O que é chikungunya? Transmissão e sintomas

A chikungunya é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e pelo Aedes albopicuts, caracterizada por febre alta e fortes dores nas articulações.

A chikungunya é uma infecção provocada pelo vírus Chikv, que é transmitido por duas espécies de mosquito: o Aedes aegypti e o Aedes albopicuts. Seus principais sintomas são febre alta, podendo ultrapassar 39°C e dores muito fortes nas articulações.

O primeiro caso de chikungunya foi detectado na Tanzânia, em 1952. O termo utilizado para denominar a doença é proveniente do idioma swahili, um dos muitos usados no interior da África, significando “aqueles que se dobram”, em razão das intensas dores provocadas pela doença.

No Brasil, a doença foi diagnosticada pela primeira vez em 2014, trazendo sérias preocupações para a saúde pública.

como preveni chikungunya

Estima-se que a chikungunya chegue a infectar 3 milhões de pessoas anualmente no mundo todo. No Brasil, até abril de 2016, foram constatados 64 mil casos, principalmente no Nordeste. Esse número foi bem maior do que em 2015, mas menor do que 2017, chegando a 43 mil casos até abril deste ano.

Segundo os especialistas médicos, é bem possível que esses números não apresentem a realidade, uma vez que os diagnósticos podem ser feitos de forma errada, já que a doença apresenta sintomas parecidos com a dengue.

Antes de chegar ao Brasil, a chikungunya atingiu outros países africanos, como o Quênia, Comores, Ilhas Reunião e outras do Oceano Índico. No ano de 2006, a chikungunya tinha atingido a Índia, o Sri Lanka, as Ilhas Maldivas, Cingapura, Malásia e Indonésia, tendo sido constatada sua presença na Itália em 2007 e, em 2010, na França e nos Estados Unidos.

Diferenças entre a chikungunya, a dengue e a zika

A chikungunya é transmitida pelos mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a zika. No caso da chikungunya, porém, as dores nas articulações são mais intensas do que nas outras infecções, além de febre mais alta.

Com o zika vírus, as pessoas infectadas apresentam manchas vermelhas pelo corpo, semelhantes à rubéola ou sarampo, provocando coceira generalizada. A dengue, por sua vez, produz febre alta, com dores nas articulações.

sintomas chikungunya

Quando os casos se apresentam mais graves, a pessoa infectada pode também sentir náuseas e vomitar, principalmente com o vírus da dengue.

A orientação médica é para que, qualquer pessoa com sintomas de febre, dores nas articulações, dor de cabeça, vermelhidão no corpo, mal-estar, vômitos ou náuseas, procurem imediatamente assistência ambulatorial.

O mosquito da chikungunya e suas preferências

Uma das melhores maneiras de prevenir a proliferação da chikungunya, da dengue e da zika é através da redução dos mosquitos. O mosquito Aedes, em suas duas espécies, gosta de água limpa e parada, mas, se não houver, os ovos serão depositados em qualquer tipo de água que encontrar.

Portanto, para evitar a proliferação do vetor dessas doenças, é preciso eliminar toda e qualquer água parada, lembrando que isso deve ser feito por toda a população, uma vez que o mosquito pode transmitir as doenças num raio de 200 metros ou mais a partir de seu ponto de origem.

Riscos da chikungunya para mulheres grávidas e recém-nascidos

Um dos maiores riscos de infecção pela chikungunya é para mulheres grávidas, que podem ter filhos com microcefalia. Portanto, durante a gravidez, a mulher precisa se prevenir, cuidando de sua proteção individual.

A proteção deve ser feita com o uso de mangas compridas nas blusas, calças compridas, com roupas claras para evitar os mosquitos e, nas partes do corpo expostas, usar os repelentes recomendados pelo Ministério da Saúde.

Como é feita a transmissão da chikungunya

chikungunya transmissão

A transmissão da doença é causada pelo vírus chikungunya, presente nos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopicuts. Esses mosquitos, mesmo sendo de uma mesma espécie, possuem algumas diferenças:

  • O Aedes aegypti é mais comum em zonas urbanas e sua fêmea se alimenta de sangue. As larvas podem ser facilmente encontradas em depósitos de água, como pratos de vasos, pneus e garrafas com água parada;
  • O Aedes albopicuts é mais presente em áreas rurais, tendo suas larvas em depósitos naturais, como cascas de frutas e buracos em árvores, embora também possam ser encontrados em recipientes artificiais onde haja qualquer quantidade de água parada.

A única maneira de transmissão da chikungunya é através da picada do mosquito. Depois da transmissão, os sintomas podem aparecer entre 4 e 8 dias, tempo necessário para sua incubação.

A taxa de mortalidade pela chikungunya é bastante baixa, podendo chegar a 1 em 1000 pessoas infectadas, havendo, inclusive, casos assintomáticos, quando a pessoa está infectada e não apresente os sintomas.

Para evitar o risco de infecção, como informamos, a melhor maneira é evitar a proliferação do mosquito, ou seja, manter o ambiente livre de água parada.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply