Conheça tudo sobre a cirurgia de canal dentário – passo a passo

Cirurgia de canal dentário é um procedimento temido por muitas pessoas. Porém, quando o dente está gravemente afetado, deve ser realizada. No entanto, isso não quer dizer que o procedimento precise ser doloroso. Aqui, vamos apagar um pouco essa má impressão.

cirurgia de canal dentário

O tratamento do canal da raiz do dente é um procedimento que serve para repará-lo e livrá-lo de infecções. A cirurgia retira a polpa (área normalmente danificada), faz-se uma profunda assepsia, preenche-se o dente com cimento odontológico e, por fim, realiza-se a restauração.

Vamos entender um pouco mais sobre o processo?!

Os procedimentos antes do tratamento

Sabe aquela dor aguda, insuportável no dente? É sinal de que ele está enfraquecido e de que precisará passar por um canal dentário. Com esse sintoma, deve-se seguir ao consultório odontológico, para ser avaliado.

O dentista seguira as praxes, inclusive, tirando uma chapa de raio-X do dente afetado. Constatado a necessidade do canal, ele iniciará retirando a cárie superficial, deixando um curativo. Ao final, o paciente marcará as sessões para fazer o canal dentário em partes.

Caso a área esteja inflamada, o odontólogo solicitará que se tome medicamentos anti-inflamatórios. Somente depois de desinflamado é que poderá iniciar o tratamento.

Passo a passo do canal dentário

A realização da cirurgia de canal dentário levará algumas idas ao consultório odontológico. A seguir, vejamos como funciona essa intervenção dentária:

Retirada da polpa

A polpa do dente é onde se encontra o nervos, os vasos e o tecido conjuntivo. É nela que a infecção instala-se. O dentista bate um chapa para identificar a área que precisa ser removida. Para realizar todo o procedimento, o paciente receberá anestesia local.

Tratando os canais

Nas sessões seguintes, o dentista fará a limpeza dos canais. Eles serão totalmente desinfetados, para receber o cimento odontológico. Essa é a parte do processo mais demorada, pois o local deve ficar devidamente limpo.

O odontólogo pode tirar mais de uma chapa de raio X, nessa etapa, até confirmar a total desinfecção da área inflamada.

Restaurando o dente

Durante as primeiras etapas, o dentista colocará curativos provisórios, para manter o dente fechado. Somente depois de desinfetado é que será o momento de fechar a coroa do dente, com uma resina restauradora.

Período de recuperação

Já na primeira sessão, as dores agudas devem desaparecer. Com o curativo, é importante ter cuidado para não cair. Caso o curativo saia, o paciente deve seguir para uma emergência odontológica, para evitar novas bactérias.

Mas, após o fim do tratamento, com poucos dias, o paciente poderá recuperar a sua mordida normal. É importante lembrar que o sucesso da cirurgia de canal dentário deixará o dente atingido sem sensibilidade, e mais frágil que os outros.

Quanto custa a cirurgia de canal dentário?

Os procedimentos para realizar o canal dentário estão, cada vez mais, evoluindo, tornando a intervenção, também, cada vez mais, rápida e indolor. Esse tipo de cirurgia é bem comum nos consultórios odontológicos, porém, os casos variam entre as pessoas, tanto a gravidade quanto a recuperação, por exemplo.

O número médio de sessões são 3, mas podem ultrapassar, dependendo da lesão na polpa dentária. A dificuldade no tratamento é que aumenta o serviço. Na realização de canal nos dentes frontais, o paciente poderá pagar até R$1.200,00. Já nos dentes molares, esse valor chega até R$1.700,00. É importante mencionar que os valores não são os mesmo em todas as regiões do país.

Diagnóstico precoce e prevenção

As dores nos dentes são consideradas as piores que uma pessoa pode sentir. Logo, evitá-las é o melhor caminho. Quando tarde, visitar o dentista regularmente ajudará no diagnóstico e tratamento de cáries.

A cada 6 meses visite seu dentista. Realize a profilaxia bucal, pois ela retira as placas de tártaro que se instalam nos dentes e que não saem com a escova ou com o fio dental, por exemplo. Nessas consultas, o médico, ainda, utilizará flúor e outras substâncias para proteger sua dentição.

Não mastigue alimentos muito duros. Essa pratica irá danificar a estrutura dentária. Nunca morda gelos, tão pouco abra garrafas com os seus dentes.

Não esqueça de manter a sua rotina de escovação: sempre 3 vezes ao dia, de preferência, após as refeições. Recomenda-se utilizar, pelo menos, 1 vez ao dia o fio dental. Poderá utilizar antissépticos bucais para potencializar sua higiene bucal, mas fique atento às indicações nas embalagens do produto.

Seguindo essas recomendações, você conseguirá deixar remota a possibilidade de passar por uma cirurgia de canal dentário. Então, cuide bem de seus dentes!

Recomendados para você:


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply