Cirurgia de Hemorroidas: como funciona?

A cirurgia de hemorroida é um procedimento que devolve a qualidade de vida das pessoas que são atingidas por esse mal. As constantes dores e sangramentos são aliviados por essa intervenção.

Se depois de tentar as várias recomendações clínicas, como o uso de medicamentos, pomadas e cremes, o quadro não mudar, recomenda-se a cirurgia de hemorroida.

O que é a hemorroida?

Como é o processo da cirurgia de hemorroida?

A hemorroida é cada uma das veias varicosas do ânus e da parte inferior do reto. Quando alguma delas sofre dilatação, dá-se o problema. A pessoa acometida, começa a passar por muitas restrições em seu cotidiano, e por isso, busca a solução eficiente da cirurgia.

Em consulta ao proctologista (especialista em patologias no reto e ânus) o paciente terá o diagnóstico correto de seu problema. Esse parecer indicará qual o melhor método para ser usado na cirurgia de hemorroida.

O médico indicará se a hemorroida é interna ou externa, e a partir daí, verificar em qual grau encontra-se a dilatação. Essa análise de graus se aplica apenas a hemorroida interna, são 4 graus ao todo.

No grau 1 e 2 a dilatação não é tão acentuada. No grau 2 a hemorroida chega a sair do ânus no momento de defecar.

Já nos níveis 3 e 4 o afetado sofre bastante. No grau 4, por exemplo, parte do instinto pode ficar exposta.

A realização desse tipo de cirurgia pode acontecer por diferentes métodos. Vejamos os principais:

  • Hemorroidectomia – procedimentos indicados para remover hemorroidas internas e externas;
  • Técnica por THD – realiza a sutura dos vasos sanguíneas (sem precisar de incisão) que levam sangue a hemorroida;
  • Técnica PPH – utiliza uma técnica de grampeamento para conter a hemorroida; uma espécie de anel é usada para eliminar aos poucos o mal;
  • Laqueação com elástico – interrompe o transporte de sangue para hemorroida, por meio de uma bandagem elástica;
  • Escleroterapia – é aplicado um produto nos vasos das hemorroidas para elimina-las.

E como ocorre a cirurgia de hemorroida?

Após consulta ao proctologista, e o devido diagnóstico, este médico indicará tipo de intervenção necessária. Porém, o paciente precisará submeter-se a protocolo de praxe, que consiste em:

  1. Entrevista para conhecer o médico conhecer o histórico do paciente
  2. Exame clínico
  3. Exame proctológico completo
  4. Não é necessário tomar laxantes ou realizar lavagens
  5. A retirada nos pelos é recomendada antes no ato cirúrgico, já na mesa de cirurgia
  6. Jejum pré-operatório de 6 a 8 horas
  7. O paciente terá sedação antes da anestesia geral, portanto, não sentirá dor alguma durante a cirurgia de hemorroida. Ponto importante, muitas pessoas imaginam que o processo operatório é doloroso, e por isso receiam na realização.

Pacientes que tenham problemas como hipertensão, doenças cardíacas, problemas hepáticos deverão realizar exames específicos.

O Pós-Operatório

É comum o paciente que realize a cirurgia de hemorroida fique durante 2 dias no hospital, para melhor recuperação.

As dores são comuns após a cirurgia, pelo menos nos primeiros 14 dias. Depois disso elas vão aliviando, até desaparecem de vez. Será prescrito pelo médico analgésicos, banhos de assentos em água fria, pomadas para acelerar a cicatrização.

Não existe nenhum risco de sequela, e após 30 dias estará recuperado por completo.

Seguir todas as recomendações do médico é essencial para agilizar a recuperação.

Como e onde realizar o procedimento

Será possível fazer a cirurgia de hemorroida em hospitais que contem com a especialidade Proctologia em seu quadro de serviços.

Na rede pública de saúde o SUS (Sistema Único de Saúde) também poderá ser feita a cirurgia. Porém, o paciente precisará fazer todo caminho desde consultas na unidade básica de saúde (no distrito ou no bairro) até avaliações e consultas no hospital que fará a intervenção.

Na rede privada os valores vão depender do método que será utilizado. Os preços médios (cobrindo consultas, exames, anestesistas e cirurgia) chegam a R$ 12.000,00.

Aqueles que tenham planos de saúde, devem verificar as condições, alguns poderão assumir boa parte do custo, e até totalidade do valor da cirurgia.

Por se tratar de situação muito difícil, muitos optam pelo caminho dos hospitais particulares. Recuperar o bem-estar passa a ser prioridade, e a cirurgia de hemorroida tem que ser realizada de forma urgente.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply