Como curar o mau hálito com limão: veja aqui esse procedimento

O mau hálito ou halitose pode ser causado por diversos fatores, entre eles, os mais conhecidos são bactérias oportunistas, diabetes, alterações hormonais, boca seca ou desidratação, jejum, remoção de dentes, alimentação inadequada, estresse, excesso de consumo alcoólico, problemas dentários, gengivite, problemas estomacais, tabagismo, periodontite, excesso de café.

Mas, o fator principal que causa o mau hálito é a falta de higiene bucal. O consumo de alimentos requer uma escovação imediatamente após a alimentação, quando isto não ocorre, bactérias que se alojam entre os dentes, se multiplicam junto com a fermentação do resto dos alimentos. Isto causa o mau hálito.

Acabar com o mau hálito com limão é possível?

O limão é uma fonte de flavonoides, antioxidantes e antibacterianos, seu uso constante ajuda a evitar que bactérias se alojem nos dentes e na língua, eliminando as principais causas da halitose. Sua eficácia é cientificamente comprovada, o uso do limão para controle e eliminação do mau hálito é possível e é também altamente recomendado.

O sumo do limão é um adstringente e bactericida natural, atua limpando os dentes, a língua, a garganta e termina equilibrando o suco gástrico, além de ser rico em vitamina C, que vai atuar diminuindo as chances de inflamação nas gengivas, e aumentando a sua imunidade.

Como posso usar limão para combater o mau hálito?

Você pode melhorar seu hálito com limão fazendo chás, soluções para gargarejo, enxaguante bucal, ou até incrementando sua pasta de dentes para usar o limão nas escovações.

Tem ainda a mistura de limão com água para consumo diário e nas refeições, que ajuda a digestão, e melhora o metabolismo do corpo, cuidando do mau hálito causado por problemas digestivos e intestinais.

Receitas caseiras com Limão para curar mau hálito

O jeito mais fácil é sempre fazer um suco com o limão e usar como enxaguante bucal, além de incluir limão nas refeições como suco, e tempero (substituindo o vinagre, por exemplo).

Mas você pode fazer algumas das receitas a seguir e obter resultados maravilhosos, que vão refrescar seu hálito por muito mais tempo e acabar de vez com o mau hálito se você fizer o uso continuo.

1 – Aumentar a saliva com pedaços de limão

  • Mastigue um pedacinho de limão para aumentar a salivação e limpar as bactérias causadoras do mau hálito;
  • Divida um limão em quatro partes. E mastigue uma das partes por vez. Você pode também usar um pedacinho da casca se preferir. É indicado pelo menos 3x ao dia.

2 – Pó da casca de limão para escovação

  • Para potencializar a escovação e diminuir o mau hálito em casos mais graves, você pode moer a casca seca do limão em um pó fino. Depois, é só misturar este pó diretamente na escova de dentes, com a pasta ou gel dental. E escovar os dentes normalmente. O hálito ficará livre de odores por mais tempo.

3 – Chá de limão para hidratar e perfumar a boca

  • Ferva um litro de água e faça o chá que preferir – mais indicado com hortelã ou gengibre – quando o chá esfriar, acrescente o suco de um limão inteiro.
  • Beba o chá 2 ou 3 vezes ao dia, tomando o cuidado de deixar ele ‘repousar’ na boca por pelo menos três segundos antes de engolir, aproveite este tempo para saborear melhor o chá. Recomenda-se usar adoçante ou estevia no lugar do açúcar.

4 – Limão e Mel

A combinação de limão e mel é bem conhecida contra gripes e resfriados, mas também ajuda a aumentar a salivação e eliminar o mau hálito.

  • Em um copo de água morna, adicione suco de 1 limão e 1 colher de chá de mel, depois, misture até o mel dissolver completamente, beba em seguida.
  • Para melhores efeitos, faça isto pela manhã e ao anoitecer, por quinze dias seguidos.

5 – Limão e Bicarbonato de Sódio

Esta receita tem efeito refrescante, e antisséptico. É o ácido cítrico reagindo com o bicarbonato que fará o efeito antibacteriano na higiene bucal, eliminando o mau hálito, e deixando você com um hálito fresco por muito mais tempo (bem melhor que os enxaguantes no mercado).

  • Você vai precisar de uma garrafa de 500 ml de água mineral limpa e só com 250ml de água.
  • Esprema um limão – preferencialmente o limão siciliano, pois tem um cheiro mais suave, mas você pode usar o limão que encontrar – inteiro e coloque o sumo na garrafa.
  • Coloque uma colher de bicarbonato de sódio, cuidado porque o efeito é efervescente, não tampe nem agite até que a espuma tenha diminuído para evitar uma miniexplosão e a perca dos ingredientes.
  • Depois que a espuma baixar um pouco, tampe a garrafa e agite a mistura.
  • Agora, é só pegar uma porção – meio copo americano – e fazer um bochecho e gargarejo por até um minuto, ou mais, se desejar.
  • Cada mistura só pode ser guardada para ser usada no mesmo dia.

Eu não sinto que tenho mau hálito, como posso saber?

Se você não tem certeza de que tem mau hálito, uma boa dica é fazer o teste da saliva. Durante o dia, quando já tiver passado pelo menos duas horas depois da sua última escovação, faça o teste.

Você pode passar a língua nas costas da mão, em um espaço pequeno mesmo, só para umedecer a pele. Feito isto, aguarde alguns instantes, e leve a mão até o nariz. Você deve cheirar a parte que molhou antes.

Se houver um cheiro ruim – ou levemente desagradável, é sinal de que você tem mau hálito. Uma saliva sadia não tem cheiro desagradável. Agora é a hora certa de fazer uso dos benefícios do limão para o mau hálito e começar a tratar antes que as pessoas percebam o mau hálito e se afastem de você.



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply