Calendário Menstrual – Como calcular? Saiba quando atrasou ou está irregular

O calendário menstrual, também chamado de calculadora menstrual,tenta prever com exatidão seus picos de fertilidade e quando será a sua próxima menstruação. Quanto mais precisas forem as datas inseridas e quanto mais exato for o seu ciclo, mais fácil será de prever os dias com exatidão.

Lembre-se de não usar a calculadora menstrual como um método contraceptivo, pois ela pode não representar resultados 100% fiéis de sua ovulação, sendo que o esperma pode manter-se vivo dentro da vagina por até 72 horas – ou seja, mesmo depois de 3 dias da relação sexual é possível engravidar.

Como Funciona a Ovulação?

O calendário menstrual usa como base a duração do seu ciclo, a última data que menstruou e a quantidade de dias que se manteve menstruada para prever as datas seguintes. Existem aplicativos para o celular que facilitam seus cálculos e ajudam com maior exatidão a descobrir as datas correspondentes à sua fertilidade e menstruação.

A ovulação tem inicio 14 dias antes da menstruação, em ciclos regulares que duram 28 dias. Se seu ciclo dura mais ou menos do que isso, é preciso fazer seu próprio cálculo. Ele tem duração de 6 dias e durante o período é muito mais fácil engravidar. O óvulo sai dos ovários pelas trompas e dirige-se até o útero. Caso seja fecundado, uma gestação inicia. Caso isso não ocorra, ele é eliminado pelo corpo e acontece a menstruação.

A menstruação nada mais é do que um ninho de sangue que estava pronto para receber o feto. Enquanto estiver no período fértil, o muco da vagina também pode ficar mais espesso, lembrando a textura de clara de ovo. Ele deve ser transparente e sem odor.

calendário menstrual como funciona

Para que serve a tabela menstrual?

O calendário menstrual, calculadora menstrual e tabela menstrual referem-se tudo à mesma coisa. É a contagem dos dias dentro do ciclo menstrual para saber os dias férteis e de menstruação da mulher.

calendário menstrualA importância de saber em que período do ciclo está pode variar para cada mulher:

  1. Para quem quer engravidar, é possível usar a tabela menstrual para saber os dias exatos para ter relações sexuais e aumentar as chances de concepção. Ao escolher o dia certo, as chances do óvulo e do espermatozoide fundirem-se aumenta;
  2. Para quem quer evitar uma gravidez, o uso da tabela é similar ao de quem quer engravidar, mas a mulher deve passar longe do sexo sem proteção durante seu período fértil. Recomenda-se um método contraceptivo também nos outros dias;
  3. Planejar férias, afinal não é todo mundo que está preocupado em conceber ou não. Mas, mesmo assim, o calendário menstrual pode ser útil para planejar viagens, praia ou piscina, escolhendo os dias em que não vai menstruar.

Lembre-se que, caso ocorra um atraso menstrual, nem sempre ele significa gravidez. Veja, aqui, os principais casos se a sua menstruação e calendário se desencontrarem. As causas podem ser diversas e, se o atraso persistir, você deve procurar um ginecologista.

Como usar o calendário?

O ciclo menstrual inicia no primeiro dia de menstruação, quando há a descamação da parede do útero. A menstruação pode durar de 3 a 8 dias e, geralmente,ocorre uma vez por mês. A duração total do ciclo é de 25 a 35 dias, sendo normal haver variações nos dois primeiros anos após a menarca (primeira menstruação da mulher). Depois desse período, é preciso consultar um médico, pois ciclos muito curtos ou longos podem indicar problemas hormonais.

Para as mulheres com o ciclo regular, basta diminuir 14 dias do seu ciclo e aquele será o início da ovulação. Para mulheres com o ciclo irregular, é preciso calcular o ciclo mais curto, diminuindo 18 dias da menstruação e pegar o ciclo mais longo, diminuindo 11 dias da menstruação. Esse período será provavelmente o dia em que irá ovular.

calculadora de menstruação

Exemplo: A mulher teve um ciclo que durou 30 dias e outro que durou 25. O cálculo a se fazer é do ciclo mais curto 25 – 18 = 7 e depois calcule o ciclo mais longo 30 – 18 = 12. O resultado é que seu período fértil será entre o dia 7 e 12.

Para quem não quer engravidar, o calendário menstrual não é um método seguro. É preciso usar outros métodos contraceptivos, como a camisinha e o anticoncepcional. Para aquelas que desejam ter um bebê, é possível comprar na farmácia testes de fertilidade, que são similares aos de gravidez. São pequenas tirinhas nas quais a mulher urina, sendo que, caso mude de cor, significa que as chances de engravidar aumentaram.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply