Como Funciona o Parto Normal – Dúvidas

A notícia da chegada de um filho é sempre um momento muito especial  que deixa toda a família muito feliz. Nesse instante, a mulher passa a imaginar sua vida ao lado dessas crianças, escolhe nome, pensa nas roupas, sem se esquecer que ainda há uma decisão fundamental: o perto. Você sabia que o parto normal tem muitas vantagens tanto para as mães quanto para a criança. Quer saber mais? Confira agora neste artigo que preparamos para você!

Apesar de estar mais em foco atualmente, o parto normal nem sempre é encarado com tranquilidade. Tanto que o número de cesarianas ainda é bastante alto no Brasil, representando 84% nos hospitais privados. Isso ocorre porque lá as mulheres têm maior poder de decisão, ao contrário das redes públicas que incentivam mais o parto normal, sendo que lá a representação é de 40%.

O Incentivo Ao Parto Normal

Alguns países da Europa incentivam o parto normal há muitos anos, como é o caso de Londres, na Inglaterra, onde essa ideia já percorre há 30 anos. É por isso que a informação no momento da escolha é essencial para que a mulher possa se sentir mais segura e preparada, uma vez que o parto é uma das experiências mais fortes quando se deseja ser mãe.

A sensibilização a respeito do parto natural é também um resgate do poder feminino, além dos diversos benefícios que ele proporciona tanto para a mão quanto para a criança que está prestes a nascer.

parto-normal

Confira alguns dos benefícios do parto normal

  • Criança respira melhor
  • O leite se produz mais facilmente
  • Recuperação mais rápida da mulher
  • Ambos ficam mais alertas
  • O risco de obesidade é menor
  • Risco de morte é menor
  • Menos risco de infecção

Como É Feito o Parto Normal?

O parto normal pode ser feito com ou sem anestesia e podem ser em casa, no hospital, na água ou fora dela. Na realidade, a cesariana só deveria ser aplicada se a mulher tiver qualquer tipo de complicação. Caso contrário, o parto normal é sempre o recomendado.

No parto normal, é como se o bebê decidisse quando ele deseja nascer. Já na cesária é marcado geralmente uma data para fazer o parto e retirar o bebê da barriga da mãe, através de um corte na barriga. A mãe recebe anestesia e praticamente não vê a criança nascer, ao contrário do parto normal, onde a lucidez da mulher é total. É como se o vínculo entre mãe e filhos fossem estabelecidos naquele momento, de forma mais humana.

Confira aqui um vídeo que explica como é feito parto normal:

Sensibilização Ao Parto Normal

Ainda no Brasil a tendência pela cesariana é um pouco cultural, e um dos fatores é a respeito do medo da dor, que muitas grávidas relatam ao se referirem ao parto normal.

Algumas mães, inclusive, relatam que durante o pré-natal a cesariana é apresentada como o método mais seguro, o que não é necessariamente verdade.

Mas a notícia é que o país está lutando para melhorar esses números. De acordo com o Ministério da Saúde, há determinação para seguir novas regras e incentivo ao parto normal. O objetivo é acabar com a cesariana desnecessária.


Você também Vai Gostar!


O Conteúdo FOi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...