Cirurgia Para orelhas de Abano Otoplastia – Quanto custa? Dói?

Ter orelhas de abano é um incômodo, para muitas pessoas, isso porque 5% da população brasileira nasce com esse malefício. Não se sabe bem ao certo o que causa a orelha de abano, porém, muitas vezes, pode ser considerada hereditária.

Cirurgia Para orelhas de Abano

Veja, aqui, como funciona a otoplastia – cirurgia desenvolvida para acabar de vez com o problema de quem possui essa condição – como ela funciona, como é o procedimento, valores, nível de dor e muito mais.

Otoplastia: como é feita?

Essa cirurgia é realizada em quem quer realizar a correção desse mal, podendo minimizar ou, até mesmo, corrigir por completo essa condição. A cirurgia só é realizada em casos extremos, geralmente, a idade ideal é entre 5 e 7 anos, quando as orelhas já estão formadas por completo.otoplastia

Primeiro, o paciente é sedado, podendo ser utilizada uma anestesia local ou geral, principalmente, quando o processo é feito em crianças. O tempo de duração pode variar entre 1 hora e meia a até 2 horas.

É feita uma pequena incisão atrás da orelha, até a dobra. A pele em excesso é retirada, em alguns casos, a cartilagem, também, é tirada. Depois é refeito a ligação da cartilagem.

Por fim, são feitos os pontos internos, que são absorvidos automaticamente pelo corpo.

Para quem é indicado?

A cirurgia é indicada para corrigir desde os mais simples dos incômodos até os casos mais sérios, como é o caso da macrotia (quando as orelhas têm tamanho acima do normal).

A cirurgia é feita por um cirurgião plástico de confiança.

Antes da cirurgia

É preciso realizar alguns exames e hábitos antes de se realizar a cirurgia, como:

  • Exame de sangue completo com hemograma, coagulograma e eletrocardiograma;
  • Deve ser interrompido o uso de qualquer remédio que possa alterar a coagulação do sangue;
  • 8 horas de jejum de líquidos e sólidos.

Depois da cirurgia

O tempo que o paciente permanece internado pode variar entre 8 a 12 horas.

Os curativos da região são feitos com pomada cicatrizante e gazes no local, eles são retirados cerca de 24 a 48 horas, após o procedimento pelo médico responsável.

O paciente terá que usar uma faixa compressiva específica na correção das orelhas de abano, durante um período de 1 mês, a todo o momento, tirando apenas para o banho.

Qual o nível de dor da cirurgia?

Os pacientes que já passaram pelo processo dizem que não é nada absurdo, apenas uma sensação leve de incômodo, caso contrário, é preciso entrar em contato com o médico responsável.

Quais os riscos da cirurgia?

Existem riscos relacionados à má aplicação da anestesia, porém isso pode ser prevenido por um bom especialista na área.

Pode ser que, em alguns casos, aconteçam sangramentos, hematomas, dores, inchaço e infecção. Em casos raríssimos, é verificado a dificuldade de eliminar o abano, principalmente, em adultos em que a cartilagem é mais “dura”.

Resultados

É possível ver os primeiros resultados da cirurgia apenas após 15 dias, porém, o local vai terminar de desinchar apenas 6 meses depois do processo.

No entanto, a cicatrização vai variar de acordo com cada paciente, portanto, isso não é uma regra.

Preço da cirurgia

O valor fica na média de 4 mil reais, porém, pode variar. Ela é composta pelo pacote hospitalar padrão, que é de internação, permanência na enfermaria, aluguel da sala de cirurgia, materiais usados na cirurgia e preço da equipe (médico cirurgião, médico auxiliar, anestesista e instrumentador).

O processo pode ser realizado pelo SUS, porém, não com o intuito estético, mas, sim, se isso causa transtornos psicológicos ao paciente.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply