Cirurgia Ortognática – Indicações, Preço, Antes e depois – Veja como funciona

A cirurgia ortognática é feita para correção dos maxilares para garantir a melhor oclusão (mordida) possível. O processo é bastante complexo, uma vez que precisa de precisão para que não provoque possíveis danos na arcada do paciente. Estima-se que grade parte da população tenham problemas no encaixe dos dentes, o que pode a longo prazo provocar o desgaste dos músculos  e sintomas tais como dores de cabeça, ouvido e falhas no maxilar.

O tratamento ortodôntico também pode ser feito por meio do uso de aparelhos, no entanto, nos casos em que a arcada de cima e de baixo dificilmente se encostam é mais recomendado a cirurgia para minimizar o tempo gasto no processo. Confira aqui todas as informações, como funciona, valores e detalhes sobre a cirurgia ortognática.

Para quem é indicado

O procedimento só é indicado no caso de pessoas que tem a mordida muito aberta e problemas sérios de oclusão que são resultantes do mal encaixe das mandíbula, fazendo com que uma arcada fique muito longe da outra.

Nestes casos, se não for feito nada para mudar a longo prazo o músculo maxilar é fica sobrecarregado e se torna comum dores de cabeças intensas, dificuldades na mastigação, dores de ouvido e cansaço na região mandibular.

Também é uma boa opção para questões estéticas em que o crescimento ósseo causa alguma deformidade na face e alterações na mordida.

Em resumo ela pode ser feita para solicitar os seguintes casos:

  • Questão estética em que aparece muito a gengiva
  • Para aumentar o queixo que fica muito recluso
  • Melhorar a mordida, evitando desgaste do maxilar
  • Retração da gengiva
  • Artrose da articulação temporomandibular

cirurgia ortognatica indicacoes

Como Funciona

A cirurgia é feita sempre por dentro da boca e somente em casos muito especiais com incisões no rosto. O procedimento consiste na soltura do maxilar superior ou inferior e alterar a posição deles para que se encaixem perfeitamente. A nova posição é fixada com parafusos de titânio, assim evita que ele volte novamente para seu local de origem.

Nos tratamentos que são alternativa para a cirurgia ortognática é feito o uso de aparelhos tais como o freio de burro ou fixo para mexer os dentes para locais corretos ao invés da mandíbula. Nestes casos, no entanto, demora-se muito mais tempo para conquista de bons resultados sem contar que em casos extremos de mordida aberta podem não ser o suficiente.

Confira o procedimento completo no seguinte vídeo:

Preparação para a cirurgia

Antes da cirurgia, se os dentes estiverem muito desalinhados pode ser solicitado o uso de aparelhos para arrumar o encaixe na dentição no momento da cirurgia ortognática. Será feito o uso de sedativos , mas não haverá necessidade de anestesia geral e nem jejum, somente a limpeza correta antes do processo iniciar.

Será necessária cerca de duas ou mais consultas até deixar tudo pronto para realizar o procedimento.

Recuperação

O processo de recuperação não muito doloroso e nem demorado. As dores no pós operatório geralmente são tratadas com Ibuprofeno, o inchaço acaba sendo maior do que o desconforto propriamente dito.

Após a cirurgia o paciente precisa ficar em repouso entre 15 a 20 dias e ingerir somente líquidos ou alimentos pastosos até conseguir aos poucos introduzir alimentos sólidos. Em cerca de 5 dias o inchaço é aliviado por completo, dependendo da recuperação da pessoa pode chegar a demorar uma semana a 10 dias de alterações na mandíbula.

resultados cirurgia ortognatica

Quanto Custa

O valor da cirurgia é de alto custo, podendo na rede particular custar entre R$ 13.500,00 e R$ 17.000,00. Esses custos dependem do estado brasileiro e também profissional que desenvolverá a operação.

No sistema Único de Saúde (SUS) a operação é feita somente nos casos em que não é somente comprometimento estético, mas também de desgaste mandibular.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply