode ser necessário iniciar seu tratamento com o auxílio de medicamentos, que claro, precisam ser prescritos por um médico. No geral os medicamentos indicados são anti-inflamatórios e ácido acetilsalicílico – para crianças – sendo possível citar nomes como:

A febre pode indicar problemas graves no corpo, portanto se atente aos efeitos.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (32 votes, average: 4,53 out of 5)
Loading...

Leave a Reply