Benzetacil dói? Para que ela serve, Posologia e Efeitos Colaterais

Uma das injeções mais temidas pelas pessoas é sem dúvidas a do Benzetacil, antibiótico para o combate de infecções sensíveis a penicilina G, costuma doer bastante no momento da aplicação e até 24 horas depois.

O medo de injeção faz parte da vida de muitas pessoas, desde crianças até alguns adultos. Entretanto, as injeções são fundamentais para que sua saúde permaneça em dia, ainda mais para quem prefere tomar uma dose única ao invés de fazer todo o procedimento com comprimidos de antibióticos, que é mais demorado e geralmente mais caro do que a injeção de Benzetacil.

Com esse famoso medicamento da classe dos antibióticos e da família da Penicilina, você provavelmente já ouviu pelo menos uma pessoa na vida reclamando da injeção de Benzetacil, mas por que será que dói tanto?

Para que serve o Benzetacil?

O Benzetacil é um medicamento composto por benzilpenicilina benzatina que tem como objetivo o tratamento de infecções que são ocasionadas por microrganismos sensíveis à penicilina G, que são elas:

  • Infecções leves e também moderadas ocorrentes no trato respiratório superior, bem como da pele, conhecidas como impetigo;
  • Infecções ocasionadas pelo Streptococos do grupo A (é um tipo de bactéria), porém sem a disseminação desta pelo sangue (sem bacteremia);
  • Infecções venéreas, como é o caso da sífilis, bouba (uma doença tropical infecciosa), bejel (que é a sífilis endêmica) e pinta (uma DST);
  • Faringite, laringite e amigdalite;
  • Profilaxia da doença renal (glomerulonefrite aguda) e da doença reumática;
  • Profilaxia de reincidências da febre reumática e/o coreia de Sydenham (reação adversa tardia da febre reumática que afeta o sistema neurológico).

O Benzetacil atua efetivamente graças a sua função bactericida que acontece na fase de multiplicação dos microrganismos sensíveis, isto é, exerce a morte bacteriana com mais rapidez e eficiência do que muitos outros medicamentos. É uma injeção intramuscular aplicada em locais com bastante músculos, geralmente na região das nádegas ou na parte lateral da coxa.

O Benzetacil nunca deve ser aplicado diretamente na veia, por ser um medicamento muito forte pode causar parada cardíaca no paciente.

benzatacil-1

Mesmo sendo um medicamento de alta eficiência, ele não é indicado em casos de bactérias mais resistentes, o Benzetacil foi desenvolvido para tratar aquelas que são mais sensíveis, não alcançando assim os níveis sanguíneos mais altos do corpo, muito menos as bactérias que tenham por si próprias certo grau de resistência.

Ele é comercializado em dose única de 4 ml com diferentes composições, ficando mais forte ou mais fracas de acordo com o tratamento necessário para cada tipo de infecção. É importante lembrar que o Benzetacil é um medicamento vendido somente através de receita médica!

O preço do Benzetacil é relativamente baixo se comparado com diversos outros antibióticos disponíveis nas redes de farmácias. Normalmente, o preço varia entre R$ 7,00 e R$ 14,00, o que torna sua aceitação melhor ainda pela população, por ser um método eficiente, simples, rápido, dose única e não muito caro.

Contra indicações do Benzetacil

benzetacil destaqueComo todo medicamento, é contra indicado o uso do Benzetacil para pessoas que possuam hipersensibilidade (alergia) a algum componente da fórmula, principalmente a penicilina.

Em casos de necessidade, mulheres grávidas podem utilizar Benzetacil, porém é necessário a orientação médica ou do cirurgião-dentista. Na lactação, a mesma coisa, o uso é segundo o critério médico, a injeção não corta o leite nem prejudica a saúde do bebê, porém é melhor evitá-la.

Crianças e recém nascidos podem tomar a penicilina benzatina, porém é necessário a observação médica para cada caso em específico.

Além disso, pessoas com histórico de alergia intensa e/ou asma também devem ter cuidado ao utilizar esta medicação. Casos de insuficiência renal também entram na lista de contra indicação, porém é preciso sempre a avaliação do médico diante desses casos.

Pacientes que já fazem o uso de outros medicamentos ou anticoagulantes é preciso comunicar o médico desse procedimento, pois a injeção de Benzetacil aumenta mais ainda o efeito anticoagulante, causando uma elevação dessa taxa.

Posologia do Benzetacil

Siga as orientações descritas na bula para realizar a aplicação correta do Benzetacil.

O medicamento é administrado de forma exclusiva por via intramuscular profunda, com local recomendado no quadrante superior lateral da nádega.

Em crianças pequenas e lactentes é recomendado a face lateral da coxa.

Não há registros de alta dosagem, pois esse medicamento é vendido de maneira controlada pelas farmácias, porém caso isso aconteça, o aconselhado é que se procure o médico ou o paciente se dirija ao posto de saúde mais próximo para observação dos efeitos colaterais.

Benzetacil dói?

Infelizmente, a injeção de Benzetacil dói e geralmente a área onde foi aplicada fica dolorida por algumas horas ou até mesmo por mais de 24 horas. É claro que muitas pessoas possuem uma resistência maior em relação a dor, contudo ela realmente pode ser insuportável para muitos.

A explicação da dor se deve ao componente básico ser de baixa solubilidade, isto é, o organismo irá absorvê-lo mais lentamente.

É indicado o uso de pomadas como a Xilocaína ou analgésicos para aliviar a dor.

benzatacil-2

Efeitos colaterais do Benzetacil

O Benzetacil é classificado como um medicamento de baixa toxicidade, porém pode ocasionar com frequência alergias – sensibilidade.

As reações mais comuns associadas com o uso de Benzetacil são:

  • Dor de cabeça;
  • Sapinho;
  • Náuseas;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Infecção da vagina e/ou vulva por fungos (a candidíase).

Em termos de reações incomuns, há as erupções cutâneas, vermelhidão na pele e urticária, bem como retenção de líquidos, queda da pressão arterial e inchaço da laringe.

Caso o paciente precise tomar mais de uma dose da penicilina benzatina, é aconselhado que elas sejam aplicadas em locais diferentes.

Não deve ser aplicada em vasos sanguíneos ou nervos, a injeção pode causar sérias lesões neuro vasculares.

Na hora em que a agulha for injetada, preste a atenção se está saindo sangue do local, nesse caso ela está em um vaso sanguíneo.

É preciso que a aplicação seja feita de forma cuidadosa e lenta, pois caso contrário, a agulha corre o risco de ficar entupida diante das altas concentrações do medicamento.



O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (150 votes, average: 4,47 out of 5)
Loading...

Leave a Reply